A construção de uma sólida carreira passa por inúmeros fases que envolvem estudos, estágios, diferentes experiências e cargos. Para tanto, é necessário capacitar-se e mesmo sabendo das diferentes realidades sociais brasileiras, basicamente, para conquistar um bom emprego é preciso cursar uma boa faculdade, realizar uma pós-graduação e provavelmente estudar uma língua estrangeira.
O que ninguém espera e que pode acontecer com qualquer um, em diferentes etapas da vida, é a tão temida demissão. E é sobre isso que vamos falar nas linhas a seguir. Queremos ajudar você com dicas práticas, para que, caso seja demitido, saiba como reagir da melhor forma para reconquistar um novo emprego.
Procure saber o motivo
Antes de mais nada, procure entender o motivo. Se foi uma questão orçamentária, técnica ou comportamental. Esse retorno, que popularmente é conhecido como feedback, do gestor ou do profissional que está à frente do desligamento é fundamental para que você possa aprimorar o que for necessário para o próximo desafio profissional. Por isso, mesmo que seja um feedback negativo, é preferível recebê-lo na totalidade do que sair sem saber o motivo do desligamento.
Cuide das finanças
É bastante importante que, ao ser desligado, você faça um balanço financeiro e procure otimizar eventuais gastos desnecessários. Com alto índice de desemprego brasileiro, é possível que a conquista do novo emprego demora mais que o esperado.
Atualize o seu currículo
Você agora está aberto a novas oportunidades, por isso deixe o currículo atualizado. Procure também atualizar as informações do LinkedIn, rede social específica para o mercado de trabalho. Isso pode chamar a atenção de recrutadores.
Leia também:
Passo a passo: saiba como montar um currículo
Como fazer um currículo para transição de carreira
Redesenhe a sua carreira
Muitas vezes a demissão acontece depois de anos de trabalho. Neste momento, é importante que faça um balanço sobre a sua carreira. Avalie os aspectos de satisfação pessoal, mercado de trabalho e realização financeira. A partir dessa análise, é fundamental que redesenhe a sua carreira, mirando um novo objetivo.
Leia também:
Uninter está entre as 10 maiores instituições de Ensino Superior do País
Número de alunos EaD cresceu 145%, nos últimos nove anos
Faça networking
Ter uma vasta rede de contatos pode ser fundamental para uma rápida recolocação. O que popularmente no mundo corporativo é conhecido como networking é importante nesse processo de novo emprego. Por isso, procure entrar em contato com antigos colegas,
fornecedores e conhecidos, a fim de saber como estão as empresas que atuam e se eventualmente há alguma vaga disponível.
Não deixe de se atualizar
Com o desemprego, é bem possível que você tenha mais tempo livre. Nesse momento, é importante que possa aproveitar da melhor forma a ociosidade. Procure se atualizar na área de atuação, priorizando cursos livres, gratuitos ou de baixo custo que não comprometam o seu orçamento.
Leia também:
Lives: uma ótima opção para incrementar o currículo
Conheça os cursos livres da Uninter
Cuide da saúde mental
Essa talvez seja a dica mais importante para este novo momento. Perder o emprego implica em diminuição de renda e vários outros problemas que podem afetar a autoestima. Portanto, é fundamental que você cuide da sua saúde mental. Fique atento a eventuais sintomas depressivos e, caso não se sinta bem, procure sempre um especialista psicológico ou psiquiátrico.
Obrigado por ter chegado até aqui. Esperamos que você conquiste um novo emprego o mais rápido possível. Mas lembre-se: o desenvolvimento profissional é um meio para que possamos ter uma condição de vida confortável e plena com familiares e amigos! Nesse processo, conte conosco e confira no uninter.com as condições especiais que preparamos para ajudar você =).
Curtiu o nosso post? Compartilhe com um amigo e em suas redes sociais.