Subscribe Now

Trending News

Como estudar para o Enem durante a quarentena?
Covid-19 | Pra Vida Não Parar

Como estudar para o Enem durante a quarentena?

Apesar da pausa forçada nos estudos em algumas escolas por conta da pandemia do novo coronavírus, muitos alunos continuam se aplicando nas matérias para alcançar um objetivo em comum: passar no Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. Afinal, é com a nota alcançada na prova que grande parte dos estudantes brasileiros são aprovados em universidades públicas e privadas.

As provas, confirmadas e agendadas a princípio para os dias 1º e 8 de novembro de 2020, são divididas em Humanidades e Exatas, além de uma redação sobre temas atuais, de discussão pública. Com tanto conteúdo para estudar e sem aulas, você que está aí precisa encontrar no isolamento social alguma maneira de se dedicar e fazer bonito na prova.

É claro que nós sabemos que esse não é o cenário ideal e o que nós gostaríamos, e o que você também gostaria, é que tudo voltasse ao normal. Mas enquanto não retomamos a nossa rotina, nós temos algumas dicas bem bacanas que podem te ajudar e muito durante os próximos meses de estudo.

Estude para o Enem com a Uninter

Se você não sabe por onde começar e quer começar a estudar para o Enem agora, que tal se jogar na nova edição do curso preparatório Pré-Enem da Uninter, que já está disponível gratuitamente para alunos de todo o Brasil?

É isso mesmo. Você não paga nada para estudar e ainda tem à disposição uma plataforma digital com o conteúdo das últimas provas do exame, exercícios inéditos, aulões ao vivo sobre as redações e materiais complementares. O curso é 100% on-line e para fazer a inscrição basta clicar aqui.

Leia também:
Tecnologia aproxima pessoas em período de isolamento
Pandemia COVID-19: o que você precisa saber

Fique bem informado sobre tudo

Respaldados pelo interesse público, veículos de todo o mundo se dedicam à cobertura da Covid-19. Não é para menos, com o status de pandemia, notícias precisas, atualizadas e corretas sobre o assunto precisam superar outro tipo de viralização: as informações falsas, as também chamadas fake news.

200826_Prêmio-Reclame-Aqui_banner-Blog_Votação-Aberta-01 (2)Powered by Rock Convert

Como aluno, você precisa filtrar as informações recebidas e se atualizar na medida certa. De acordo com o professor e coordenador do pré-Enem Uninter, Marlus Humberto Geronasso, o momento atual pode ser ideal para focar nos estudos e deixar a leitura em dia. ‘‘Buscar diversas informações, efetivas leituras em portais de notícias, sites com credibilidade, emissoras de televisão e de rádio e dados concretos acerca da economia e da saúde é algo que vale muito a pena’’.

Treine a sua capacidade de escrita

Entra ano e passa ano, a redação continua sendo o maior temor entre os estudantes. E não é para menos, para concorrer a uma bolsa de estudo com a nota do Enem, um dos pré-requisitos é não zerar a redação. Para isso, vale treinar, escrever, ler, reler, escrever de novo, buscar por referências e também pelos exemplos de sucesso em provas anteriores.

Sobre o tema da redação, Geronasso declara que um assunto que pode estar na prova deste ano é, claro, algo relacionado à saúde e ao contexto atual.  ‘‘Há muito tempo aguardamos uma temática redacional voltada especificamente para a saúde. Desde 1998, os temas redacionais não efetivam uma contemplação plena com essa abordagem. É uma possibilidade, mas há outras colaterais bem significativas diante desse momento mundial vivido em 2020’’, diz.

Use a internet a seu favor

A internet se tornou a principal aliada durante o período de isolamento social e você pode usar e abusar dela não só para maratonar aquela série que estreou, mas também estudar para o Enem. Hoje, muitos professores estão fazendo lives dando dicas sobre as principais disciplinas, órgãos públicos oferecem materiais de estudo para baixar e muito mais. Tudo isso de forma on-line e gratuita.

Separe um tempinho e dê uma garimpada, pois você vai encontrar muita coisa nessa rede mundial.

Então, em tempos de pandemia, sugerimos que você siga a sabedoria popular. Já que precisamos cuidar de nós mesmos e ainda garantir a saúde de quem amamos, faça do limão uma limonada. Bons estudos!

Aproveita e compartilha este post com a galera da sua turma de escola!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *