Subscribe Now

Trending News

Por que fazer um curso técnico EAD agora?
Cursos Técnicos

Por que fazer um curso técnico EAD agora?

Entenda por que este é o momento ideal para começar seu curso técnico, esteja você já formado, mudando de área ou estudando no novo ensino médio.

Em meio às significativas mudanças no panorama econômico do país, do mundo, e da retomada das atividades após o período mais restritivo da pandemia da Covid-19, é possível observar uma série de importantes transformações no mercado e na demanda por mão de obra qualificada.

A dinâmica deste novo momento pede agilidade das empresas na contratação de uma enorme quantidade de profissionais, mas com o desafio de realizar essa tarefa em uma situação financeira ainda delicada, como sabemos, profundamente impactada pela recente baixa no faturamento de boa parte das organizações.

Assim, a complexidade nesse processo é um pouco maior do que já era anteriormente: contratar mais pessoas por menos e, é claro, sem perda de qualidade.

Leia também: Curso técnico ou faculdade? Entenda as diferenças

5 motivos para você começar um curso técnico a distância

Os profissionais que mais se alinham com esse contexto são aqueles com formação técnica de nível médio, pois, além dessa compatibilidade, possuem potencial para ampliar suas capacidades e aperfeiçoar-se no ensino superior, cumulando o conhecimento prévio e a experiência adquirida na prática da profissão.

Dados do Mapa de Trabalho Industrial (SENAI) indicam que, nos próximos 5 anos, o país irá precisar formar cerca de 10,5 milhões de trabalhadores, entre eles os de nível técnico. Já uma pesquisa da Fundação Roberto Marinho, Itaú Educação e Trabalho, em conjunto com a Arymax, mostra que o ensino profissional e técnico pode proporcionar mais oportunidades de evolução na carreira do que o ensino tradicional.

Esse é o cenário ideal não só para quem está contratando, mas, principalmente, para quem pretende realizar um curso técnico reconhecido pelo MEC, com um custo mais baixo e um rápido retorno do investimento, sobretudo no início de uma nova carreira.

E com o novo ensino médio, o que muda?

Para quem cursa ou irá cursar, agora, o novo ensino médio, há uma vantagem bastante interessante. O estudante pode deduzir até metade do itinerário formativo (que possui 1200 horas).

Outro ponto que torna a formação técnica profissional ainda mais interessante é a possibilidade da modalidade a distância, que, além de todas as vantagens desse tipo de formação, conta com flexibilidade e praticidade para uma rotina mais leve, com um foco muito mais direcionado à vida profissional.

Incentivos

Um fator importante é o apoio do setor produtivo no sentido de absorver essa mão de obra que tem qualificação, mas, muitas vezes, ainda não possui a experiência necessária para uma colocação imediata após a conclusão do curso.

Grande parte das organizações tem demonstrado interesse em participar ativamente da formação prática dos estudantes, com vagas de estágio e aprendizagem. E alguns empregadores estão bastante engajados em contribuir com a sua experiência, na importante tarefa de ajudar na definição de critérios de avaliação das competências dos jovens na aptidão para o mundo do trabalho.

Além disso, essa vontade e tendência se somam a políticas públicas que vêm crescendo ao longo dos anos e buscam estimular a contratação desses candidatos.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com os seus amigos!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.