Subscribe Now

Trending News

Entenda mais sobre o curso de Biomedicina e o mercado de trabalho
Graduação

Entenda mais sobre o curso de Biomedicina e o mercado de trabalho

O trabalho na área da saúde é bem vasto, não sendo preciso focar apenas em enfermagem ou medicina. Existem diversas vertentes, como é o caso do curso de Biomedicina — você já deve ter ouvido falar alguma coisa sobre ele, não é mesmo?

Sabe quando um novo vírus é descoberto? São os atuantes desse nicho que vão pesquisar os medicamentos, as vacinas e os tratamentos necessários para combatê-lo. Mas esse ramo de atuação não se resume apenas a isso, pois oferece diversos tipos de habilitações para todos os gostos.

Essa área interessa você? Então, continue com a leitura deste texto. Nele, explicamos o que faz um biomédico, como é a graduação e também o perfil necessário para fazer a faculdade. Confira!

O que faz um biomédico?

A área, como o próprio nome sugere, é voltada para as ciências biológicas e realiza pesquisas para a saúde, seja humana, seja das plantas, seja dos animais.

O profissional deverá identificar, estudar e classificar os microrganismos causadores de doenças. Além disso, será o responsável por realizar pesquisas sobre medicamentos e vacinas, a fim de buscar a prevenção de enfermidades e de epidemias, e, principalmente, de achar formas de tratamentos eficazes.

É possível atuar na realização e na interpretação de análises clínicas — mexendo com a parte hematológica e molecular —, assim como na produção de bioderivados. Isso é muito utilizado no ramo alimentício, com o intuito de analisar e controlar a qualidade dos alimentos por meio da biotecnologia.

Na parte médica, o biomédico pode atuar em indústrias farmacêuticas, laboratórios, hospitais e órgãos de saúde pública. Um outro ramo procurado é o da perícia criminal, que ajuda a explicar os crimes a partir de sangue, tecidos humanos ou outros vestígios. Nesse caso, o local de trabalho será em um dos Institutos de Criminalística, e geralmente contará com a pareceria de outros especialistas, como bioquímicos, biólogos, médicos e farmacêuticos.

Diferença entre biomédico e médico

Esse é um questionamento comum quando falamos do curso de Biomedicina. Mesmo que os dois profissionais trabalhem no campo da saúde, as carreiras têm suas diferenças e precisam de qualificações próprias.

O biomédico tem o objetivo de encontrar e analisar os pequenos organismos causadores de doenças. Isso é importante para conseguir determinar as suas causas e, partir disso, pesquisar tratamentos e formas de prevenção.

200826_Prêmio-Reclame-Aqui_banner-Blog_Votação-Aberta-01 (2)Powered by Rock Convert
CTA-UNINTERPowered by Rock Convert

Quem trabalha diretamente com a medicina também realiza pesquisas sobre as doenças e os tratamentos, atuando diretamente com os pacientes. A diferença é que ele faz o diagnóstico das doenças, receita os medicamentos e, quando necessário, faz cirurgias.

Como é o mercado de trabalho?

Existe uma vasta gama de áreas de atuação para o indivíduo que fizer o curso de Biomedicina. A rotina desse profissional é de muita pesquisa, estudos e foco no desenvolvimento do seu trabalho em uma clínica, mas não é incomum encontrar alguém do ramo trabalhando nas ruas em prol da vigilância sanitária.

Com tantas opções, o mercado de trabalho está sempre muito aquecido, principalmente porque envolve tecnologias. Da mesma forma, a concorrência é grande, afinal, é um serviço com bastante procura e excelentes oportunidades.

A média salarial inicial é de R$ 2.500, segundo o site especializado Catho. Porém, como nas demais carreiras, isso pode variar de acordo com a área escolhida e a região de atuação — sendo que os grandes centros, como São Paulo e Rio de Janeiro, pagam melhor.

Um outro fator que faz muita diferença nesse quesito é a especialização: quanto maior o conhecimento, melhor ficam os seus ganhos. Ou seja, buscar uma pós-graduação e cursos de extensão é essencial para melhorar os seus rendimentos.

Quais são as principais áreas de atuação?

Apesar de ser mais comum, não se prenda à imagem de um biomédico usando o seu jaleco e fazendo análises em um tubo de ensaio. Se a profissão lhe interessa, mas você não se identifica com essa parte, saiba que existem outras áreas de atuação para escolher, como:

  • acupuntura — estimula os pontos específicos no nosso corpo, utilizando agulhas como método de prevenção e tratamento de doenças;
  • ambiental — realiza pesquisas físico-químicas e de microbiologia para tratar do saneamento e do meio ambiente;
  • bromatologia — área que estuda as composições alimentares, analisando desde a sua produção até o seu transporte, para garantir que não seja adulterado;
  • clínica — cuida de exames em laboratórios ou hospitais, escrevendo laudos para a identificação de doenças;
  • bioinformática — utiliza as mais diversas ferramentas da informática para a análise e interpretação da área genética;
  • estética — desenvolve tratamentos e aplica-os no setor dermatológico;
  • biofísica — responsável pela investigação dos processos fisiológicos dos seres vivos, com o auxílio da física;
  • molecular — pesquisa a estrutura e todo o funcionamento das moléculas, das proteínas e dos genes. Além disso, pode trabalhar nos processos de fertilização para reprodução animal e humana;
  • bioquímica — faz análises do metabolismo animal e vegetal, averiguando as suas composições químicas;
  • biotecnologia — trabalha com as substâncias e os microrganismos para desenvolver alimentos, ou realiza pesquisas sobre medicamentos, cosméticos etc;
  • citologia — estuda os assuntos relacionados às células;
  • embriologia — faz análises e estudos sobre os tecidos e órgãos dos seres vivos;
  • farmacologia — analisa os efeitos bioquímicos e fisiológicos do uso de medicamentos;
  • genética — atua nas pesquisas sobre leis e processos de transmissão hereditária, e o papel dos genes na caracterização dos seres;
  • histologia — examina os tecidos e órgãos, principalmente de plantas e animais;
  • hematologia — atua com pesquisas sobre a medula, os gânglios linfáticos e também o sangue;
  • imunologia — analisa o sistema de defesa do organismo humano, a fim de criar vacinas e medicamentos;
  • microbiologia — analisa e estuda as bactérias, os vírus e os fungos;
  • parasitologia — estuda animais e vegetais que sobrevivem por meio de outros;
  • patologia — trabalha com o estudo, diagnóstico e tratamento de enfermidades;
  • psicobiologia — estuda as relações entre o sistema nervoso e o comportamento humano;
  • sanitarista — trabalha nos órgãos diretamente ligados à vigilância sanitária;
  • toxicologia — analisa as mais variadas substâncias para determinar se são tóxicas, como é o caso de cosméticos e medicamentos.

Como é o curso?

O curso de Biomedicina é do tipo bacharelado, podendo ser ofertado presencialmente ou na modalidade semi presencial. O foco principal da graduação está na parte de pesquisas. Durante o curso, o estudante vai entrar em contato com muitas áreas do conhecimento, como Ciências Exatas, Saúde e, principalmente, Biologia. Dentre os tópicos estudados, estão o funcionamento de estruturas moleculares, a citologia, a imunologia e a genética. As Ciências Humanas e Sociais são abordadas, principalmente nas discussões de ética, legislação e biossegurança, entre outras.

Segundo o Ministério da Educação — órgão responsável pela regulamentação do Ensino Superior —, a graduação deve durar, no mínimo, quatro anos — tendo o equivalente a cerca de 3.200 horas —, sendo 20% da graduação reservada obrigatoriamente às práticas de estágio.

Neste texto, trouxemos informações do curso de biomedicina, uma importante área da saúde que permite aos ses profissionais atuarem em diversos ramos. Para ser um biomédico, é preciso gostar de fazer pesquisas e análises, além de ter um perfil curioso e facilidade com a parte de biologia. Independentemente da especialidade, é preciso escolher uma instituição de qualidade, que tenha boa nota e seja reconhecida pelo MEC.

Se você quer ter acesso a boas graduações para aproveitar as melhores oportunidades no mercado de trabalho, entre em contato conosco!

Powered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *