Subscribe Now

Trending News

Por que realizar um curso de Gestão da Tecnologia da Informação?
Pós Graduação

Por que realizar um curso de Gestão da Tecnologia da Informação?

Considerando a evolução tecnológica na qual vivemos, ter acesso à informação não é um problema. Porém, se ela não estiver organizada de forma correta, não trará valor algum para quem a possui. Por esse motivo, fazer um curso de Gestão da Tecnologia da Informação tem sido uma opção bastante atraente para quem gosta de lidar com dados.

Ter a informação certa, de forma rápida e na hora que precisa pode trazer excelentes resultados para uma empresa. É por isso que a busca por esse profissional tem sido crescente. Saber organizar, classificar e distribuir as informações é essencial, assim como cuidar da segurança do banco de dados da organização.

Neste post, você conhecerá mais sobre o promissor mercado de trabalho dessa área, descobrirá qual é a graduação necessária para o profissional interessado nela e ainda encontrará bons motivos para fazer uma pós-graduação na Uninter. Você não pode deixar de ler até o final!

Como está o mercado de trabalho na área de Tecnologia da Informação?

Essa é uma área na qual o mercado está aquecido. Mesmo em época de crise, sobram vagas e faltam profissionais devidamente preparados. Isso ajuda a elevar os salários daqueles que se interessam em estudar e se qualificar para o trabalho.

O profissional da Gestão de TI (Tecnologia da Informação) tem um campo de atuação bastante amplo, podendo encontrar vagas de trabalho em empresas privadas dos mais diversos setores, bem como em órgãos públicos. Bons exemplos são lojas, sites de busca e bancos que usam os dados de seus clientes para oferecer produtos e serviços que estejam mais adequados aos seus perfis.

É possível tanto ser funcionário de uma empresa quanto trabalhar como autônomo, prestando serviços de consultoria. Nesse caso, o profissional identifica as necessidades da organização e propõe soluções para que outras pessoas as apliquem.

Alguns ramos de atuação que são promissores para esse profissional do futuro são:

  • Programação — o mercado ainda carece de bons programadores. Se você se interessa por essa área de TI, procure se especializar em linguagens como JavaScript, Ruby e Python;
  • Arquitetura de Dados — armazenar, classificar e distribuir os dados de forma que as pessoas tenham acesso facilmente às informações que precisam é fundamental. Isso otimiza tempo e custos para a empresa;
  • Segurança — os ataques cibernéticos têm se tornado mais frequentes, portanto, zelar pela segurança das informações de uma empresa é essencial. Se essa é a sua área, prepare-se para encontrar boas oportunidades e ótimos salários;
  • Computação em nuvem — as informações têm sido, cada vez mais, arquivadas em nuvem, e a tendência é que isso continue aumentando. Isso indica que esse campo deverá continuar em crescimento por um bom tempo.

Como a área da tecnologia é muito dinâmica, ela exige do profissional constante estudo e atualização. Algumas certificações reforçam sua qualificação e são um diferencial a mais. São elas a PMP, a ITIL e a COBIT.

Ficou interessado e quer saber como fazer para se qualificar? Então, continue lendo e descubra mais sobre o assunto!

Como funciona o curso de Gestão da Tecnologia da Informação?

Esse é um curso superior que forma tecnólogos e tem dois anos e meio de duração. Pode ser feito nas modalidades presencial ou a distância. O profissional graduado será capaz de lidar de maneira estratégica com todos os processos que envolvem a informação e a tecnologia dentro da empresa, assim como de liderar as equipes de TI.

Dentre as disciplinas cursadas, podemos citar:

  • Fundamentos de Redes de Computadores;
  • Gestão Estratégica;
  • Princípios de Bancos de Dados;
  • Gestão de Serviços da Tecnologia da Informação;
  • Legislação para Informática;
  • Probabilidade e Estatística.

Qual é a vantagem da graduação tecnológica?

A grande vantagem da graduação tecnológica em relação a um curso de bacharelado é que o curso é mais rápido e prático. Ele tem duração aproximada de dois anos. Como é um curso superior, permite ao formado fazer uma pós-graduação na área de seu interesse.

CTA-UNINTERPowered by Rock Convert

Quais são os benefícios de um curso a distância?

Com a vida corrida que levamos hoje, nem sempre há tempo para frequentarmos um curso presencial. Essa é uma das vantagens do curso a distância. Conheça outros bons motivos para optar por um curso on-line.

Comodidade

Você não precisa se deslocar para ter suas aulas. Basta ter um computador com acesso à internet para assistir às suas videoaulas e fazer suas atividades. Você pode estudar em casa, no escritório ou, até mesmo, durante uma viagem de negócios.

Flexibilidade

Como não existe um horário predeterminado, você escolhe quando estudar. Pode ser antes do trabalho, na hora do almoço ou à noite. Mas fique atento: as aulas e tarefas têm prazos a serem cumpridos!

Menor custo

Os cursos a distância costumam ter os valores bem acessíveis. Além disso, você não terá o gasto com transporte ou alimentação que teria se precisasse ir para a faculdade direto do trabalho.

Mesma qualidade

O curso a distância tem a mesma qualidade e rigor de um curso presencial. Seu diploma também terá o mesmo valor. Aliás, não vem especificado nele em qual modalidade de ensino você cursou sua graduação.

O que faz um profissional da gestão da informação?

As empresas lidam cada vez mais com um enorme volume de informações vindas de várias fontes. São dados sobre clientes, fornecedores, empresas parceiras, concorrentes e consumidores que podem vir por meio de redes sociais, entrevistas, pesquisas etc.

Entretanto, todas essas informações não terão valor algum se não forem organizadas de forma correta. É necessário que elas sejam tratadas, classificadas, e distribuídas de acordo com a necessidade de cada departamento da empresa. Essa é uma das funções do profissional da gestão da tecnologia e informação.

Esse profissional é responsável por gerir todos os processos que a organização utiliza para guardar as suas informações. Dentre suas muitas funções possíveis, podemos destacar:

  • planejar e adequar os sistemas tecnológicos necessários para a empresa;
  • monitorar o uso do sistema de informação pelos usuários;
  • zelar pela segurança dos dados da empresa;
  • desenvolver e acompanhar o gerenciamento do banco de dados;
  • liderar a equipe de TI.

Por que escolher a pós-graduação em Gestão da Tecnologia da Informação da Uninter?

Se você já tem uma graduação e quer se especializar na área da tecnologia da informação, fazer um curso de pós-graduação EAD trará um retorno mais rápido. Com uma carga de 360 horas, você terá sua especialização em apenas nove meses.

Com todas as vantagens de um curso a distância, você terá professores especialistas mestres e doutores que atuam na área. Isso permite que eles compartilhem suas experiências, tornando o curso mais participativo.

O curso conta com a integração de disciplinas técnicas com outras de gestão de projetos. São seis matérias obrigatórias e outras seis à sua escolha. Além disso, na Uninter, você tem tutores on-line, chats e fóruns de discussão, materiais de apoio e livros digitais. Tudo cuidadosamente preparado para aproveitar ao máximo o seu estudo.

Em uma área de trabalho com um mercado aquecido, não dá para ficar parado esperando a crise do país passar. Você já pensou em mudar de carreira? Procure por um bom curso de Gestão da Tecnologia da Informação e consiga a qualificação que as empresas tanto precisam.

Agora que você já sabe como essa área é promissora, conheça mais detalhes sobre o curso de pós-graduação em Gestão da Tecnologia da Informação da Uninter!

como-se-destacar-no-mercado-e-saber-se-posicionar-nas-redes-sociaisPowered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *