Subscribe Now

Trending News

Curso de extensão: o que é e quais são as vantagens para a sua carreira?
Pós-graduação

Curso de extensão: o que é e quais são as vantagens para a sua carreira?

Pesquisas feitas pela Catho mostraram que 90% das pessoas com especializações recebem salários mais altos. Isso demonstra o quanto é importante investir nos estudos, como em um curso de extensão.

Os cursos de extensão são importantes ferramentas de auxílio e podem ser de grande valia para quem ainda não consegue fazer uma pós-graduação. É uma excelente oportunidade de aprofundar o saber em seu campo de atuação e ainda aumentar as chances de ascensão no trabalho.

Se você está querendo atualizar o seu currículo, continue a leitura deste texto. Nele, vamos falar sobre essa forma de investimento e mostrar as vantagens que ela traz para o seu lado profissional. Acompanhe e aprenda!

O que é o curso de extensão?

A graduação é um importante passo para quem busca ampliar os horizontes profissionais, mas essa não é e nem deve ser a única fonte de ensino. Não se limite só à grade curricular oferecida pelas universidades — busque ir além e se aprofunde, para alcançar voos maiores na carreira.

Para compreender melhor o quanto o curso de extensão se faz fundamental, é preciso defini-lo. Essa é uma atividade oferecida pelas universidades, que acrescenta conhecimento à graduação ou à pós, servindo para complementar e ampliar as noções sobre temas relativos ao cargo de atuação do participante.

Além disso, esses cursos são responsáveis por enriquecer as informações sobre determinado assunto e também aprimorar as habilidades para que consiga desenvolver aptidões. Com isso, é possível ter um diferencial no currículo.

Apesar de serem ofertados pelas universidades, não se limitam a esse tipo de público, podendo participar também quem já concluiu e até mesmo aqueles que estão em outro tipo de especialização.

Como ele funciona?

O funcionamento do curso vai depender da instituição, mas é possível encontrar opções nas modalidades presenciais e a distância. O período de duração vai variar de acordo com o tipo escolhido, podendo ser de três meses a um ano. Para poder inclui-lo em seu currículo, é essencial que ele entregue um certificado reconhecido e válido em território nacional.

Existem locais que oferecem vários tipos de formação, deixando o aluno escolher por categoria e até mesmo área de interesse. Durante a sua pesquisa, é fundamental verificar se a faculdade é credenciada pelo MEC, pois só assim o conhecimento adquirido poderá ser utilizado como um trunfo para a promoção profissional.

Qual é a diferença entre o curso de extensão e o livre?

Quando o assunto é agregar informações, além da graduação e do curso de extensão, existe a modalidade conhecida como livre. Por também ser uma forma de aprendizagem, ela costuma ser confundida com o tema deste texto, mas não se engane: há diferenças entre eles.

A principal se dá principalmente em duas áreas: na visão e no tipo de instituição que oferece tais modalidades. Os cursos livres estão diretamente ligados ao mercado de trabalho, já o de extensão segue uma visão mais ligada a alguma instituição de ensino.

Além disso, o curso livre pode ser oferecido por uma empresa sem nenhum vínculo acadêmico. O de extensão, para se caracterizar como tal, deve obrigatoriamente ser ofertado por algum órgão de educação superior devidamente credenciado, como já destacamos.

Diante de tais informações, pode surgir uma dúvida sobre qual escolher. Isso vai depender do objetivo do aluno. Se busca por aprofundar a noção sobre o serviço, os estudos de extensão são os mais indicados, afinal, agregam conhecimento ao cargo e oferecem a certificação adequada para comprovar a aptidão sobre determinado conteúdo.

Quais são os benefícios para a carreira?

É importante mencionar os benefícios do curso de extensão para a vida profissional. Não é nenhum segredo ou clichê afirmar que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, exigindo informações e habilidades diferenciadas de seus profissionais para desenvolver os serviços.

Nesses casos, a especialização é uma aliada. Afinal, além de ser mais dinâmica e auxiliar na profissão, gera também uma boa rede de contatos e traz mais destaques ao colaborador.

200826_Prêmio-Reclame-Aqui_banner-Blog_Votação-Aberta-01 (2)Powered by Rock Convert
CTA-UNINTERPowered by Rock Convert

Veja mais sobre essas qualidades, nos tópicos a seguir!

Agilidade para a conclusão

Esse tipo de ensino trabalha com assuntos bem específicos, portanto, oferece uma carga horária menor. A duração varia de acordo com a instituição ofertante e as características do conteúdo programático, mas geralmente é concluído em menos de 360 horas.

Além disso, por ser de curta duração, os valores são mais baixos, facilitando o acesso dos estudantes.

Aquisição de conhecimento prático

As extensões juntam a teoria e a prática durante todo o ensino, garantindo princípios fundamentais para o dia a dia do colaborador. Essa é uma boa vantagem, pois nem sempre é possível encontrar estágios na área.

É bom também para aquelas graduações que têm a carga horária reduzida, servindo como uma experiência a mais e agregando na carreira. É uma excelente oportunidade para saber mais sobre as áreas de atuação e traçar os objetivos de trabalho.

Destaque no mercado de trabalho

A formação é garantia de um diferencial no currículo. Com o certificado, o estudante consegue ter notoriedade nos processos seletivos para uma vaga de emprego, e isso ocorre porque, além da qualificação, o candidato mostra o investimento em atualização.

Os concursos públicos, que são uma das formas de encontrar estabilidade profissional, trazem regras para a pontuação. Nesses casos, quando a extensão é aceita, o candidato fica um passo à frente para conquistar a vaga desejada.

Flexibilidade nos horários

Ter uma rotina corrida é comum para quase todo jovem-adulto brasileiro, pois é necessário administrar o trabalho, a vida social e os estudos. Sabemos que 24 horas, na maioria das vezes, é pouco para conseguir dar conta de todas as tarefas, por isso, quanto mais praticidade, melhor.

O curso de extensão pode ser oferecido na modalidade presencial ou a distância, variando de acordo com a instituição de ensino. Isso oferece ao estudante uma forma de escolher a opção que se adéqua melhor à sua agenda, permitindo a conciliação com os outros afazeres.

Criação de rede de contatos

A frase “quem não é visto, não é lembrado” se encaixa muito bem no meio corporativo, afinal, para que notem o seu trabalho, é preciso ter contatos.

Essa ação, aliás, é fundamental para quem quer ter sucesso. Isso porque é preciso contar com a indicação de outros profissionais e ter pessoas de confiança para ter uma boa prestação de serviços ou trocar informações quando necessário.

Ao matricular-se nesse tipo de curso, é possível ter a oportunidade de conhecer profissionais de muitas áreas. Conviver, mesmo que virtualmente com eles, pode render vários benefícios, como parcerias de trabalho e indicações para vagas de emprego.

Melhora do desempenho

O ensino serve como preparação para a atuação em diversas áreas dentro da formação do estudante, melhorando as competências e auxiliando no descobrimento e desenvolvimento de novas aptidões. Esse é um dos motivos para os cursos de extensão serem tão indicados àqueles que têm metas para crescer ou até mesmo mudar o foco da sua atuação dentro da firma em que trabalha.

Como vimos, é importante ir além do conhecimento oferecido pela graduação. Para ter um bom desenvolvimento no serviço, é necessário buscar algum curso de extensão que acrescente conhecimento ao ramo de atuação escolhido. Vale destacar que, apesar de não serem obrigatórios, eles servem como um grande diferencial no currículo e somam experiência para quem busca as melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Quer investir na sua carreira? Então, faça um curso de extensão da Uninter e seja um profissional diferenciado!

como-se-destacar-no-mercado-e-saber-se-posicionar-nas-redes-sociaisPowered by Rock Convert

Posts relacionados

2 Comentários

  1. EZEQUIEL RODRIGUES

    Olá, bom dia! Gostaria de saber se para alunos formados na Uninter é concedido algum desconto na pós graduação.

    1. LUIZ GUSTAVO JANSSON VIEIRA

      Oi, Ezequiel! Sim, ex-alunos têm desconto na mensalidade caso deseje iniciar outro curso. Acesse http://www.uninter.com/ex-alunos para mais informações. ☺

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *