Subscribe Now

Trending News

5 dúvidas sobre educação a distância
Geral

5 dúvidas sobre educação a distância

A Educação a distância (EAD) proporciona diversos benefícios aos estudantes que optam por essa modalidade. Entre eles estão: A flexibilidade dos horários e de espaço, já que você pode assistir às aulas de onde e quando quiser. A diminuição dos custos, já que você não precisa se deslocar e um mesmo curso pode atingir um número infinito de alunos.  O benefício de ser democrática, pois viabiliza o acesso à educação ao atuar como meio facilitador para pessoas com deficiência e dificuldade de locomoção. E, apesar de todos esses pontos positivos, nos dias de hoje, ainda existem algumas dúvidas que sempre rodeiam quem tem interesse em saber mais sobre o assunto, por isso, separamos as questões mais frequentes para responder. 

 1. O EAD É RECONHECIDO PELO MEC? 

Um dos principais questionamentos é esse, logo, tínhamos que começar por ele. E a resposta é sim, a modalidade de educação a distância é reconhecido pelo MEC e seu diploma tem validade no mercado, tendo a mesma validade de cursos superiores presenciais. Mas nem tudo são flores no EAD, é preciso buscar instituições de qualidade que possam te entregar muito mais do que um diploma, mas uma formação completa e enriquecedora. Busque por instituições com bons índices, notas e referência no mercado. 

>> Uninter conquista nota de excelência em indicador de qualidade do MEC 

>>Engenharia da Computação EAD faz bonito e ganha nota máxima do MEC 

>>Ciência Política da Uninter é a única em EAD do país a receber nota máxima do MEC 

 2. EAD É TÃO EFICAZ QUANTO A MODALIDADE PRESENCIAL? 

No quesito técnico e acadêmico sim, mas é preciso salientar que em qualquer modalidade, o aluno é o centro da sua jornada. Quem nunca ouviu a famosa frase “O aluno faz a escola”. No EAD, também é assim, todos têm a autonomia e capacidade para escolher como desejam seguir em sua rota de estudos. A eficácia será fruto dos esforços individuais de cada um, mas isso não significa que você estará sozinho, pois existem diversos momentos de troca de conhecimento, interações, esclarecimento de dúvidas e resoluções de problemas. 

  

>>8 razões pelas quais investir em um curso de ensino superior 

>>Onde usar a nota do Enem para garantir uma vaga no ensino superior? 

 

3. QUEM FAZ EAD TEM FORMATURA? 

Nos parâmetros legais, não existe uma regra que obrigue, mas no caso da Uninter, sim, os alunos possuem formatura, mas ela é opcional. A instituição investe nesse momento, pois, mais do que uma festa, a formatura é a representação de um ciclo encerrado com sucesso. Participar do evento da colação de grau é comemorar com amigos e familiares uma “missão” cumprida e que fará toda a diferença na vida profissional. Desde 2016, o Centro Universitário Internacional Uninter oferece aos alunos da educação a distância e do semipresencial essa oportunidade. 

4. QUEM ESTUDA EAD TEM DIREITO A CARTEIRA DE ESTUDANTE? 

Essa dúvida também é uma das campeãs em frequência. Segundo a legislação, os alunos da modalidade podem solicitar o documento que oferece descontos em diversos segmentos. Ficando vedado para estudantes de cursos livres, pré-vestibular e de idiomas. Para conhecimento, a Lei 9394/96, reconhece as seguintes formas de ensino, presenciais ou a distância: infantil, fundamental, médio e técnico, cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado. 

Para estudantes Uninter, o uso da carteira estudantil é muito mais fácil. Com o início das aulas, ela já é gerada e você pode tê-la sempre em mãos pelo seu aplicativo no celular. Além disso, elas têm custo zero paro o aluno, quando no modelo digital. 

 5. QUEM FAZ EAD TEM QUE FAZER TCC?

Depende! Para graduação o TCC é obrigatório. Como dissemos, o diploma de um curso superior a distância possui a mesma validade de um diploma presencial, logo, algumas regras valem para os dois. Já para a pós-graduação o TCC não é obrigatório. Desde 2018, o MEC decidiu que esses cursos não precisam exigir dos alunos a entrega e a apresentação de um trabalho de conclusão. 

 

>> Aprenda como conciliar teoria e prática no estudo EAD! 

Agora que você já tirou as suas dúvidas sobre educação a distância, que tal estudar no melhor centro universitário do Brasil? O Grupo Uninter está entre os maiores do segmento educacional. Com sede em Curitiba (PR) e atuação em todo o Brasil e no exterior, já formamos mais de 505 mil alunos. São mais de 400 cursos ofertados entre graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e extensão, nas modalidades presencial, semipresencial, a distância e ao vivo telepresencial. 

Para saber mais, acesse uninter.com  

Estamos de portas abertas para te receber. Ah, não se esqueça de nos seguir nas redes sociais. 

Instagram – instagram.com/grupouninter/ 

Facebook – facebook.com/grupoeducacionaluninter/ 

LinkedIn – linkedin.com/school/grupo-uninter/ 

YouTube –  https://www.youtube.com/uninter 

Twitter –  twitter.com/uninter 

 

Powered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *