Subscribe Now

Trending News

Departamento de RH: o que faz e como trabalhar lá?
Graduação

Departamento de RH: o que faz e como trabalhar lá?

O departamento de RH é uma parte essencial dentro da empresa e suas funções vão muito além de contratar ou demitir pessoas. Ele faz também algumas reestruturações internas, treinamentos, desenvolvimento dos funcionários, além de vistoriar a aplicação correta das leis trabalhistas.

É um cargo que tem grande destaque dentro das instituições, afinal, as suas ações afetam líderes e colaboradores em geral. E todo esse trabalho impacta diretamente nos resultados, tornando-se bastante positivo quando seus planos de ação conseguem, efetivamente, ser desenvolvidos.

Gosta de Recursos Humanos? Então, este texto foi feito para você. Falamos sobre o ofício, a área de formação, as metas e até mesmo como se diferenciar no ramo. Confira!

O que faz o departamento de RH?

Com as constantes mudanças e atualizações no mundo, a ação desse departamento se torna cada vez mais fundamental dentro das empresas. É dele a função de encontrar, contratar e desenvolver talentos. Da mesma forma, é preciso ser estrategista, coordenar projetos e avaliar os resultados que estão sendo obtidos. Listamos e explicamos um pouco de cada uma dessas atividades.

Recrutamento de colaboradores

Sabe quando abre uma vaga na instituição? Fica a cargo do setor começar todo o processo de seleção para encontrar um profissional. É indispensável falar sobre a área ofertada, determinar quais serão as funções, o salário, o perfil ideal a ser contratado, alinhando sempre as informações com a realidade que se apresenta no atual mercado de trabalho.

Pode até parecer uma tarefa simples e executável por qualquer pessoa, mas não se engane: não é. Para seguir bons caminhos, é necessário ter amplo conhecimento de como funciona a cultura da empresa, quais são os desafios que o trabalhador vai enfrentar e as principais exigências da função.

Então, é responsabilidade do RH conseguir achar uma pessoa que realmente vai atender todas as necessidades e também garantir que o selecionado consiga ter seus desejos trabalhistas atendidos.

Treinamento dos profissionais

Ok, a pessoa conseguiu passar pelas entrevistas e ser contratada, mas e agora? No primeiro momento, é preciso fazer a integração do recém-contratado, ou seja, apresentá-lo a toda a história, estrutura e cultura da empresa.

Depois, o setor de Recursos Humanos vai trabalhar junto com o líder da equipe para realizar o desenvolvimento do novo colaborador — e esse é um processo bastante longo. Ele vai evoluir com o passar do tempo, agregar seus conhecimentos e desenvolver melhor os processos e experiências.

Também é uma das funções do cargo promover capacitações dos grupos por meio de workshops ou treinos para os novos e antigos funcionários. A ação é fundamental para arejar os processos e melhorar a produtividade, afinal, quando os profissionais percebem que estão investindo no seu conhecimento, eles se sentem valorizados.

CTA-UNINTERPowered by Rock Convert

Gestão de pessoas

O turnover é o processo no qual se faz a substituição de um funcionário por outro. Ele compreende não só as exonerações e contratações, mas também os pedidos de aposentadorias, fatalidades, transferências e outras coisas.

A pessoa que acabou de entrar na empresa vai levar um tempo para ter um desenvolvimento, e, durante esse período, é normal que a sua produtividade seja menor. Da mesma forma, aquele que vai ser demitido ou se aposentar tem a eficiência reduzida.

Por conta disso, o processo é um dos mais observados pelo departamento de RH, porque, quase sempre, define quais vão ser as políticas tomadas dentro da gestão de pessoas, desde os treinamentos até a questão de benefícios e retenção de talentos.

Gestão do clima organizacional

Como citamos, o mercado de trabalho se desenvolveu, e houve o surgimento de novas gerações, como a Y. Com isso, podemos perceber a valorização do que é inalcançável para motivar os colaboradores a seguir em frente na carreira— e o que não se pode medir matematicamente ganha um destaque para aqueles que trabalham com a gerência de pessoas, aumentando, assim, a produtividade.

Por meio da pesquisa de clima, o RH consegue verificar as situações que estão ocorrendo no ambiente de trabalho e, assim, descobrir o que precisa ser melhorado. Isso permite a avaliação de quais são os processos internos e externos que estão atrapalhando na produtividade dos colaboradores.

Qual é a área de formação?

E aí, as funções do departamento de RH despertaram seu interesse na área? Então, é necessário compreender que quem quer trabalhar no ramo pode vir de diversos trabalhos diferentes, ou seja, as possibilidades de atuação são muito amplas. Sendo assim, é preciso definir qual área, dentro da profissão, desperta o seu interesse e fazer os cursos que vão dar a você uma base para isso. E são diversas as oportunidades de melhoria disponíveis.

Além da Gestão em Recursos Humanos, existem as faculdades de Administração, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social e o curso técnico no ramo de Relações Públicas que oferecem muito embasamento para quem está começando a carreira.

Porém, mesmo com essa formação, é importante que o profissional procure se especializar ainda mais na área, por meio de uma pós-graduação, cursos de extensão ou de atualização, que abordam o tema e focam em diferentes áreas para escolher.

Como ser diferenciado no ramo?

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente — independentemente do caminho que você for seguir. Então, é necessário conseguir desenvolver habilidades para ter um destaque no ramo. No departamento de RH não é diferente: o profissional precisa encontrar um equilíbrio entre as aptidões técnicas e as características de sua personalidade. Essa é a verdadeira chave para o sucesso! Então, para dar ênfase na profissão é preciso:

  • ser empático com todos;
  • ter uma boa visão global;
  • desenvolver habilidades de comunicação;
  • apresentar um pensamento estratégico;
  • saber interpretar dados;
  • evoluir na questão das tecnologias;
  • ter foco na atitude de liderança;
  • ter espírito de liberdade.

A proposta deste texto é apresentar a carreira e mostrar como é desenvolvido o trabalho dentro do departamento de RH. O profissional da área desenvolve muitas funções, como retenção de talentos, desenvolvimento de treinamentos, cuidados no ambiente organizacional e, até mesmo, o pensamento estratégico na troca de funcionários. Ele lida diretamente com os colaboradores, cuidando dos seus interesses e prezando pela produção do seu serviço. Ou seja, é uma área essencial dentro das empresas, pois o seu ofício afeta diretamente os resultados.

Gostou do conteúdo? Então, compartilhe nas suas redes sociais para que outras pessoas esclareçam suas dúvidas sobre o ramo!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *