Subscribe Now

Trending News

Por que atuar em consultoria em gestão de processos? Conheça a área
Pós-graduação

Por que atuar em consultoria em gestão de processos? Conheça a área

A carreira em gestão de processos sempre está em alta no mercado. Isso porque essa é uma área essencial para o funcionamento efetivo de qualquer modelo de organização. Porém, existem diferentes maneiras de atuar no meio, como a consultoria em gestão de processos.

Para quem está pensando no desenvolvimento da carreira, essa é uma atuação em que a qualificação é mais que um diferencial. As responsabilidades do time de consultores vão desde a análise de processos atuais da empresa até o apoio nas tomadas de decisão.

Neste post, você vai encontrar informações relevantes sobre o assunto, além de entender um pouco mais sobre o perfil profissional desses gestores. Boa leitura!

O que é a gestão de processos?

A gestão de processos — também conhecida como gerenciamento de processos de negócio ou BPM (Business Process Management) — é um princípio administrativo que fornece ferramentas para analisar, definir, otimizar, monitorar e controlar os processos de uma organização. Assim, é possível alinhar essas questões de acordo com os objetivos da empresa.

Para além de ser um preceito aplicável no dia a dia organizacional, tal gestão conta com o apoio da tecnologia, e muitos softwares são desenvolvidos com base nesse método. São sistemas criados para projetar os processos de acordo com as necessidades de trabalho, corroborando com as ações do gerente desse setor.

A finalidade da gestão de processos é melhorar o desempenho das linhas de produção, seja de materiais, seja de serviços, pois é necessário que as tarefas aconteçam de maneira ordenada para que haja resultados positivos no final. A sequência dos acontecimentos são estruturadas dentro das possibilidades do negócio, mas também prevendo carências e suprindo-as.

Os processos são divididos em 3 tipos, podendo ser primários, de suporte e de gerenciamento. Veja como funciona cada um deles:

  • processo primário: são as tarefas fundamentais e devem ser focadas na entrega de valores aos clientes;
  • processo de suporte: são os recursos que entregam valor para outros recursos — ou seja, são as tarefas internas apoiando umas as outras;
  • processo de gerenciamento: é quando os processos anteriores são gerenciados para serem realizados com eficácia.

Dessa maneira, entendemos que o profissional responsável pela aplicação da gestão de processos atua no gerenciamento, geralmente, na consultoria em BPM — uma oportunidade para quem busca se especializar ou está à procura de uma recolocação no mercado.

Qual é a importância da consultoria em gestão de processos?

As empresas buscam sempre por melhorias em seus processos. Geralmente, uma consultoria é contratada para resolver os problemas na linha de produção, como baixa produtividade ou a inserção de novos modos de elaboração dos produtos.

A consultoria em processos é focada na etapa de gerenciamento de produtos, por isso, é essencial a presença de um profissional qualificado para garantir o retorno previsto. Toda a dinâmica de um negócio é construída com base no desenvolvimento, e o BPM é a ferramenta gerencial ideal para o bom funcionamento de qualquer modelo organizacional.

200826_Prêmio-Reclame-Aqui_banner-Blog_Votação-Aberta-01 (2)Powered by Rock Convert
CTA-UNINTERPowered by Rock Convert

Os consultores, na maior parte das vezes, não atuam sozinhos, compondo grupos de profissionais altamente qualificados para atenderem à demanda do mercado.

São muitos os motivos para uma empresa contratar a consultoria em gestão de processos. Destacamos os principais deles, a seguir. Confira!

Conhecer o mercado

A capacitação adquirida pelo time de consultores é suficiente para que eles tenham conhecimento do mercado para diferentes setores comerciais, industriais e de serviços. Assim, eles conseguem oferecer as melhores ferramentas para o momento certo dentro dessas empresas. Ou seja, eles investigam e identificam possíveis problemas, e oferecem as soluções adequadas.

Oferecer um olhar de fora do negócio

A consultoria é uma maneira de ter alguém com um olhar de fora do negócio. Muitas vezes, os gestores não conseguem enxergar situações que quem não está no dia a dia da empresa vê com nitidez. Isso é essencial para propor soluções e fazer análises imparciais do negócio como um todo.

Apoiar a tomada de decisão

As decisões, com o apoio da consultoria em gestão de processos, passam a ser tomadas com base em dados concretos. Contudo, a decisão final não é de responsabilidade do consultor — porém, o apoio dele é essencial para que seja a melhor escolha para a organização.

Estabelecer metas

As metas são estabelecidas de acordo com a necessidade das empresas, ou seja, podem ser renovadas e restabelecidas diante de novas exigências — como a criação de leis e gargalos na produção. Nesse momento, a consultoria de um gestor de processos devidamente qualificado agiliza os procedimentos, adequando as metas à nova realidade do negócio.

Diagnosticar problemas

Você já deve ter percebido a importância da consultoria em gestão de processos no diagnóstico de problemas, não é mesmo? Isso é essencial para o bom andamento da empresa, principalmente, para evitar mudanças drásticas e que comprometam mais que o processo material, além das ações diárias dos colaboradores.

Qual é o perfil do consultor de processos de sucesso?

Algumas qualidades profissionais são essenciais ao gestor de processos. Essas características estão ligadas às competências e habilidades adquiridas durante a formação acadêmica, e também por meio das vivências e experiências no meio.

Veja, a seguir, algumas características de um consultor de processos de sucesso:

  • articulação — que saiba articular processos estratégicos, funcionais e individuais dentro da organização;
  • visão sistêmica — que enxergue o todo e compreenda as reais necessidades de mudanças e adaptações;
  • espírito investigador — não basta identificar gargalos e problemas, é preciso se aprofundar e descobrir a raiz deles;
  • conhecimentos técnicos — que entenda mais do que a teoria, ou seja, que saiba aplicá-la na prática (isso é indispensável);
  • habilidades gerenciais — que esteja sempre atualizado, e que saiba delegar tarefas e ter respostas práticas aos problemas que envolvem o gerenciamento dos processos;
  • criatividade — não basta saber fazer, tem que fazer com criatividade, inovando sempre que necessário.

Como vimos, se você quiser seguir a carreira de gestão e se destacar no mercado de trabalho, é fundamental contar com uma especialização na área. Nesse sentido, um curso voltado para a consultoria em gestão de processos pode ser a opção ideal para você, já que as empresas procuram cada vez mais por profissionais que as ajudem a alinhar a produção com os objetivos da organização.

Está pensando em seguir na carreira de gestão? Então aproveite para saber mais sobre o curso de gestão de processos e qualidade, e invista em um real diferencial para a sua carreira!

como-se-destacar-no-mercado-e-saber-se-posicionar-nas-redes-sociaisPowered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *