Subscribe Now

Trending News

Estudar em casa dá certo? Aprenda como ter disciplina
Pós Graduação

Estudar em casa dá certo? Aprenda como ter disciplina

Ao se inscrever em um vestibular ou prova de concurso, sempre vem aquela pergunta clássica quando temos o tempo apertado por conta do trabalho: afinal, como estudar em casa?

Talvez você não saiba ainda, mas existem vários fatores positivos em levar os estudos para casa, como a comodidade de aprender no seu tempo, poder se planejar com antecedência, ter a oportunidade de entender melhor as matérias etc.

Neste artigo, trouxemos algumas dicas que vão mudar a sua forma de estudar de uma vez por todas. Continue a leitura e confira!

Tenha metas bem resolvidas

O autoconhecimento é um aspecto positivo e que precisa ser trabalhado constantemente para entender quais são os seus objetivos, até onde pretende chegar e a que custo — seja físico ou intelectual. Assim, ter metas bem resolvidas ajuda bastante na hora de estudar, pois você saberá que tem um compromisso ao qual não pode falhar.

É como se você tratasse o seu momento de estudo como um dia normal no emprego e tivesse o mesmo empenho, buscando se aprimorar e tendo a consciência de que pode crescer ainda mais. Procure entender as suas motivações, tais como a faculdade que deseja cursar, a carreira que pretende seguir, os possíveis investimentos necessários, entre outros pontos relevantes da sua vida pessoal e profissional.

Crie um plano de estudos

Assim como qualquer receita de bolo, você precisa dosar as matérias e identificar qual combinação é a ideal para trazer o resultado que espera: a aprovação. Desenvolva um plano de estudos prático e coerente com as suas ambições. Se pretende seguir a carreira em Pedagogia, por exemplo, deverá focar mais em Língua Portuguesa; para Administração, precisará ter um pouco mais de Matemática, e assim por diante.

É importante estudar todas as disciplinas e filtrar os assuntos que costumam cair mais no Enem, nos vestibulares e nos concursos. Separe uma ou duas matérias por dia para estudar com vontade e resolva muitos exercícios de exames anteriores, porque isso colabora para fixar a matéria e treinar possíveis condições de prova.

Defina um local de estudos

Independentemente se estudará no quarto, na sala, na cozinha, na área de serviço, no banheiro ou na casinha do cachorro, tenha disciplina para manter aquele local fixo. Essa identificação com o seu posto de estudo é muito importante, tendo em vista que colabora para que o seu cérebro se condicione a trabalhar melhor naquele momento.

A iluminação também é um fator determinante para o seu planejamento. Por isso, verifique se o ambiente tem uma boa incidência de luz, principalmente a natural para economizar energia. O local precisa ser arejado e bem organizado, e você deve deixar tudo de que precisa ao seu alcance para, assim, otimizar o tempo.

Estipule um horário fixo

Da mesma forma que, quando ficamos doentes, temos a responsabilidade de tomar o remédio nas horas certas para restabelecer as energias, isso também deve acontecer com seu plano de estudos. Cada dia de aprendizado é como uma pílula de conhecimento, que, ao ser ingerida, serve para afastar o “vírus da preguiça”.

CTA-UNINTERPowered by Rock Convert

Ter horários fixos faz com que o seu planejamento esteja no caminho certo e você possa desfrutar da sua vida tranquilamente e sem se estressar. Embora muitos recomendam que o estudo deve ser no período da manhã ou da tarde, só você conhece seus limites, afazeres e objetivos. Então, condicione-se a estudar no horário que for mais confortável no seu dia.

Pratique a meditação

Você já deve ter percebido que, em qualquer prova, a paciência é uma virtude indispensável para ter concentração nas questões e evitar o desespero, sendo que cronometrar o tempo de resolução de cada exercício é algo que deve se habituar o quanto antes. No entanto, isso requer prática todos os dias e a meditação ajuda nesse processo, buscando não só a paz interior, mas o equilíbrio de suas ações para o raciocínio fluir como esperado.

A meditação é uma ferramenta preciosa para conseguir tranquilidade, tendo em vista que são minutos de foco apenas em você e em seus pensamentos. Você pode acessar conteúdos desse tipo no YouTube, por exemplo, e buscar a inspiração necessária para mergulhar nos estudos, compreender melhor as matérias e ter calma para resolver as questões em um tempo adequado.

Evite distrações externas

Ao pensar em maneiras de como estudar em casa, possivelmente essa dica estará em todas as listas que encontre. Afinal, a nossa mente gosta de se distrair com as coisas mais curiosas que existem por aí, e evitar as distrações é uma necessidade básica. Assim, a primeira medida que deve tomar é desligar o seu celular ou silenciar as notificações das redes sociais e demais aplicativos que distraiam facilmente.

Por mais que a internet seja maravilhosa no aspecto de encontrar conteúdos de estudo, ela também pode ser uma armadilha para a procrastinação. Por isso, tenha cuidado para não perder o foco. Caso more com outras pessoas, peça gentilmente para que não incomodem seu período de aprendizado, explicando suas metas e dizendo que estará à disposição nas pausas.

Escreva sobre o que aprendeu

Para facilitar a sua vida de estudante, anote absolutamente tudo o que tem aprendido, pois, quando escrevemos o conteúdo visto com as nossas palavras, a chance de absorver a matéria é muito maior. O cérebro tende a organizar mais fácil as ideias quando construímos uma linha de raciocínio lógico, o que pode ser feito com a escrita.

Sendo assim, não tenha receio algum de grifar as partes mais importantes das apostilas, criar mapas mentais, construir resumos e historinhas que ajudem a assimilar a matéria. Se possível, crie um blog para compartilhar suas experiências e, assim, ensinar o que aprendeu. Isso auxilia bastante na compreensão.

Cuide da sua saúde

Embora você tenha seus objetivos para cumprir e reconheça que algumas provas são mais difíceis do que outras, jamais descuide de sua saúde. Sem uma alimentação balanceada, por exemplo, você não terá os nutrientes necessários para o bom funcionamento das células e, naturalmente, pode perder a concentração por conta disso.

Hidrata-se com frequência e respeite seus limites, porque nenhuma aprovação em vestibular deve custar o seu equilíbrio mental e físico. Coloque pausas entre os horários de estudos para fazer algo de que goste, distraia a mente, pratique exercícios e lembre-se de cuidar do sono, investindo em, pelo menos, seis a oito horas de descanso por dia.

Percebeu como estudar em casa tem várias situações em que é preciso ficar de olho? Por isso, tenha muita organização, invista em cuidados básicos, escolha práticas de gerenciamento de tempo e mude os seus hábitos para alcançar o sucesso!

Se você curtiu as dicas que trouxemos hoje e quer ter acesso a outros conteúdos, aproveite e siga nossas páginas nas redes sociais: estamos no Facebook, Twitter, LinkedIn e Google Plus!

como-se-destacar-no-mercado-e-saber-se-posicionar-nas-redes-sociaisPowered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *