Subscribe Now

Trending News

Conheça quais são as bolsas de estudo da Uninter
Geral

Conheça quais são as bolsas de estudo da Uninter

São várias opções de financiamento para você cursar a graduação e conquistar o diploma dos seus sonhos na melhor educação a distância do país.

Realizar o sonho de cursar uma graduação e conquistar o diploma deixou há muito tempo de ser algo distante de alcançar, tanto que hoje existem inúmeras possibilidades para conseguir a titulação de bacharel ou licenciado e, de quebra, engrenar numa especialização ou mestrado na sequência, não é mesmo? E na Uninter você tem várias opções de desconto para deixar o ensino médio já com um pé na faculdade!
Antes de mais nada, é preciso lembrar que a educação a distância foi um fator revolucionário no sentido de levar um ensino de qualidade a preços acessíveis a todos os cantos do mundo. Basta lembrar que a Uninter expandiu o horizonte de muita gente e hoje conta com mais de 750 polos no Brasil e 15 no exterior.
E vamos combinar que a educação a distância (EAD) traz muitas, mas muitas vantagens para a nossa vida. Afinal, você pode estudar onde e quando quiser. E com bolsa Uninter , melhor ainda!

No caso da graduação ou pós-graduação, a bolsa Uninter vem auxiliar quem não tem condições de custear seus estudos do próprio bolso numa instituição particular.

Mas, antes de conhecermos todas as opções de desconto, vamos entender o que de fato significa bolsa de estudo, já que o seu conceito é muito mais amplo que um simples desconto. Além disso, é importante saber que os graduandos devem obedecer a alguns critérios para conseguir determinado auxílio.

O que é bolsa de estudo e por quem é subsidiada?

Leia também:

Conquiste uma bolsa de estudo com a nota do Enem. Veja aqui

Mas você deve estar se perguntando: quem libera essa verba? Bem, a maioria das bolsas disponíveis conta com recursos públicos, como do governo federal. E existem diversos tipos de programas de incentivo. Agora, vamos conhecer alguns deles:

— Programa Universidade Para Todos (Prouni): disponibiliza bolsas de 100% e 50% para estudantes de baixa renda estudarem em instituições privadas.

— Bolsas da Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes): voltadas principalmente a programas de mestrado, doutorado e intercâmbios.

— Bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico: direcionadas, sobretudo, para auxiliar o estudante na pesquisa científica.

— Bolsas específicas da universidade: nesse caso, os critérios para concessão do desconto são definidos pela própria instituição de ensino.

— Bolsas-convênio com empresas: quando a iniciativa privada custeia parte das mensalidades e outros gastos do estudante.

Como conquistar a bolsa Uninter?

Olha só, com a sua nota do Enem, você tem algumas opções para conseguir a bolsa: o Programa Universidade para Todos (Prouni), o Programa de Financiamento Estudantil (Fies) e o crédito universitário PRAVALER.

Então, nosso próximo passo é saber qual o tipo de bolsa mais combina com o seu perfil. Confira:

Prouni

Como já dissemos, o Prouni é uma iniciativa do governo federal que concede bolsas integrais e parciais para estudantes que não conseguem pagar as mensalidades numa faculdade particular. Para concorrer a uma bolsa por esse programa, você tem duas chances, no primeiro e segundo semestre.

Para concorrer ao benefício, é preciso ter:

— feito mais de 450 pontos no Enem 2020/2021 e não ter zerado a redação;

— renda familiar de até três salários mínimos por pessoa;

— concluído ensino médio em escola pública ou particular.

E na Uninter, você tem o Antecipa Enem. Para garantir sua bolsa de 50%, basta se matricular no curso a distância que você escolher. Assim que sua nota for divulgada, o desconto* será recalculado conforme a sua pontuação.

Para a graduação a distância, o desconto Uninter é definido com base na tabela abaixo:

PONTUAÇÃO DESCONTO
Até 550 pontos Bolsa de 40% (35% + 5% de pontualidade)
De 551 a 600 pontos Bolsa de 45% (40% + 5% de pontualidade)
De 601 a 650 pontos Bolsa de 50% (45% + 5% de pontualidade)
De 651 a 900 pontos Bolsa de 55% (50% + 5% de pontualidade)
A partir de 901 pontos Bolsa de 100%

Que mais informações? Acesse aqui.

Fies

Outra opção para conseguir sua bolsa é o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do Ministério da Educação (MEC), que financia até 100% das mensalidades com taxas bem menores que as praticadas no mercado.

Veja quem pode participar:

— Estudante que tenha feito o Enem a partir da edição de 2010 e obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 405 pontos e não ter zerado a redação.

— Ter renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

— Válido somente para cursos de graduação presencial em Curitiba.

Mais informações acesse aqui.

Leia também:

Afinal, como conseguir bolsa com a nota do Enem?

PRAVALER

Na Uninter, também é possível financiar a graduação com o crédito do PRAVALER, que permite quitar as parcelas com o dobro do tempo. O programa é válido para graduação presencial, semipresencial e a distância.

O financiamento é feito por semestre e, depois que é contratado, você tem um ano para pagar as mensalidades. Mas fique tranquilo! As parcelas não acumulam de um semestre para o outro. Financiando um curso de 4 anos, por exemplo, você tem 8 anos para quitar suas mensalidades.

Para participar do Pravaler, é preciso obedecer a essas condições:

— Ter um fiador com pelo menos um salário mínimo de renda mensal.

— Comprovar 2,2 vezes o valor da mensalidade como renda.

— Aluno e fiador não podem ter restrição em órgãos de proteção ao crédito.

Quer fazer uma simulação? Acesse aqui.

Programa de Bolsas Santander

Por meio de uma parceria com o Santander, alunos matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação da Uninter e que estão em vulnerabilidade financeira também podem ter parte das mensalidades e material didático custeados pelo banco. O programa acontece em média 2x ao ano e você pode ficar ligado nas aberturas dos editais e se inscrever em uninter.com/projetos especiais.

Benefícios internacionais

E depois que você estiver matriculado na graduação, já pode ir pensando em fazer um intercâmbio e romper as fronteiras do conhecimento, pois a Uninter possui um departamento chamado de Internacionalização, que incorpora o estudante às atividades realizadas em cooperação com universidades estrangeiras.

Para que você aperfeiçoe a sua formação, a Uninter tem parceria com renomadas instituições internacionais. Quer conferir os programas de intercâmbio? Então, clique aqui.

Agora é só correr pra Uninter e escolher a bolsa que mais combina com você! Até o próximo post!

Com informações do site Catho.

 *Verifique se o curso desejado está na faixa de desconto. Conforme regulamento, possuímos outras tabelas com especificações e faixas diferentes (% de desconto e quantidade de parcelas). Para mais informações, consulte uninter.com/regulamentos.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.