Subscribe Now

Trending News

Um olhar Uninter sobre os desafios da carreira em saúde
Geral

Um olhar Uninter sobre os desafios da carreira em saúde

Muitas pessoas sonham em fazer uma graduação na área da saúde, pois um curso desse tipo pode levar a boas oportunidades. Por outro lado, também existem alguns desafios na carreira de saúde que não são conhecidos pelo público.

Afinal, quais são as particularidades desse campo de conhecimento? A formação e a atuação podem apresentar quais obstáculos? Como superá-los a fim de atingir os objetivos profissionais?

Pensando nessas e em outras questões pertinentes ao tema, entrevistamos Cristiano Caveião, professor e coordenador da área da saúde do Centro Universitário Internacional Uninter — a EAD que tem nota máxima no MEC. Aproveite as informações!

Quais são os principais desafios na carreira de saúde?

De acordo com o especialista, o desenvolvimento de carreira e a constante necessidade de aperfeiçoamento são os maiores desafios para os profissionais que trabalham com a saúde. “A graduação é fundamental e habilita para o mercado de trabalho, mas é necessário expandir as qualificações por meio de especializações e afins”, explica.

Isso porque o mercado de trabalho absorve quase todos os profissionais, ou seja, a maior parte dos alunos que são formados na área da saúde em nível superior tem boa empregabilidade. De qualquer forma, ainda faltam profissionais com pós-graduação. Por isso, a busca contínua por qualificação dentro de seu perfil profissional tende a ser um diferencial e tanto para atingir determinados objetivos na carreira.

Cristiano ainda destaca outro cenário, que tem características específicas: os profissionais da saúde que já atuam com o nível médio ou estão trabalhando em outros setores, mas desejam fazer um curso superior na área. “Esses profissionais acabam concluindo mais do que uma graduação e atuando em áreas correlatas. Aqueles que têm nível médio, por sua vez, querem subir na carreira e alcançar novas perspectivas”, menciona o professor.

Quem trabalha com saúde ou é de outra área geralmente tem uma rotina de trabalho estabelecida — por isso, precisa lidar com as questões inerentes à jornada dupla, que requer uma excelente organização do tempo, concorda? Muitas vezes, as obrigações impactam a quantidade de horas disponíveis para se dedicar aos cursos e manter os estudos em dia.

Os cursos da área de saúde, na modalidade semipresencial, são ótimas alternativas para essas pessoas que têm alguma dificuldade em relação aos horários. A flexibilidade presente nesse tipo de curso é bem-vinda porque proporciona a possibilidade de aproveitar horários livres para estudar a parte teórica — seja no transporte, voltando ou indo para o trabalho, seja em casa.

“Nos cursos semipresenciais, o aluno frequenta a instituição de ensino apenas para realizar a parte prática, desenvolvendo habilidades e competências indispensáveis para o exercício da profissão, assim como qualquer outra graduação presencial”, conceitua Cristiano.

Portanto, para quem está inserido no mercado, há o grande desafio de conciliar estudo e trabalho, embora isso não seja impossível: a modalidade semipresencial, que é flexível, tende a viabilizar a gestão otimizada do tempo.

Como os cursos da Uninter na área da saúde podem ajudar?

Ao refletir sobre as opções disponibilizadas pela Uninter, Cristiano diz que “nossos cursos da área da saúde foram pensados de acordo não só com as necessidades atuais do mercado, mas também com os desafios enfrentados por grande parte dos alunos, como a questão da gestão de tempo e da disponibilidade”.

200826_Prêmio-Reclame-Aqui_banner-Blog_Votação-Aberta-01 (2)Powered by Rock Convert

Se você tem um trabalho, mas deseja fazer uma faculdade de Farmácia, por exemplo, será possível frequentar a instituição apenas para assistir às aulas práticas e fazer avaliações presenciais. Vale destacar que, na Uninter, as aulas práticas de saúde acontecem em laboratórios, hospitais, clínicas, farmácias, unidades de saúde, unidades de alimentação e nutrição — tudo depende, é claro, do curso em questão.

“Para desenvolver cada um das grades, pensamos nas dificuldades que as pessoas têm para se capacitar na área da saúde. Foi por causa disso que criamos um modelo inovador, no qual o aluno tem uma periodicidade especial para aprender habilidades práticas”, relata o coordenador da instituição.

Quais são os diferenciais da Uninter?

São vários os motivos para estudar na Uninter. De acordo com Cristiano, um dos principais diferenciais para cursos da área da saúde são os laboratórios. “Eles são equipados com tecnologia de ponta — os alunos trabalham com realidade virtual e têm simuladores à disposição, tudo com o acompanhamento e a supervisão dos docentes responsáveis”, relata.

O curso de Biomedicina, por exemplo, conta com um quadro de professores formados na área, com as mais variadas titulações e competências técnicas reconhecidas na atuação profissional: especialistas, mestres e doutores em diferentes campos do conhecimento.

Confira, logo abaixo, outras razões para escolher a instituição e transformar a sua carreira!

Empregabilidade

A Uninter já fez com que os 5 primeiros lugares no Enade fossem ocupados por seus alunos — eles tiveram a maior nota em todo o Brasil, em cursos diferentes. Além disso, a universidade se preocupa em atender às demandas da indústria 4.0, sempre observando as novas exigências do mercado.

Se você quiser obter destaque em sua carreira e ocupar as melhores oportunidades, essa é uma ótima escolha.

Metodologia

A metodologia da Uninter foi pensada para se adequar à sua rotina e ao seu tempo de estudo. Por isso, é possível assistir a uma aula ou revisitar um conteúdo quantas vezes você achar necessário.

Essa flexibilidade é interessante para que você consiga conciliar o aprendizado com outras atribuições corriqueiras, como o trabalho e a dedicação à família. Quer equilibrar os seus horários, mas sem abrir mão do desenvolvimento de carreira? Essa pode ser a chance ideal para conquistar alguns de seus objetivos!

Experiência

Além de ser reconhecida como uma das melhores instituições de EAD do Brasil, a Uninter também teve experiência com cursos presenciais. Aos poucos, a instituição percebeu que era preciso distribuir os conteúdos em diferentes formatos aos seus alunos, para aumentar o acesso.

Ou seja, faz um bom tempo que o Centro Universitário Internacional Uninter trabalha com a multiplicidade e com a inovação no ensino. Portanto, se você está pensando em superar os desafios na carreira de saúde da melhor maneira possível, considere esse caminho como sua primeira opção.

E aí, gostou do conteúdo? Aproveite para conhecer os cursos semipresenciais da área agora mesmo!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *