Subscribe Now

Trending News

Como fazer amigos na faculdade EAD? Saiba aqui!
EAD, Geral

Como fazer amigos na faculdade EAD? Saiba aqui!

Powered by Rock Convert

Participar de grupos de discussão e investir na interação com os colegas são dicas valiosas para cultivar amizades durante sua graduação a distância.  

A pandemia impulsionou de vez os cursos de educação a distância (EAD), tanto é que o último balanço do Ministério da Educação (MEC) mostra que, nos últimos dez anos, o número de novos alunos matriculados nessa modalidade quadruplicou. Enquanto isso, houve queda de 14% no número de alunos que optaram pela graduação no formato presencial. Ou seja, os estudantes estão se adaptando às vantagens da EAD. Por outro lado, existem certas dificuldades, por exemplo, fazer amigos na faculdade. 

Por isso, neste blog, vamos dar dicas valiosas de como você pode colocar em prática o seu poder de socialização e conquistar amizades duradouras. Afinal, várias disciplinas exigirão que você participe de trabalhos em grupo para ser avaliado no final, servindo de estímulo para você interagir com sua nova turma, que pode ter gente do Brasil todo. 

Aliás, fazer amigos durante a faculdade não é só fundamental para tirar notas boas, mas sobretudo para a sua futura vida profissional. Pois nada impede que eles se tornem seus colegas de trabalho daqui alguns anos. 

Go Us GIF by The Prepared Performer

Será que você é uma pessoa sociável? 

Já se fez essa pergunta? Pare um pouco e reflita: se você é daquele tipo mais tímido, que tinha dificuldade de relacionamento na escola, deve ter percebido que a internet pode ter facilitado a sua vida.  A

final, o impacto de um encontro tête-à-tête é bem maior do que as interações on-line. Claro que a linguagem corporal conta muito na hora de fazer novos amigos, mas as aulas virtuais e os encontros em plataformas on-line são capazes de quebrar o gelo da distância.  

Além disso, a internet possibilitou criar uma rede de contatos com gente do Brasil inteiro e também do exterior. Quando você se matricula num curso totalmente a distância, vai perceber que, ao entrar nos grupos da facul, terá a oportunidade de conhecer pessoas de diferentes estados e culturas.  

É isso aí! A possibilidade de você expandir seus horizontes fraternos é muito grande, mas muito mesmo, o que se aplica aos mais contidos. Mas, é claro, como todo contato, é preciso força de vontade para dar o primeiro passo. 

Bem, sempre há dois pontos de vista. Existem aqueles que afirmam que o mundo digital trouxe amizades perenes, sem consistência, e que esse relacionamento virtual não substitui o contato físico. Sim! Mas quem disse que você não pode engrenar uma amizade on-line e conhecer seus amigos pessoalmente?  

Pense um pouco: até alguns anos atrás, era muito mais restrito consolidar amizades, e os melhores amigos ou eram vizinhos ou colegas de escola, certo? Hoje, esse universo se ampliou demais. Isso porque as redes sociais eliminaram as barreiras e as fronteiras. Basta um clique para se aproximar de alguém!  

Powered by Rock Convert

É claro que um encontro presencial, em cores, não substitui uma chamada virtual. Mas, ainda sim, é possível fazer e manter laços de amizade duradouros. Principalmente com pessoas que moram longe de você. E se você quer saber se é uma pessoa aberta a novas amizades, existem vários teste e quizzes na internet, como este aqui do site Buzz Feed. 

 

Não tenho amigos na faculdade, e agora? 

Fique tranquilo! Pois, como dissemos, durante o curso, você terá a oportunidade de conhecer muita gente, mas muita gente mesmo.  

Vale lembrar que você não precisa ter necessariamente um milhão de amigos — como aquela canção do Roberto Carlos. O que importa é a qualidade das amizades e não a quantidade, certo?  

Afinal, até o sentido de amizade no mundo virtual se reconfigurou, não é mesmo? Você pode ter dois mil amigos no Instagram, mas com quantos desses você é capaz de compartilhar de fato as suas dores? 

Então, confira estas sugestões para você fazer amizades que vão agregar na sua vida acadêmica e pessoal. 

  1. Participe de grupos e eventos da instituição 
    Participar da aula inaugural é um dos jeitos mais práticos de conhecer não só os professores e os coordenadores do seu curso, como também colegas que farão a mesma jornada ao seu lado. A partir daí, você poderá frequentar grupos de discussão e interagir com outros estudantes.
      
  2.  Ultrapasse a fase dos abraços virtuais
    Não se acanhe em dar o próximo passo! Se uma das palavras do momento é engajamento, não basta apenas ser aceito no grupo virtual, é preciso exercer a proatividade. Puxe conversa e perceba os colegas que compartilham dos mesmos gostos que você e têm um perfil parecido ao seu. Caso você se sinta confortável e estreite a conversa com alguém, pode ampliar esse bate-papo no privado ou organizar um grupo paralelo. Assim, você e seus colegas descontraem a rotina de estudo. Tente encontrar colegas que moram na mesma cidade ou na região e marque um encontro presencial, um café para se conhecerem pessoalmente.  O vídeo abaixo traz boas dicas para fazer amigos na faculdade e podem ser adaptadas à EAD.
     
  3. Participe de atividades extras
    Essa é uma grande oportunidade para fazer novos amigos. Agora que o momento mais crítico da pandemia já passou, você pode aproveitar para se matricular em atividades extracurriculares presenciais. Muitas instituições dão a possibilidade de você fazer parte de times esportivos, grupos de música, teatro ou participar de corais, por exemplo. É só avaliar qual atividade mais combina com você. Além de ajudar a conhecer pessoas, esses cursos contarão como matéria complementar.

Faça EAD na Uninter e participe do ADD Amigos 

Independentemente do curso que você escolheu, na Uninter, você pode participar do programa ADD Amigos. Aqui todo mundo ganha! Quem indica e já é aluno recebe bônus na mensalidade. Quem é indicado ganha bônus na matrícula. 

Quer saber mais? Acesse www.uninter.com/addamigos/

 

Até o próximo post! 

O guia completo para melhorar a imagem profissionalPowered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.