5 motivos para você começar um curso técnico a distância

Subscribe Now

Trending News

5 motivos para você começar um curso técnico a distância
Cursos Técnicos

5 motivos para você começar um curso técnico a distância

Práticos e acessíveis, os cursos técnicos a distância são uma ótima alternativa para quem deseja se profissionalizar e decolar na carreira. Saiba mais!

Quando o assunto é crescimento profissional, todo mundo concorda: a qualificação ainda é um dos principais elementos de um bom currículo — e não é para menos. Afinal, os diplomas e certificados são muito mais do que um papel bonitão emoldurado na parede. Eles representam a sua evolução e, principalmente, comprovam aquela expertise tão requisitada em determinada área. 

Pois é. E após concluir o ensino médio, um mundo de possibilidades se abre para você e é exatamente nessa hora que as dúvidas começam a surgir: será que começo uma graduação? Qual área mais combina comigo? E se eu começar um curso técnico?   

Vai dizer que você não chegou até aqui por conta disso, hein?! 🤭

Por isso, especificamente neste post, a gente resolveu falar sobre os cursos técnicos a distância e de como eles estão ganhando cada vez mais espaço no rol das qualificações. Na real, nós elencamos bons motivos para você investir na sua formação e começar o seu curso técnico agora. Vem ver!  

 

1º MOTIVO | Qualificação rápida

 Muitas pessoas optam por fazer um curso técnico justamente pelo dinamismo da formação. Ou seja, quem deseja se qualificar rapidamente e conquistar aquela tão sonhada vaga de emprego acaba escolhendo esse caminho. Mas, vale lembrar: a opção não é um atalho ou um caminho mais fácil, viu? Mesmo não sendo uma faculdade de 4/5 anos, os cursos técnicos exigem muita disciplina e dedicação.  

 

Leia também:  

Curso técnico ou faculdade? Entenda as diferenças 

Qual a importância do LinkedIn para a sua carreira? 

 

2º MOTIVO | Mensalidades mais acessíveis 

Por ser uma opção de formação focada na prática e nas necessidades do mercado de trabalho, os cursos técnicos possuem mensalidades mais acessíveis — o que acaba sendo uma excelente opção para pessoas que desejam se reinventar profissionalmente, que estão buscando emprego ou que acabaram de concluir o ensino médio e ainda estão tentando aquela primeira colocação, por exemplo.  

 

3º MOTIVO | Formação prática 

Como mencionamos anteriormente, os cursos técnicos são mais focados na realidade do mercado. Ou seja, aquelas teorias acadêmicas cheias de conceitos e reflexões ficam um pouquinho mais de lado para dar lugar às práticas mais comuns do dia a dia da sua futura profissão. 
 

4º MOTIVO | Mercado de trabalho aquecido 

Apesar de concorrido, o mercado de trabalho é mais promissor para quem possui qualificação, sabia? Segundo uma pesquisa do Ibope, mais de 70% dos ex-alunos que concluíram um curso técnico conseguem emprego logo no primeiro ano depois de se formar. E mais: 90% dos entrevistados apontam que terminar um curso técnico significa ter mais oportunidades de trabalho.  

 

5º MOTIVO | Estude onde quiser 

Com a pandemia, a educação a distância (EAD) ganhou muito mais espaço e tem gente que não quer nem saber de outra modalidade na hora de estudar. Gostos à parte, os cursos técnicos a distância acabam otimizando tempo e permitem que o aluno estude onde quiser — o que é uma baita vantagem para quem trabalha ou já estuda outra coisa em paralelo. 

 

Já conhece os cursos técnicos a distância da Uninter? 

 

[BÔNUS] Perguntas e respostas + comuns sobre cursos técnicos 

Se mesmo com tantos motivos você ainda não foi convencido de que fazer um curso técnico a distância pode ser incrível para a sua formação, a gente resolveu fazer uma espécie de “perguntas frequentes” sobre o assunto. Saca só:   

Quais são os tipos de cursos técnicos? 

É isso mesmo. Você sabia que há diversas especificações de cursos técnicos disponíveis atualmente? Olha aqui:  

Curso técnico integrado: é um tipo de curso que pode ser iniciado assim que você termina o ensino fundamental, possibilitando combinar aprendizagens/disciplinas (ensino médio e técnico). Portanto, nessa formação, o aluno recebe dois diplomas (um de ensino médio e outro do curso técnico).  

 Curso técnico profissionalizante ou subsequente: é ideal para quem deseja entender um pouco mais sobre um ramo de atuação específico e, literalmente, se profissionalizar no assunto. Dessa forma, obrigatoriamente, o aluno precisa ter concluído o ensino médio. 

Curso técnico externo (ou concomitante): nessa formação, o aluno faz o ensino médio e o curso técnico ao mesmo tempo, porém, ao contrário da formação anterior, a aprendizagem ocorre de forma separada e, inclusive, em instituições diferentes.   

Formação inicial e continuada (ou qualificação profissional): é um curso técnico de curta duração no qual o aluno se aperfeiçoa em uma determinada função/demanda. Por isso, a certificação é restrita àquilo que foi aprendido durante o curso. 
 

Curso técnico tem TCC? 

Depende. O trabalho de conclusão de curso, como o próprio nome sugere, é um trabalho acadêmico que arremata a aprendizagem do aluno dentro da instituição, por isso, a obrigatoriedade da atividade vai depender de onde você se matriculou. Dessa forma, antes de iniciar, é muito importante verificar a grade curricular do curso, ok? Assim, você consegue perceber se as disciplinas, bem como a apresentação de TCC fazem sentido dentro da sua realidade.  

 

Existe diploma para cursos técnicos? 

Sim. Quem conclui um curso técnico, seja ele a distância ou presencial, recebe um diploma de nível médio. Na Uninter, especificamente, o estudante recebe uma certificação a cada módulo terminado, possibilitando encontrar boas oportunidades no mercado de trabalho antes mesmo de se formar. Ao terminar todos os módulos, claro, o aluno recebe o diploma de conclusão chancelado pelo MEC.    

No curso técnico existe estágio obrigatório?

Não. Nos cursos técnicos não é necessário fazer estágio obrigatório (algo que é bem comum na graduação).  

 

Os cursos técnicos da Uninter são bons mesmo? 

Os cursos técnicos a distância da Uninter foram estrategicamente pensados para atender às demandas do mercado. Ao todo, são 21 opções disponíveis, em diversas áreas do conhecimento. Independentemente da sua escolha, todas as aulas são conduzidas por professores especialistas e, além disso, o material didático é personalizado. Você pode cursar Desenvolvimento de Sistemas, Eletrônica, Eletrotécnica, Agronegócio, Programação de Jogos Digitais, Publicidade e muito mais. É só clicar aqui para saber mais.  

E aí, conseguimos esclarecer todas as suas dúvidas sobre cursos técnicos? Já que você chegou até aqui, compartilhe todas essas dicas com a galera ou deixe sua opinião nos comentários! 😊 

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Práticos e acessíveis, os cursos técnicos a distância são uma ótima alternativa para quem deseja se profissionalizar e decolar na carreira. Saiba mais!