23É comum, quando você está empregado, pensar em como ser promovido. Ter a ambição de subir de cargo não só não é nenhum pecado como também é importante que todo profissional tenha em mente um plano de carreira.

Já pensou aonde quer chegar profissionalmente ou em como conseguir mudar de posição? Esses são questionamentos importantes a se fazer. Mas é fundamental ter em mente que existem fases e etapas a serem cumpridas antes disso.

Se você tem interesse em dicas de como subir de cargo, considere-se com sorte! Neste texto, falaremos sobre a importância do desenvolvimento de carreira e como conseguir aquela promoção tão desejada. Então, não perca tempo e prossiga com a leitura!

Qual é a importância do plano de carreira?

Você sabe aonde quer chegar profissionalmente? Essa é uma pergunta muito importante e deve ser refletida com calma. Parece bobeira, mas a resposta pode fazer toda a diferença na vida do trabalhador. A maioria dos profissionais — tanto aqueles que estão no início da trajetória, como os que têm tempo na profissão — tem suas ambições, seja atingir um cargo de liderança, ter crescimento na empresa ou, até mesmo, conseguir melhores salários.

Seja qual for o seu desejo, o problema é que muitas vezes é difícil traçar um caminho de sucesso. Essa é uma típica consequência da falta de planejamento, o que deixa o profissional atônito em meio a tantas opções no mercado de trabalho.

Do lado oposto a essa situação está a elaboração de um bom plano de carreira. Por meio da ação, é possível focar nos objetivos que realmente interessam, além de evitar o gasto de tempo desnecessário e dos recursos financeiros com atividades que não vão adicionar nada ao seu desenvolvimento.

Com esse planejamento, é possível assumir o total controle sob o alcance das suas metas. Afinal, quando sabemos para onde estamos indo, fica muito mais fácil superar os obstáculos e não sermos pegos de surpresa. Por meio do desenvolvimento, é viável pensar em como conseguir ser promovido no trabalho.

Como ser promovido no trabalho?

Agora que já mostramos a importância do planejamento de carreira, é hora de falarmos sobre como ganhar aquela promoção. Nossas dicas vão desde o desenvolvimento de habilidades, até pontualidade e investimento em especializações. Se você quer subir de cargo, confira esses e outros conselhos a seguir!

1. Faça o desenvolvimento de habilidades

Se você ainda não fez uma lista com seus pontos fortes e fracos, está perdendo tempo. Essa é uma maneira de descobrir suas melhores habilidades e também pensar em formas de como melhorar. Pensar no desenvolvimento das qualidades é um importante passo a ser tomado para conseguir ser promovido.

Comece escrevendo-as em um papel e converse com amigos e superiores para ver o que dizem sobre o seu modo de trabalhar. Após isso, reflita sobre cada item e tente aperfeiçoá-los sempre!

 2. Invista na formação continuada

O estudo é uma excelente forma de auxílio para conseguir ser promovido no trabalho. O ensino superior é um gancho para novas oportunidades, mas não se pode parar por aí. Busque cursos, palestras e aulas sobre a sua área de atuação e não deixe de se atualizar!

Essa procura pelo conhecimento com certeza vai fazer diferença dentro da questão profissional e vai chamar a atenção dos seus superiores para a sua dedicação! Além disso, o aprendizado nunca é demais, não é mesmo?

3. Tenha atenção às faltas

CTA-UNINTERPowered by Rock Convert

É lógico que existem casos e acasos para justificar uma falta, mas os líderes não gostam de pessoas que acabam fazendo disso um hábito. Quem se ausenta demais passa a impressão de que não pode ajudar no crescimento da empresa. Por isso, pense bastante antes de tomar a decisão de não ir.

Tirando motivos de doença, problemas por morte ou familiares, evite ao máximo isso. Mostre como você é dedicado ao seu trabalho e esteja sempre presente quando precisam!

4. Mantenha a pontualidade

É muito difícil alguém gostar de pessoas que não cumprem o horário, tanto na vida pessoal como na profissional. Essa é uma questão muito desagradável e às vezes pode até gerar uma justa causa. Então, se você está em busca de crescer dentro do trabalho, evite chegar atrasado.

É uma questão de planejamento: se você tem que chegar às nove horas, programe-se para sair de casa no mínimo uma hora antes, dependendo da demora para se locomover. Pode acreditar que todo esse esforço vai fazer a diferença na hora da promoção.

5. Deixe claro os seus objetivos

Atualmente, as empresas dão mais abertura para que os seus funcionários falem das intenções de carreira. Mesmo que a maior parte das propostas partam da própria firma, é sempre recomendável que a pessoa converse abertamente com os seus líderes sobre os seus planos de crescimento.

É fundamental deixar claro que caso surja uma nova vaga no seu nível de interesse, você gostaria de se candidatar. Sendo assim, é preciso estar preparado também para escutar a opinião dos seus superiores se eles acreditarem que você não está pronto para subir de posição.

As conversas precisam ser muito bem pensadas, para não dar margem a interpretações equívocas e levar a um diálogo desconfortável para ambas as partes. Por isso, reflita bem antes de falar.

6. Desenvolva um bom relacionamento com todos

É difícil pensar na promoção de uma pessoa que não é bem vista pelos seus companheiros. O bom relacionamento com toda a equipe é a base para fortalecer as relações profissionais, pois, ainda que seja importante desenvolver suas habilidades, uma boa convivência interpessoal aumenta as chances de ascensão.

Portanto, evite brigas desnecessárias e não fique no meio de fofocas ou de julgamentos alheios. Seja simpático e receptivo com todos, e, principalmente, faça o seu trabalho!

7. Saiba ouvir os feedbacks

A comunicação é importante, mas saber ouvir é essencial. Não fique chateado ou leve para o lado pessoal quando o seu gestor der um feedback negativo sobre alguma ação sua. Procure levar como uma crítica construtiva e busque melhorar o seu desempenho. Essa é uma importante dica que pode auxiliar quando você for fazer o desenvolvimento das suas habilidades.

8. Tenha paciência

Geralmente, leva em média dois anos para que o trabalhador aprenda completamente um ofício, estabilize-se e adquira a experiência para alcançar um outro cargo. Portanto, seja paciente e não queira as coisas de imediato. Mantenha a calma, porque a hora de ser promovido vai chegar — e a ansiedade pode atrapalhar o seu desempenho e colocar “por água abaixo” todo o plano.

Neste texto, vimos a importância de ter um planejamento de carreira e apresentamos oito dicas de como ser promovido. São itens simples, mas essenciais para alcançar a almejada promoção. Então planeje-se, mantenha-se seguro no que quer, busque se especializar, ouça todos os feedbacks e tenha um bom relacionamento com seus colegas de trabalho. Pode ter certeza que você vai chamar a atenção dos seus superiores e conseguir a sua ascensão profissional.

Não deixe de compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais, para que mais pessoas tenham acesso a essas dicas importantes!

Powered by Rock Convert
como-se-destacar-no-mercado-e-saber-se-posicionar-nas-redes-sociaisPowered by Rock Convert