Subscribe Now

Trending News

6 razões pelas quais você precisa investir em cursos livres
Geral

6 razões pelas quais você precisa investir em cursos livres

Para exercer qualquer profissão, por mais simples que ela seja, é necessário ter uma boa noção sobre aquilo que se deseja desenvolver. Mesmo tendo muita experiência, é essencial buscar atualizações e agregar novos conhecimentos, principalmente se você está à procura de uma ascensão profissional.

Mas como investir nisso tendo pouco tempo e muitos compromissos? Uma das soluções mais viáveis é escolher especializações mais rápidas, como é o caso do curso livre. Esse tipo de ensino serve como ferramenta profissional, que auxilia os colaboradores que querem acrescentar novas habilidades no currículo.

Essa é uma das suas ambições na carreira? Então, este texto vai lhe ajudar. Vamos explicar o que é esse tipo de aprendizado e ainda listar seis benefícios que ele traz. Acompanhe a leitura e aprenda.

O que é o curso livre?

Esse é um tipo de estudo que, mesmo não reconhecido pelo Ministério da Educação, tem base legal no Decreto NtẠ5.154/04 e na Portaria Nº 008/02. A questão com o MEC ocorre porque o órgão só reconhece os cursos que têm a duração mínima de 360 horas.

Os períodos para conclusão são variáveis, não exigem comprovação de escolaridade anterior e a certificação é gerada pela empresa que os oferta. Mesmo assim, não dispensam todos os critérios acadêmicos usados no ensino superior e são indicados para os trabalhadores que almejam:

  • qualificação com períodos mais curtos;
  • flexibilização de horário;
  • mais segmentação no ramo de atuação;
  • menor custo.

Além disso, são acessíveis financeiramente e ideais para as pessoas que estão entrando no mercado de trabalho. É uma boa opção também para aqueles que simplesmente estão em busca de aperfeiçoamento ou de aprender uma habilidade nova, sem fazer questão de um diploma.

Qual é a diferença para os outros cursos?

A primeira distinção em relação aos demais é que os cursos livres não precisam de autorização do Ministério da Educação para operar e nem têm a obrigação de seguir cargas horárias ou estilos temáticos. Além disso, não têm a exigência de uma idade mínima — basta terminar o ensino fundamental para se matricular neles —, o que incentiva a qualificação profissional mesmo antes da graduação.

Um curso livre e também é mais direto em seus conteúdos, passando todo o material de forma direcionada e específica — diferentemente das outras modalidades, que utilizam um meio mais didático de passar a informação. Além disso, há diversas opções de cursos, desde as administrativas até as técnicas, abrangendo as três áreas de conhecimento: biológicas, exatas e humanas.

Outra diferença é que as demais certificações são consideradas títulos e a da modalidade livre não. Ou seja, ela é classificada como capacitação ou atualização pelas instituições regulamentadoras das profissões.

Quais são os benefícios dessa modalidade?

O mercado de trabalho está concorrido. Segundo a Organização Internacional do Trabalho, os índices relacionados ao desemprego se manterão altos durante os próximos anos, e as consequências disso são as grandes disputas pelas vagas.

Em meio a tanta concorrência, como se destacar? Uma das maneiras mais fáceis é buscar especialização, como os cursos livres. Eles são mais flexíveis, com preços acessíveis ao público-alvo, geram autonomia e ainda agregam novos conhecimentos que, no futuro, podem levar a uma promoção.

Nos tópicos a seguir, descreveremos seis vantagens dos cursos livres. Acompanhe!

1. Apresenta valores mais acessíveis

Por não terem uma carga horária muito extensa, e até mesmo por existir a possibilidade de cursá-los a distância, os cursos livre acabam sendo mais baratos que os demais. Porém, isso não quer dizer que eles têm menos qualidade — pelo contrário, o investimento em materiais de fácil entendimento é ainda maior. Além disso, a utilização de videoaulas e slides deixam os custos mais em conta.

2. É adaptável à rotina

Independentemente de qual seja o ramo de atuação da pessoa, uma coisa é certa: a rotina é agitada. São diversas responsabilidades para lidar no dia a dia, como família, trabalho, amigos e vida social. Então, quando o assunto é incluir algo na rotina, é preciso que seja flexível a qualquer horário.

E é exatamente isso que o curso livre oferece: flexibilização de tempo. Por não ter uma grade curricular fechada, é possível fazer a sua programação e aprender nos momentos mais adequados à sua rotina. Além disso, com a acessibilidade, é possível estudar em qualquer lugar usando um smartphone ou notebook.

3. Oferece mais autonomia

Nem todo mundo consegue acompanhar um modelo fechado de ensino. A maioria das pessoas tem uma forma única de aprendizado, e esse tipo de modalidade dá liberdade para que o ensino seja feito da melhor maneira possível para o estudante, utilizando os recursos que são melhores naquele momento.

Assim, o aluno pode absorver o conteúdo em dia ou separá-lo do modo que achar mais adequado, tendo mais independência.

4. Proporciona mais conforto

Por oferecer a oportunidade de estudar em qualquer lugar, esse tipo de ensino é considerado mais confortável para o usuário. Isso ocorre porque nem sempre é preciso sair de casa para aprender, como ocorreria no ensino presencial.

Sendo assim, não é preciso ter deslocamentos, enfrentar trânsitos, gastar com conduções e ter que lidar com ruídos externos que tiram a atenção.

Existe, ainda, a possibilidade de adquirir novas noções sobre uma área de trabalho no conforto de casa, sem correr riscos com a saúde ou a segurança.

5. Gera interatividade

No mundo corporativo, é importante ter conhecimento — mas é preciso também desenvolver contatos. A melhor maneira de divulgar o seu trabalho, além de utilizar um bom marketing pessoal, é fazer contato com outros profissionais — e os cursos livres são uma ótima oportunidade para isso.

Neles, é possível ter interatividade com os outros alunos, trocar experiências e agregar valores além do tradicional. Com uma rede de networking, as possibilidades de indicações para novas vagas ou ascensão aumentam bastante.

6. Deixa o aluno mais atualizado

Uma das mais fortes qualidades desse tipo de curso é que ele deixa o profissional atualizado. O trabalhador que investe nesse tipo de atividade não fica desatualizado para o mercado, conhece novos jeitos de abordagem para o seu emprego e agrega valores a qualquer equipe de trabalho. Essa é uma das formas mais certeiras de conseguir alavancar com a carreira de qualquer pessoa: estudar!

A graduação é um importante passo na vida de qualquer profissional que se preze, afinal, agrega valores a qualquer currículo. Mas o colaborador deve ir além e investir também em especializações que gerem novos conhecimentos, que se transformem em uma vaga de emprego ou promoção e que sejam ofertadas por um local de qualidade.

Se você está buscando alavancar a sua carreira, dê uma olhada nas extensões oferecidas pela Uninter. Com certeza, elas vão agregar na sua área de atuação!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *