Subscribe Now

Trending News

8 dicas de coaching para a vida profissional e pessoal
Pós Graduação

8 dicas de coaching para a vida profissional e pessoal

Em certas fases da vida tomar algumas decisões podem envolver muitos riscos, mas eles são necessários para o nosso aprimoramento moral. Existem dicas de coaching que vão no “calcanhar de Aquiles” da situação e servem para repensarmos as atitudes.

De maneira geral, o processo de coaching é utilizado para o desenvolvimento de competências, traçando um plano de ação para alcançar os objetivos. Perceba que ele tem enorme contribuição na melhoria da performance individual, buscando a renovação de valores em prol do empoderamento do ser.

Para melhorar o seu marketing pessoal e conciliar a carreira com a família trouxemos um miniguia com 8 dicas primordiais de coaching. Continue a leitura e confira!

1. Pratique o autoconhecimento

Embora seja complexo no começo, praticar o autoconhecimento é um exercício que todos deveriam fazer o tempo todo, principalmente visando modificar as atitudes destrutivas. Você precisa se questionar mais e identificar quais são os seus pontos fracos e fortes a fim de construir uma estratégia em cima disso e redesenhar sua imagem perante os outros.

Aprenda a não se subestimar em muitos momentos e se ame mais, pois só conseguimos a valorização das pessoas quando nos aceitamos de verdade. Perceba que todos os erros cometidos, por mais que fossem ruins no instante que ocorreram, serviram para moldar sua maturidade e mostrar que você pode conseguir algo muito melhor de agora em diante.

2. Defina metas e ações

Você ainda alimenta diariamente os seus sonhos de criança ou deixou de pensar nisso depois de chegar à idade adulta? Jamais abdique daquilo que acredita, mas saiba utilizar o aprendizado que tem hoje para estruturar as suas metas e dividi-las entre objetivos de prazos curtíssimos (agora), curtos (2 anos), médios (2 a 5 anos), longos (5 a 10 anos) e longuíssimos (mais de 10 anos).

É importante sonhar sempre, porém mantendo o realismo e sabendo quais são as suas condições do momento. O ideal é que seus propósitos de vida sejam consistentes, tendo em vista que é preciso ter foco nos planos traçados e identificar se as metas são específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e dispõem de um prazo, seja ele qual for.

3. Administre melhor o tempo

Talvez, essa seja uma das maiores dificuldades das pessoas, pois lidar com casa, família, trabalho e ainda ter momentos de lazer não é tarefa fácil. No entanto, se quiser realmente alavancar sua carreira e melhorar sua condição financeira, a saída é ter organização em tudo que se prontificar a fazer.

Administrar bem o tempo é uma virtude que poucos têm hoje em dia, mas que traz benefícios a curto, médio e longo prazo. Sendo assim, a partir de agora aprenda a separar os horários para dar conta de seus afazeres e se planeje com antecedência, afinal, imprevistos podem acontecer e você não pode perder oportunidades por não ter um plano B.

4. Cuide da sua saúde

Por mais que você tenha uma rotina puxada, não abdique de cuidar de si e de buscar se sentir melhor com seu corpo, visando não apenas as questões estéticas, mas também o cuidado com a saúde de uma maneira geral. Quando enfrentamos muitos problemas de uma vez, isso tende a desanimar, criar um certo estresse e, consequentemente, prejudicar o bom funcionamento do organismo.

CTA-UNINTERPowered by Rock Convert

Com isso, para que você tenha condições de lidar com as mais variadas situações do dia a dia com tranquilidade e leveza, busque modificar seus hábitos alimentares, faça exercícios físicos, hidrate-se e tente dormir pelo menos seis horas por dia. Perceba que o esforço contínuo em relação à saúde permite que você tenha mais concentração, motivação e consiga aproveitar o que a vida oferece de bom.

5. Faça algo que tem paixão

Existem certas ocasiões na carreira em que é preciso repensar alguns valores e visualizar se aquilo é realmente o que desejamos para as nossas vidas. Ressignificar a vida vai muito além de mudar alguns hábitos. Isso tem a ver com sair daquela zona de conforto quentinha que arrasta para algo que não gera mais prazer.

Por isso, faça aquilo que realmente tem paixão e encare novos desafios para transformar a maneira com que lida com sua rotina, desenvolvendo habilidades e conhecimentos que possam alavancar seu plano de carreira. Entenda que quando fazemos algo que gostamos a chance de trabalharmos motivados é muito maior e as conquistas se tornam consequência da forma como agimos.

6. Desenvolva uma boa comunicação

Sem sobra de dúvidas, um dos aspectos mais importantes para conseguir uma promoção ou buscar novos ares na carreira é desenvolver uma boa comunicação com as pessoas. Ter empatia pelo próximo e mostrar receptividade para ouvir o que o outro tem a dizer é enriquecedor, pois aprimora sua inteligência emocional e fica mais fácil lidar com situações de conflito.

Exercer a proatividade também é um ponto relevante e tende a ser encarado com bons olhos, visto que tomar a iniciativa é o primeiro passo para aprimorar sua liderança e permite que você agarre boas oportunidades de negócio. Não tenha medo de falar em público e aprenda a lidar com o trabalho em equipe para conquistar um patamar maior na carreira.

7. Invista em sua educação

Essa é uma das dicas de coaching que sempre está presente em qualquer lista, afinal investir no seu aprendizado pode abrir portas jamais imaginadas anteriormente. Para crescer no ambiente profissional e conquistar uma posição de sucesso você precisa focar seus esforços em aprimorar o conhecimento e ter a tranquilidade de que todo esse investimento terá retorno.

Não abra mão de fazer cursos, assistir palestras, participar de eventos em sua área, ler mais e atualizar suas redes sociais com os certificados que ganhou, pois isso também faz parte da construção da sua nova imagem. Caso o tempo esteja escasso, opte pelo ensino à distância, assim você vai ter condições de otimizar seus afazeres e ter momentos agradáveis ao lado da família.

8. Mantenha o equilíbrio

Muito além do autoconhecimento que vimos no primeiro tópico, manter o equilíbrio das ações fazer com que você se aproxime dos seus sonhos. Entenda que o melhor caminho é conduzir o lado pessoal e o profissional de forma balanceada, sem que você precise se desgastar ou ter que fazer escolhas indesejáveis.

A má qualidade das nossas relações, seja em casa, seja no trabalho, impactam a maneira como encaramos os desafios e isso pode representar uma queda no desempenho em ambos os lados. Sendo assim, encare a sua trajetória com mais paciência, entenda que tudo tem o seu próprio momento e que precisamos nos refazer a cada tropeço.

Para concluirmos, vale ressaltar que seguindo essas dicas de coaching a vida se torna muito mais simples de lidar e ainda sobra um tempo para ter seus momentos de lazer com aqueles que fazem a diferença no seu dia.

O que achou deste artigo de hoje? O assunto mexeu contigo de alguma maneira? Então vamos conversar sobre! Compartilhe um pouco da sua história com a gente nos comentários!

Powered by Rock Convert
como-se-destacar-no-mercado-e-saber-se-posicionar-nas-redes-sociaisPowered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *