Subscribe Now

Trending News

Como funciona uma pós EAD?
Construindo o amanhã

Como funciona uma pós EAD?

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente em relação à formação acadêmica técnica dos profissionais, e esse tem sido um quesito fundamental para a competitividade. Se você está de olho em aprimorar seus conhecimentos, mas tem dúvidas sobre como funciona uma pós a distância (EAD), este artigo vai cair muito bem em você!

Nele, vamos explicar como são os cursos de pós-graduação, em que consiste a modalidade EAD e de que maneira os programas educacionais são realizados nesse formato. Então, continue conosco e acompanhe as próximas linhas!

O que é uma pós-graduação?

Depois de concluir a graduação, o profissional pode buscar aperfeiçoamento na sua carreira ou em áreas correlatas por meio dos programas de pós-graduação.

No Brasil, os cursos são divididos em lato sensu (sentido amplo) ou stricto sensu (sentido estrito). Essas expressões latinas definem o estilo de cada programa e a duração do curso. Confira os tópicos abaixo para entender mais.

Pós-graduação lato sensu

A pós-graduação lato sensu, em geral, é mais abrangente e foca em conhecimentos para serem utilizados no cotidiano do mercado de trabalho. Nesse rol de cursos estão as especializações, aperfeiçoamentos e MBA (Master of Business Administration, destinado principalmente a executivos, gestores ou interessados em conhecimentos de mercado).

A carga horária mínima exigida pelo MEC (Ministério da Educação) é de 360 horas, incluindo o tempo de estudos e pesquisas para os trabalhos de conclusão de curso.

Pós-graduação stricto sensu

Já a pós-graduação stricto sensu abrange os programas de mestrado e doutorado. Esses cursos se utilizam de linhas de pesquisa mais profundas e, portanto, são bem mais densos. Em geral, são destinados a pessoas que desejam se aprofundar na pesquisa de algum eixo científico de sua área e/ou ingressar na área acadêmica.

O nível de exigência do projeto pedagógico também tende a ser muito maior, já que os programas estimulam a leitura e reflexão teórica. Com isso, a carga horária dos programas de pós-graduação stricto sensu varia entre 360 e 450 horas, distribuídas em 2 a 4 anos.

Além disso, é possível pleitear bolsas de estudo para mestrado e doutorado. As principais fontes de financiamento à pesquisa no Brasil são o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e as fundações estaduais de fomento à pesquisa.

Em que consiste a modalidade EAD?

Na modalidade EAD, os cursos acontecem totalmente a distância ou em caráter semipresencial (quando o aluno cumpre parte das disciplinas presencialmente). Nos últimos anos, sobretudo após a regulamentação do governo federal, a modalidade EAD cresceu e se tornou uma excelente alternativa ao modelo presencial tradicional.

De acordo com a ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância), hoje são oferecidos mais de 27 mil cursos total ou parcialmente a distância, dos quais 7,5 mil são regulamentados. O volume de cursos é tão grande porque inclui não só programas de graduação e pós-graduação, mas também cursos livres corporativos e não corporativos.

A ABED aponta que mais de 7 milhões de alunos estão matriculados. Desses, 1,3 milhão frequenta cursos totalmente a distância.

No caso da graduação e pós-graduação, assim como nos cursos presenciais, o MEC tem uma série de exigências para que o certificado EAD seja emitido. Entre elas, podemos citar:

  • reconhecimento da instituição promotora do curso;
  • conceito positivo do curso/instituição nas avaliações do MEC;
  • cumprimento de toda a carga horária do curso, incluindo estágios e atividades complementares (graduação);
  • nota mínima para aprovação;
  • TCC (Trabalho de Conclusão de Curso, somente na graduação).*

*A entrega de TCC na pós-graduação tornou-se optativa em 2018, conforme resolução do CNE (Conselho Nacional de Educação) sobre novas diretrizes para esses cursos. No documento não é citada a obrigatoriedade do TCC, o que configura uma não exigência para emissão do certificado.

Para quem a pós EAD é indicada?

Um grande número de pessoas tem o desejo de se aperfeiçoar nos estudos por meio de uma pós-graduação. No entanto, algumas adversidades do cotidiano podem retardar esse objetivo, como tempo, distância da instituição e questões financeiras.

Por isso, a pós-graduação EAD está se tornando uma excelente alternativa para quem precisa se aprofundar nos estudos de maneira otimizada e sem gastar tanto.

Uma das principais vantagens da pós EAD é a flexibilidade de horário para cumprimento das disciplinas e entrega de tarefas. Isso permite que o aluno consiga adequar sua agenda pessoal e de trabalho e, com uma dedicação mínima regular, cumprir todos os módulos do curso ― e ainda melhor: de casa.

Além disso, em EAD normalmente os encontros presenciais (se houver) são previamente agendados, de maneira que o aluno também consiga se organizar ― especialmente se a instituição for distante de sua residência.

Já na questão custo-benefício, como a estrutura necessária para o funcionamento dos cursos é muito mais compacta em relação à modalidade presencial, as mensalidades também são bem acessíveis.

Nenhum desses quesitos, no entanto, compromete a qualidade do curso. Ao mesmo tempo, o aluno tem toda a assistência necessária para alcançar um excelente desempenho.

Como funcionam as aulas da pós EAD?

Agora que você já entendeu como funciona uma pós a distância, é hora de conhecer melhor a prática do curso. Confira a seguir um pouco sobre questões de metodologia, infraestrutura e atendimento.

Ambiente virtual de aprendizagem

Essa é a sala de aula do aluno EAD e principal meio de comunicação com os professores das disciplinas, colegas e coordenadores de curso. No ambiente virtual de aprendizagem, o aluno tem acesso a todos os conteúdos do curso, agenda de tarefas, fóruns de discussão, chats e até mesmo ampla biblioteca virtual.

Metodologia

A metodologia do curso consiste em oferecer conteúdo diversificado que estimule a reflexão e a prática. Para isso, as plataformas on-line estão cada vez mais arrojadas e permitem que a oferta de materiais seja bastante ampla. Textos, artigos, vídeos, podcasts e até jogos auxiliam o aluno no aprendizado.

Além disso, as avaliações são feitas por meio de tarefas que incluem produções textuais, testes on-line, participação em fóruns, videoconferências e qualquer outro meio que os professores acharem válido.

Dependendo da modalidade do curso, podem ser agendados também encontros presenciais para provas escritas, aulas e apresentação de trabalhos de conclusão de curso.

Sistema de tutorias

O sistema de tutorias auxilia os alunos a desenvolverem sua jornada de aprendizagem. Professores-tutores são responsáveis por cada módulo e vão orientá-los nas melhores práticas para entendimento dos conteúdos. Além disso, eles podem fazer aulas on-line ao vivo em que os alunos participam com perguntas ou tirando dúvidas.

Ainda, o professor-tutor será capaz de observar o rendimento do aluno e até mesmo estimulá-lo em caso de baixa motivação para os estudos.

Atendimento ao aluno

O aluno EAD conta com uma equipe de profissionais altamente qualificada para prestar todo o atendimento necessário à realização do curso. Todos os programas de pós-graduação EAD contam com coordenadores pedagógicos, professores responsáveis por cada módulo e equipes de suporte técnico e administrativo.

Por fim, cabe destacar que o certificado EAD tem igual reconhecimento do MEC e o mercado de trabalho não apresenta resistência alguma a profissionais que tenham estudado nessa modalidade. Inclusive, há programas de pós-graduação destinados a executivos, que não têm tempo para frequentar um curso presencial em função de suas agendas. Então não precisa se preocupar, pois certamente EAD é um excelente investimento.

Agora você sabe como funciona uma pós a distância. Mas, se ainda não se convenceu de que essa modalidade é a melhor escolha, continue conosco e confira 6 vantagens de escolher uma pós EAD!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *