Subscribe Now

Trending News

Confira 7 ideias para desenvolver sua criatividade agora mesmo
Graduação

Confira 7 ideias para desenvolver sua criatividade agora mesmo

A criatividade pode até parecer algo inato, principalmente quando pensamos em algumas pessoas do nosso círculo familiar ou em colegas do trabalho que fazem coisas incríveis e se destacam nesse quesito. Porém, nada disso deve ser motivo para você achar que não é possível desenvolver a criatividade.

Assim como os músculos do corpo, nosso cérebro se desenvolve quando o treinamos para isso. É só lembrar das atividades feitas durante a infância e como na época a sua criatividade era elogiada. Isso não quer dizer que você perdeu essas habilidades depois que cresceu, mas talvez tenha parado de ver a criatividade como algo essencial.

Existem profissionais que precisam ser mais criativos em relação a outros, em diferentes setores do mercado. Ou seja, criatividade não é reinventar a roda ou fazer coisas revolucionárias, mas sim tudo o que faz você pensar um pouco diferente, mudando aquilo que é necessário para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Pensando nesse contexto, neste artigo apresentaremos algumas ideias de desenvolvimento da criatividade para a sua carreira. Confira!

1. Tenha mentalidade de crescimento

Tudo o que temos em mente na hora de fazer uma atividade escolar ou alguma tarefa do dia a dia no trabalho vai interferir na forma como vamos agir. Sendo assim, pensar em crescimento nesses momentos é o primeiro passo para deixarmos a criatividade fluir.

Nossa capacidade de ser criativo está ligada com a nossa vontade de crescer, portanto, uma mentalidade de crescimento também significa uma mentalidade aberta ao desenvolvimento profissional e pessoal, culminando, consequentemente, na aquisição de novos conhecimentos, novas competências e habilidades.

2. Participe de diferentes experiências

A criatividade precisa ser trabalhada. Para isso, experiências diferentes daquelas praticadas diariamente podem ajudar você nessa tarefa, como dançar, pintar e tocar um instrumento, entre outras atividades ligadas à arte.

Algumas técnicas de memorização são vistas como experiências importantes para trazer à tona o sujeito criativo que está dentro de você. Uma delas é “ensinar o conteúdo para outra pessoa”, uma ótima experiência para você aprender mais e ainda passar para seus amigos aquilo que sabe.

Depois, unindo todos esses aprendizados, novas experiências são possíveis, como fazer fotos das danças ou criar vídeos musicais. Há diferentes combinações que mostram o indivíduo criativo que você é capaz de ser.

3. Saia da zona de conforto

Como vimos, a criatividade exige que busquemos novos conhecimentos e, para isso, é necessário sair da zona de conforto. O desejo de criar deve vir juntamente com a consciência do objetivo de se fazer isso. Perguntas como: por que, para quem, como, quando e onde devem fazer parte da vida de quem quer crescer na carreira com criatividade.

CTA-UNINTERPowered by Rock Convert

A criatividade também tem a ver com a nossa capacidade de solucionar aquilo que precisa de decisões corajosas. Alguns problemas já não se resolvem mais com as velhas soluções, e a pessoa criativa consegue enxergar isso e fazer algo novo, sem temer as consequências e assumindo os riscos.

Porém, pensar em algo novo não pode ser uma reação irracional: é necessário sair daquela zona de senso comum, tendo prudência e sabendo o que se faz, levando em consideração as perguntas mencionadas acima.

4. Leia muito, sobre tudo

A leitura é uma das atividades que mais trabalham a criatividade humana. Desde crianças, somos apresentados aos mundos encantados que fazem nossa imaginação voar. Seja em livros cheios de contos e belíssimas histórias, seja nas notícias em uma busca diária na web, ler é algo essencial para desenvolver a criatividade.

5. Cuide da sua saúde física e mental

O preparo para uma vida criativa passa pela saúde física e mental do ser humano. Não adianta buscar por maneiras de desenvolver a criatividade se você não tiver uma base que sustente esse processo. Lembre-se daquele velho ditado “mente sã em um corpo são”, em que o primordial para manter o equilíbrio é cuidar do todo.

Alimentar-se bem, dormir, fazer atividades físicas, investir nos estudos e aprender novas coisas são questões essenciais para o seu desenvolvimento criativo. Aquela ideia de que a pessoa criativa não tem uma vida equilibrada, com atividades fora do “quarto fechado”, já é ultrapassada, pois manter uma vida saudável é a maneira mais eficaz de trabalhar o lado responsável pela criatividade no nosso cérebro.

6. Aprenda com seus erros

Vimos que é preciso enfrentar os medos e aceitar os desafios e riscos para ser mais criativo. Com isso, algo que acaba se tornando comum é o erro. Aprender a lidar com ele é indispensável na criação, pois não se deve desistir porque deu errado na primeira tentativa: é preciso ter visão e persistir, mudando quando necessário.

Os erros fazem parte da rotina de quem trabalha com a criatividade. É com eles que aprendemos a buscar por outros caminhos para encontrarmos a melhor solução para algum problema. E, ao procurar resolver um “erro”, você pode encontrar novas possibilidades para outros tipos de situações. Isso porque observar e ousar são quesitos básicos para trabalhar a criatividade.

7. Invista nos estudos

O perfil dos profissionais muda a todo o momento: o mercado exige pessoas à frente do seu tempo, e a criatividade é um ponto essencial na adaptação a essas mudanças. Como exemplo, a carreira em W é um modelo de gestão mais flexível e dinâmico que vem se destacando — uma nova forma de as empresas liderarem seus colaboradores, que precisam ser criativos e buscarem nos estudos os meios de aumentarem a qualidade técnica de suas funções.

O investimento em educação também envolve os aprendizados artísticos e culturais, o que não é desperdício algum — é um investimento pessoal com retorno profissional. As suas habilidades se desenvolvem nesses processos de estudos e, entre elas, a criatividade é aflorada.

Além disso, alguns cursos exigem a criatividade desde antes da entrada do profissional no mercado de trabalho. Ainda na escolha pela graduação, o estudante vai encontrar opções como a publicidade, em que ser criativo é algo que move a profissão. Sendo assim, mesmo que o seu curso não exija tanta criatividade na atuação, desenvolvê-la é essencial para adaptar a carreira a qualquer tempo e mudança.

Gostou de saber como você pode desenvolver a criatividade para crescer pessoal e profissionalmente? Então, aproveite e descubra como funciona esse processo criativo na carreira de publicidade!

Powered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *