Em virtude da pandemia provocada pelo novo coronavírus (COVID-19), de uma hora para outra passamos a nos adaptar em diversos sentidos. Precisamos aprender novas formas de trabalho, consumo, socialização e até mesmo nosso merecido lazer. Mas com as restrições para sair de casa, precisamos principalmente levar para a sala de estar as atividades de lazer que antes eram feitas em espaços públicos e/ou abertos.
Considerando a ameaça que o novo vírus oferece à saúde das pessoas, manter um comportamento passivo pode ser ainda pior. Isso porque a manutenção de atividades relacionadas ao lazer melhora o estado emocional e comportamental, e ainda contribui para a proteção e o combate às doenças crônicas, que podem agravar as consequências do coronavírus.
Manter a rotina da prática regular de atividades relacionadas ao lazer pode oferecer também benefícios psicológicos, bem como promover a sensação de bem-estar. Esse é um fator importante a ser observado, uma vez que a nova rotina proposta pela pandemia pode ser um fator desgastante psicologicamente e gatilho para a ansiedade e demais problemas sociais.
Pensando nisso, dar continuidade à prática de atividades relacionadas ao lazer ajudará no retorno gradual da vida diária, após o período crítico de disseminação do novo coronavírus. As vantagens valem para crianças, adultos e idosos. Então, empurre os móveis da sala e aproveite o espaço para se movimentar.
Tenha sempre uma opção de jogos de tabuleiro, um bom livro, atividades manuais (tricô, crochê, artesanato, pintura, etc.), exercícios de meditação, pesquisas culturais e filmes. Lembrando que o exercício físico pode ser um grande aliado neste processo. Vale dançar, pular corda e subir escadas. Assim como para as crianças, os videogames que estimulam movimentos corporais também podem ser opções divertidas para os adultos.
Para quem está em home office durante a pandemia, é importante evitar longos períodos na mesma posição. Mova-se de tempos em tempos, seja para buscar água, ir ao banheiro ou até mesmo dar uma volta pela casa. Evite a utilização constante do aparelho televisor e o acesso direto a informações excessivamente negativas. Pense e repense. Suas atitudes farão diferença.
Sobre o autor: Eduardo Emilio Lang Mares da Costa é professor dos cursos de Licenciatura e de Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário Internacional Uninter.
As opiniões expressadas nos artigos não refletem necessariamente a posição institucional do Centro Universitário Internacional Uninter.
Posts relacionados
8 Comentários
Deixe uma resposta Cancelar resposta
Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.
oi em meio a todas essas mudanças no mundo na vida ficar em casa e se dedicar em estudar é a melhor coisa a se fazer se abrir para o conhecimento.
Oi, Rosimeri! Agradecemos seu feedback. Acompanhe nossas próximas dicas. ?
O lazer é muito importante e faz com que a saúde física e mental melhorem de forma significativa. Estes textos são bem propício para este momento em que as pessoas estão em casa, realmente precisamos saber utilizar o nosso tempo.
Oi, Roberio! Agradecemos a visita. Volte sempre. ?
Que tempo maravilhoso!
Já que não podemos fazer nada ,além da prevenção contra o covid19, ficando em casa e utilizando outros métodos de prevenção, ainda podemos olhar com bons olhos esse tempo difícil, é o momento de fazermos o que não tínhamos tempo de fazer,ler o livro que foi deixado de lado por falta de tempo, juntar a família e desafia-los numa brincadeira legal,de conversar a mesa,sem pressa.
Ótimas sugestões, Romilda. <3
Gostei bastante desse post!!!
Oi, Francisca! Agradecemos seu feedback. Acompanhe nossas próximas dicas. ?