Subscribe Now

Trending News

Como trabalhar com redes sociais? Entenda neste post!
Graduação

Como trabalhar com redes sociais? Entenda neste post!

A revolução digital trouxe novas maneiras de fazer negócio e fez surgirem outras carreiras para lidar especificamente com as demandas geradas pelas interações com as máquinas. Para se ter uma ideia de quanto estamos envolvidos com dispositivos digitais, de acordo com a consultoria alemã de pesquisa Statista, a expectativa é que haja 3,8 bilhões de usuários de smartphones alcance em todo o mundo até 2021.

Com isso, a forma de as empresas se relacionarem com seus clientes (efetivos e em potencial) mudou muito, dando amplo espaço para quem deseja, por exemplo, trabalhar com redes sociais. Se você é uma pessoa antenada com o mundo digital, talvez essa seja uma forma de desenhar seu plano de carreira em uma área de bastante relevância para o mercado.

Para que você tenha uma ideia clara do que faz o profissional que se dedica a trabalhar com redes sociais e quais formações possibilitam atuar nessa carreira, criamos este post. Acompanhe as próximas linhas!

A atuação do profissional de redes sociais

Com acesso gratuito às plataformas de mídias sociais, qualquer pessoa ou empresa pode criar sua página no Facebook, Instagram, LinkedIn etc. ou ter um canal no YouTube. Mas foi-se o tempo em que esses recursos serviam apenas como mais uma alternativa de divulgação institucional e de produtos ou serviços.

Na atualidade, as mídias sociais integram uma poderosa ferramenta para a estratégia de marketing de uma organização, sendo capazes de potencializar negócios ao permitir tanto falar diretamente com novos consumidores como fidelizar quem já faz negócio com você.

Com isso, podemos dizer que trabalhar com redes sociais, definitivamente, é uma profissão do futuro ― futuro este que, como diz o jargão, já começou. Com um mundo hiperconectado como o atual, as pessoas estão o tempo todo (ainda que indiretamente) interagindo com as marcas por meio das redes sociais — e aí entra o profissional especializado.

Veja, resumidamente, algumas atribuições de quem deseja trabalhar com redes sociais:

  • consultoria/assessoria de marca: oportunidades, ameaças, novas iniciativas, desenvolvimento de identidade digital e presença on-line, identificação de negócios em potencial e novas transações digitais;
  • gestão de comunidades: monitoramento e interação com as comunidades on-line, representação da marca em diferentes fóruns e comentários;
  • marca on-line: pesquisa, identificação e melhoria de todos os aspectos relacionados à marca nas redes sociais;
  • marketing de conteúdo: criação e gerenciamento de conteúdo que impulsione a visibilidade da marca e promova a interação com os usuários, envolvendo-os em sua jornada de compra. Alguns exemplos de atividades são: criação de conteúdo para blogs, como vídeos, textos e infográficos; concursos e campanhas on-line; e-mail marketing; ranqueamento no Google e demais ferramentas de busca; otimização do site da empresa;
  • marketing de redes sociais: gerir, manter e otimizar quaisquer estratégias de marketing realizadas nas mídias sociais da empresa;
  • relatórios: vendas on-line, posicionamento, reputação on-line.

O mercado de trabalho para redes sociais

As notícias são boas para os brasileiros que estão pensando em trabalhar com redes sociais. A transformação digital está tomando conta das empresas do país e os investimentos em tecnologia digital devem alcançar a ordem de R$ 250 bilhões nos próximos 2 anos, segundo reportagem de 2018 da revista Exame.

Em outra reportagem, a mesma revista divulgou que 62% da população brasileira marca presença ativa nas redes sociais ― YouTube, Facebook, WhatsApp e Instagram são as preferidas, nessa ordem ―, assumindo um importante papel nas estratégias de marketing. Além disso, a pesquisa Social Media Trends 2017 aponta que mais de 92% das empresas brasileiras possuem uma rede social.

Com isso, as redes sociais estão no olho do furacão para as estratégias de marketing, tanto é que diante da demanda do mercado por profissionais especializados, diferentes graduações estão transformando seus currículos para inserirem disciplinas voltadas à área. Inclusive, cursos superiores de Marketing Digital estão surgindo cada vez mais.

CTA-UNINTERPowered by Rock Convert

A formação para trabalhar com redes sociais

Por falar em cursos superiores, veja alguns cursos que são muito úteis para os profissionais que desejam ter formação para trabalhar com redes sociais.

Marketing Digital

O marketing digital proporciona uma das mais completas formações para quem deseja trabalhar com redes sociais. Isso porque os alunos terão contato com disciplinas que os inserem em todo o contexto da cultura digital e lhes apresentam as diferentes ferramentas da área. Entre as disciplinas do curso, o aluno vai aprender:

  • fundamentos do marketing digital;
  • quais são os tipos de redes sociais;
  • como planejar a estratégia de marketing;
  • monitoramento e gestão das redes sociais e estratégias relacionadas;
  • comunicação corporativa;
  • métodos de medição de resultados;
  • análise de mercado.

Marketing

O curso de Marketing possibilita uma formação mais abrangente ao profissional que pretende trabalhar com redes sociais. Ao combinar teoria e prática, o aluno alcança uma visão analítica do mercado e aprende como combinar estratégias on-line e off-line.

Para tanto, receberá conhecimentos de:

  • pesquisa e mercado;
  • análise de campanhas de comunicação;
  • marketing digital;
  • opinião pública;
  • tratamento e análise de dados.

Jornalismo

Com a diversificação dos meios de comunicação on-line, o jornalismo também alcançou as redes sociais. Como uma das vertentes do marketing digital é a criação de conteúdo, o jornalista tem várias oportunidades de trabalho.

Seja por meio de blogs ou em sites e canais de vídeos, há equipes de jornalismo empenhadas na curadoria de conteúdo como forma de envolver seguidores. Esse trabalho vale tanto para os próprios veículos de imprensa (como jornais tipicamente impressos, que estão investindo no meio digital, canais de TV e o próprio rádio) quanto para a comunicação institucional.

Alguns dos conhecimentos adquiridos são:

  • comunicação interativa no meio digital;
  • técnicas de reportagem multimídia;
  • redes sociais e comunicação interativa;
  • assessoria de imprensa on-line;
  • políticas de direitos autorais;
  • jornalismo de dados.

Publicidade e Propaganda

A carreira de publicidade e propaganda também é uma excelente formação para trabalhar com redes sociais. Como as campanhas publicitárias estão cada vez mais arrojadas, sobretudo com mensagens personalizadas e integrando todos os pontos de contato dos clientes, as empresas e agências precisam de gente especializada no digital. O objetivo é criar campanhas mais consistentes e engajadoras.

Com isso, o curso direciona parte da matriz curricular a conhecimentos como os citados nas profissões anteriores, além de focar na experiência da produção publicitária em si, gestão de marcas, promoção e merchandising, design gráfico e webdesign etc.

Se você está de olho nas profissões que estarão em alta nos próximos anos para dar um upgrade em sua carreira e se familiariza com transformação digital, não hesite em buscar meios de trabalhar com redes sociais. Aos aficionados por conexões virtuais, esse é um ambiente dinâmico, no qual tudo muda a todo momento, e a criatividade é o limite! Preenchendo esses quesitos, certamente, você encontrará o seu espaço.

Quer saber novidades sobre o futuro das profissões e receber excelentes dicas de educação e carreira? Então, assine agora mesmo a nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *