Subscribe Now

Trending News

Qual a diferença entre estágio e trainee?
Carreira

Qual a diferença entre estágio e trainee?

O início da carreira profissional é sempre cercado de expectativas e incertezas, tendo o estágio como a porta de entrada para o mercado de trabalho de muitos jovens. Além disso, inúmeros profissionais de idade parecida objetivam a inserção em um bom programa de trainee. Mas qual a diferença entre estágio e trainee? O que cada cargo realiza? É isso que vamos descobrir neste post!  

A primeira diferença diz respeito ao momento de desempenhar cada cargo. O estágio é o ofício que o profissional exerce enquanto cursa o ensino superior. Já para a função de trainee, é necessário estar no último ano da graduação ou formado há no máximo três anos.  

Outro ponto de distinção diz respeito faz referência ao sistema de trabalho de cada cargo. O estágio não segue as regras da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), tendo suas normativas profissionais delimitadas por um contrato específico. Já o trainee tem os mesmos deveres e benefícios que um profissional de carteira assinada.  

 

Leia também:  

Uninter está entre as 10 maiores instituições de Ensino Superior do País
Número de alunos EaD cresceu 145%, nos últimos nove anos 

 

Talvez a diferença mais significativa entre um estágio e trainee seja o escopo de trabalho. O estagiário está aprendendo e atua especificamente na sua área de formação, ou seja, trabalhará com a finalidade de adquirir aprendizado para complementar a sua formação. Já o trainee, muitas vezes, atua num sistema conhecido como “job rotation”, passando por várias áreas e funções da empresa em um curto espaço de tempo, com o objetivo de potencializar suas habilidades e competências.  

E por fim, é importante compreender que o estagiário é um profissional que está aprendendo na prática, podendo ser efetivado ou não pela empresa ao término da faculdade. Enquanto isso, o trainee, na maioria das vezes, é visto como um ativo da companhia, uma espécie de investimento com o objetivo de que, além de competências técnicas, possa exercer funções de gestão por vários anos.  

 

O melhor programa de trainee do Brasil 

Existem ótimos programas de trainee espalhados pelo Brasil e que atendem diferentes segmentos e perfis de alunos. Existem aqueles que prezam pela diversidade, os que apresentam melhores salários, tem ainda os de maior flexibilidade nos pré-requisitos de entrada e os que são considerados os melhores no quesito capacitação profissional. No entanto, o melhor de 2021 no Brasil foi o da Nestlé, de acordo com o portal “Seja Trainee”.  Ficou interessado e quer saber mais? Clique aqui. 

Importante ressaltar que cada trajetória profissional é única e peculiar. No entanto, o denominador comum para exercer os dois cargos é a graduação. Por isso, procure um bom curso superior e bons estudos! 

Venha para a Uninter, o maior centro universitário do Brasil. Há mais de 25 anos transformamos muitas vidas por meio da educação. E nossos números nos dão orgulho. Já são mais de 550 mil alunos formados, 440 mil cursando e mais de 400 cursos ofertados em todo o Brasil, entre graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e extensão. Clique aqui e saiba mais! 

Mais de 1700 colaboradores atuando para levar até você o melhor conteúdo. 

Curtiu nosso post? Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais! =) 

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.