Subscribe Now

Trending News

Como usar o Prouni para ingressar no ensino superior a distância
EAD, Graduação

Como usar o Prouni para ingressar no ensino superior a distância

Entrar na faculdade é um sonho para muitos brasileiros e brasileiras. Só que para muitas dessas pessoas, entretanto, essa tarefa parece totalmente inalcançável. É a quantidade de contas a pagar, é o trabalho em excesso, é a falta de tempo para estudar… São inúmeros fatores que, somados, dificultam a realização dessa meta. Mas e se a gente contasse que existe um jeito mais barato de entrar na faculdade e que, ainda por cima, apresenta flexibilidade de horários de estudo? Continue lendo para saber como ingressar no ensino superior a distância usando o Prouni!

Bolsas Prouni EAD são cada vez mais comuns

O Programa Universidade para Todos (Prouni) e o ensino a distância (EAD) estão cada vez mais unidos para facilitar o acesso aos cursos superiores. Em 2019, dentre as bolsas integrais concedidas pelo Prouni, 45% foram para cursos em modalidade EAD, de acordo com o Ministério da Educação (MEC).

A combinação entre o programa e esta modalidade de ensino traz muitos benefícios para o aluno. Além de obter a isenção de mensalidade, o estudante de baixa renda conta com outras vantagens do EAD, como a diminuição dos gastos com transporte e alimentação — afinal, não é necessário se deslocar com tanta frequência até o campus ou polo. A flexibilidade de horários também é um chamariz: o aluno pode trabalhar e estudar sem se sobrecarregar, porque ele mesmo é quem programa seu tempo de estudo.

O ensino a distância ajuda o aluno a economizar com a mensalidade

Cada vez mais a educação financeira e a necessidade de poupar ou reduzir gastos está na boca do povo. O cuidado com a saúde das economias se tornou uma preocupação na vida do brasileiro — e também nisso o Prouni para o ensino a distância conta com vantagens.

Os preços de mensalidade para bolsistas parciais ficam muito mais baixos!
Quer um exemplo? Enquanto a média de valores para cursos presenciais é de R$ 1.231, para cursos a distância é de R$ 444 mensais, segundo dados da Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp) do MEC. No EAD, as instituições têm menos gastos com honorários de professores e com manutenção de espaços físicos, o que garante a oferta de formações a preços mais baixos. Com esses descontos, muitos estudantes podem finalmente estudar em uma faculdade particular, pois os preços passam a caber cabe no orçamento da família, que precisa se dividir entre investir em educação e deixar as contas em ordem.

quero-estudar-prouni

Como funciona o Prouni?

Para participar do Prouni, o estudante precisa atender aos seguintes critérios:

Powered by Rock Convert
CTA-UNINTERPowered by Rock Convert
  • não é possível ter outra graduação;
  • o aluno precisa ter pontuado acima de 450 no último (Exame Nacional do Ensino Médio (Enem);
  • o ensino médio deve ter sido concluído em escola pública — ou em escola particular com bolsa integral.

Aqueles que aplicam para bolsas integrais devem comprovar renda bruta per capita de até 1,5 salário mínimo; para bolsas parciais (50%), entre 1,5 e 3 salários mínimos.

Portadores de deficiência e professores da rede pública de ensino também podem participar do programa. No último caso, não é preciso comprovar a renda, mas só é possível se inscrever para cursos de licenciatura — Matemática, Química, Física, Biologia, Letras, etc. Esses cursos, aliás, sempre foram o carro-chefe do ensino a distância, tendo a maior proporção de estudantes em quase todas as instituições de ensino. Ou seja, são uma ótima opção para os professores do ensino básico, que podem apostar mais em capacitação.

Dicas para inscrição

Para se inscrever no Prouni, basta entrar em prouniportal.mec.gov.br e se cadastrar. As inscrições de 2020 funcionam assim: você acessa o site com o número de inscrição no Enem 2019 e sua senha. No site, estarão listadas as instituições de ensino e cursos disponíveis pelo programa. As inscrições serão aceitas até o dia primeiro de fevereiro.

Os estudantes que têm interesse em aplicar para vagas a distância podem se adiantar pesquisando quais instituições têm polos de apoio presenciais em sua região e, dentre essas, quais participam do Prouni. No segundo semestre de 2019, a Uninter ofertou 3,5 mil bolsas para 45 cursos em todo o país.

Os estudantes de todo o país já podem se inscrever na edição de 2020. Você ainda tem dúvidas na hora de fazer a inscrição? Assista ao vídeo abaixo:

Vai ficar de fora dessa? Programe-se e faça a sua inscrição no Prouni até o dia primeiro de fevereiro para realizar esse sonho!

O guia completo para melhorar a imagem profissionalPowered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *