Subscribe Now

Trending News

Como se tornar um bom líder?
Carreira

Como se tornar um bom líder?

Powered by Rock Convert

Muito usado dentro do mercado de trabalho, principalmente em startups, o significado de ser líder transformou o pensamento de muitos executivos e empreendedores. O conceito de liderança corresponde à responsabilidade de gerenciar empresas e funcionários de maneira assertiva.  

Uma pessoa assertiva se comunica de forma clara, sem prejudicar ou ofender os colegas de trabalho, transmite segurança ao defender um posicionamento e age de uma forma mais participativa dentro da empresa. Sabe a hora de ouvir e a hora de falar. Utilizar essa ideologia pode ser eficiente para conseguir que as pessoas fiquem do seu lado e não o verem como uma pessoa distante.  

Neste texto vamos aprender sobre liderança, analisar as diferenças de um chefe para um líder, dar dicas e sugestões sobre o assunto, indicar livros para você se aprofundar e melhorar o seu desempenho.  

Significado da palavra Líder  

A palavra líder tem origem celta, significa aquele que vai na frente, um guia, um instrutor. Ou seja, aquele que comanda e influencia as pessoas para obter resultados.  

Leia também:  

Passo a passo: saiba como liderar uma equipe 

Quando essa palavra começou a ser usada?  

 “O líder é sustentáculo do grupo: se for forte em todos os aspectos, o grupo será forte; se está defeituoso, o grupo será fraco.” (Sun Tzu)  

O filosofo e general Sun Tzu (544- 496 a.C.) em seu livro a “A Arte da Guerra” via os generais da época como líderes que precisavam impor regras e administrar suas tropas com sabedoria e responsabilidade, assim, dando comandos e os incentivando a lutarem por seu povo em nome do império.   

Isso não era fácil, pois cada homem em batalha era uma pessoa que tinha seus próprios gostos e objetivos. Então alinhar essa ânsia pela vida com as metas da tropa para derrotar os inimigos era um trabalho exclusivo do líder.  

Pensando nisso, podemos adaptar esse conceito a uma empresa e sua missão de conciliar os interesses dos funcionários com as metas e objetivos da corporação, fundamentais para obter bons resultados.  

Qual é a diferença entre chefe e líder?  

Há casos em que o chefe é visto como uma pessoa autoritária e o líder como uma pessoa que aponta caminhos e dá ensinamentos aos liderados. Veremos a seguir quais são as características que diferenciam cada um.  

 

 
Líder Chefe
 Foca as pessoas.    Foca o trabalho.  
Reforça a cultura da empresa.   Impõe a cultura da empresa. 
É inovador.   Administra.  
 Pensa no coletivo.   Cobra resultados.  
 Avalia as propostas de seus funcionários.   Toma todas as decisões. 
 Atende às necessidades dos colaboradores.   Sabe qual é o seu lugar na hierarquia empresarial.  
Influência.   Comanda.  

Viu só? Não é à toa que muitos chefes estão mudando o seu modo de pensar, tornando-se líderes carismáticos e generosos para gerar qualidade e eficiência nas demandas empresariais e no desenvolvimento humano dos colaboradores.  

 Leita também: 

Conheça quais são os 5 principais tipos de liderança  

Características de um bom líder!  

É comum pensar que pessoas comunicativas, inclusivas e inovadoras nasceram com um talento natural para isso, mas não é sempre assim. Toda prática pode ser aperfeiçoada com esforço, tendo em vista que grande parte dos profissionais que possuem cargos de liderança conquistou essa posição pela dedicação e competência em gerir recursos e administrar os processos empresariais. Veja bem, até um técnico esportivo acostumado a instruir seus atletas precisa manter-se atualizado para continuar a liderança.  

 Vamos ver agora as características de um bom líder: 

 1. Empatia 

A empatia é o nome que se dá a uma ação generosa com o próximo, ou seja, estar presente na vida das pessoas para poder ajudá-las. Tentar entender as necessidades, medos e angústias dos colaboradores é importante para o bom desenvolvimento das relações profissionais e para o ambiente de trabalho.  

 2. Proatividade 

Não basta delegar ordens. O líder deve estar atento, fazendo perguntas, dando conselhos e tomando decisões por vezes arriscadas.  

 3. Comunicação 

Como foi dito, a comunicação assertiva é a melhor forma de conseguir seguidores. O ideal é ter clareza e transparência ao se comunicar.  

3.1 Dicas para uma boa comunicação:  

  • Seja paciente: não aborde as pessoas de uma forma imediata.  
  • Faça perguntas e seja um bom ouvinte: aceite sugestões para análise.  
  • Simplifique seu modo de falar: o locutor precisa passar sua mensagem de um modo que todos entendam.  
  • Não passe uma postura defensiva: seja mais um colega de trabalho do que um superior.  
  • Assuma a liderança sempre que necessário: mesmo sabendo que o bom relacionamento com todos é essencial, como líder saiba que delegar tarefas é o seu papel.  
  • Seja mediativo: se houver conflitos entre colaboradores, o correto é entender o lado de cada um e achar uma solução plausível (tomar medidas de acordo com a conduta ética da empresa).   

 4. Motivação  

Para liderar é fundamental manter sua equipe motivada e ter empatia. Por isso não se esqueça de sempre dar feedbacks e elogiar acertos de seus liderados. 

 5. Honestidade  

Vale ressaltar que o caráter de um líder é imprescindível. Afinal, o líder é uma figura central e fonte de exemplo a todos. Então, seja verdadeiro, sincero e não omita possíveis erros e falhas que estão acontecendo, isso fará com que as pessoas percebam que estão seguras e podem contar com você.  

 Livros sobre liderança para você se aprofundar: 

 

   Qual é a Tua Obra?: Inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética, de Mario Sergio Cortella  

 Nesta obra, o autor desmistifica os conceitos sobre liderança e define o líder espiritualizado como aquele que conhece a própria obra e é capaz de edificá-la.  

   Steve Jobs: as verdadeiras lições de liderança, de Walter Isaacson  

 Ao estar presente na vida de Steve Jobs, o autor revisita os momentos da trajetória do empresário, fundador da Apple, rumo à fama e como ele atingiu o sucesso nos negócios por meio da sua liderança.  

   The Making of a Manager, deJulie Zhuo  

 Escrito por Julie Zhou, “The Making of a Manager” define uma trajetória de liderança pela visão de uma mulher, abordando seus acertos e erros. O livro apresenta temas fundamentais de gestão em um tom despretensioso: como dar feedback, como fazer reuniões e como contratar e formar equipes que trabalhem bem em conjunto. A obra está disponível somente em inglês.  

   Liderança e Desenvolvimento de Equipes, de Ana Paula Escorsin e Carolina Walger  

 Esta obra apresenta o que é preciso para ser um ótimo líder. E tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de habilidades que tragam melhoria para a performance das equipes e sucesso para as organizações.  

    Comportamento Humano nas Organizações, de Neide Pérsico e Sonia Beatriz Bagatini  

Para desenvolver o comportamento humano, é necessário mudar a cultura organizacional da empresa. Este livro apresenta uma análise do comportamento organizacional nos aspectos psicológico e social, enfatizando a interação das organizações com o elemento humano. Nele, você encontrará conteúdos essenciais sobre gestão de pessoas e desenvolvimento de competências.  

Acesse  uninter.com e conheça nossas pós-graduações voltadas para a área de negócios. Ofertamos diferentes opções de ingresso.  

Agradecemos por você ter chegado até aqui. Lembre-se: um bom líder para garantir o seu posto deve aprender qual é o melhor caminho a seguir. Se gostou do conteúdo, compartilhe nas redes sociais. 

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.