Subscribe Now

Trending News

Fazer amigos no trabalho é uma boa ideia. Veja motivos!
Carreira

Fazer amigos no trabalho é uma boa ideia. Veja motivos!

O espaço de trabalho pode ser o local perfeito para construir amizades duradouras. Confira as vantagens e saiba como estreitar suas relações nesse ambiente.

Para quem não sabe, hoje é Dia do Amigo. A data foi instituída originalmente em Buenos Aires, na Argentina, pelo professor Enrique Ernesto Febbraro. Inspirado pela chegada do homem à Lua, em 20 de julho de 1969, Febbraro defendia que esse grande feito estratosférico não era somente um marco científico, mas uma grande oportunidade de fazer amigos fora da Terra.

Utopias à parte, durante a década de 1970, o Dia do Amigo passou a ser celebrado oficialmente pelos argentinos. O mais legal é que a data comemorativa, com o passar dos anos, ultrapassou fronteiras e caiu no gosto de países vizinhos como Uruguai, Peru, México e Brasil.

Hoje, a data é vista como uma forma de valorizar amizades, permitindo que diferentes marcas realizem iniciativas focadas nessas relações.

Mas pensa aí: como você constrói esses vínculos de parceria? Onde você conheceu o seu melhor amigo? Bom, há ambientes que favorecem a construção de uma amizade, mas há outros locais vistos com certo distanciamento pelas pessoas. Sim, estamos falando das relações construídas no trabalho. Será que isso é possível?

Leia também:

Qual a importância do LinkedIn para a sua carreira?

Motivos para fazer amigos no trabalho

Uma pesquisa da startup americana de recursos humanos Comparably constatou que mais da metade dos 33 mil entrevistados possui um melhor amigo na empresa.

Os números, de fato, não surpreendem. Afinal, a maioria dos profissionais passa boa parte do tempo no trabalho e é natural que relações mais próximas se estabeleçam entre colegas, fortalecendo o desenvolvimento individual e permitindo o crescimento saudável de uma equipe na qual os colaboradores podem contar um com o outro.

E vamos combinar: o que não falta é motivo para você fortalecer as amizades que faz no trabalho. Olha só:

Mais networking 🤝

Ter amizades no trabalho significa que você é uma pessoa com facilidade de criar e manter relações de parceria. E sabe o que é melhor nisso tudo? Você facilita as conexões e sabe o valor de um bom networking — termo que se disseminou há alguns anos e que basicamente diz respeito à rede de contatos que você cria ao longo da sua jornada profissional.

Ou seja, nutrindo o networking, você fica por dentro das oportunidades e, se não está procurando um novo emprego, ao menos fica por dentro das tendências do mercado de trabalho.

Mais qualidade de vida 🌈

O ambiente corporativo, muitas vezes, é estressante. Mas as coisas podem ser um pouco mais leves quando sabemos que não estamos sozinhos nessa jornada. Outro ponto importante: essa relação de parceria aumenta a confiança entre colaboradores, diminuindo a competitividade tóxica.

Leia também:

Como evitar o estresse no trabalho? Confira dicas valiosas!

Mais criatividade 💡

Quem nunca se deparou com aquele job espinhoso, que até acaba tirando o nosso sono, né? Nesses momentos, ter um amigo (ou mais amigos no trabalho) é essencial para superar as dificuldades, pois, ao resolvermos problemas juntos, acabamos encontrando soluções mais úteis e criativas dentro desse cenário mais difícil.

Mais engajamento 🙋‍♀️

Empresas possuem metas e almejam resultados, muitas vezes, desafiadores. Nesse momento, garantir o entrosamento entre os times em prol de um objetivo maior faz com que aquela sede de conquista fique ainda mais acentuada.

Outro ponto importante: o engajamento decorrente dessas situações gera mais interações entre os times — o que facilita as relações de amizade, comprometimento, senso de responsabilidade e por aí vai.

Menos conflitos ⚡

Essa fórmula matemática não tem segredo:

Bons amigos ➕ confiança = menos embates, discussões e fofocas.

E pode apostar: muitas empresas trabalham constantemente em prol desse clima organizacional perfeito, sabia? Afinal, quando os times estão entrosados, em um ambiente mais leve e acolhedor, cumprir metas e ir atrás dos melhores resultados acaba ficando bem mais fácil. Ou seja, todo mundo ganha.

Tá, mas e como fazer amigos no trabalho?

Você aí do outro lado pode ter um bom amigo no trabalho. Outras pessoas, porém, possuem mais dificuldade ao estreitar esse relacionamento no ambiente corporativo. Se esse é o seu caso, tudo bem. Afinal, nenhuma amizade é construída do dia para noite. Mas que tal colocar em prática as dicas abaixo?

Respeite

O respeito deve imperar em qualquer ambiente, principalmente no local de trabalho. Dessa forma, é muito importante que você saiba quais são os limites do outro, usando o bom senso para fazer comentários, piadinhas e sugestões no momento certo, evitando ser arrogante ou abusivo sem perceber.

Ajude

Seja trabalhando junto ou em setores diferentes, o suporte oferecido em determinadas ocasiões faz a diferença dentro do ambiente corporativo — e certamente você será lembrado por isso. Afinal, é no momento de dificuldade que as relações de parceria se fortalecem.

Converse e saiba ouvir

Grandes amizades começam por uma simples conversa. Mas é preciso encontrar um equilíbrio para não exagerar, ok? Fale sobre si, sobre suas referências e, principalmente, deixe o outro falar. Também evite que os assuntos desses bate-papos girem em torno de outros colegas ou de situações corporativas que estão rolando e que não lhe dizem respeito.

Confie e seja confiável

Estabelecer laços de confiança é um dos primeiros passos para construir boas amizades na empresa. Não saia por aí espalhando informações que chegam até você e também dê abertura para que as pessoas confiem em você e no seu trabalho.

E atenção: isso não significa encobrir situações desconfortáveis ou erros graves cometidos por seu amigo de trabalho. Tal atitude pode comprometer a todos e não somente os principais envolvidos.

Saiba valorizá-lo

Amigo de verdade é aquele que aplaude as conquistas do outro. Parabenize-o pelo bom trabalho, dê os devidos créditos quando determinada atividade for feita em conjunto e torça pelo sucesso dele, assim como ele torce pelo seu.

Viu como fazer amigos no trabalho pode ser extremamente benéfico para a sua vida pessoal e profissional? Agora, fica uma última dica: construa essas relações aos poucos, sem compartilhar informações pessoais de modo constante e excessivo. Assim as parcerias se estabelecem de um modo mais natural e, o mais importante, dentro dos limites corporativos.

No fim das contas, quem tem amigo tem tudo! 😎

Vamos combinar, há ditado mais autêntico do que esse? Se você ainda duvida, é porque ainda não conhece o programa de indicações queridinho dos estudantes da Uninter: o ADD Amigos.

Nesse programa, estudantes da Uninter ganham bônus na mensalidade a cada amigo indicado*, que, por sua vez, também ganha desconto ao se matricular. Quer saber mais e participar dessa corrente de vantagens? Acesse uninter.com/addamigos

 

Até o próximo post!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.