Subscribe Now

Trending News

Como escolher o curso da faculdade?
Graduação

Como escolher o curso da faculdade?

Histórico de vida pode ajudar na decisão final 

Se você chegou até aqui é porque provavelmente ainda não decidiu qual curso quer fazer, ou se decidiu, logo se arrependeu. Mas não se preocupe, estamos aqui para te ajudar a tomar a decisão mais assertiva possível e, antes de mais nada, queríamos acrescentar que esse momento que você está vivendo é normalmente estressante, então, não se apresse, cada um tem seu tempo e não existe uma idade certa para começar uma graduação e ser bem-sucedido. Mas sem mais delongas, vamos as dicas? 

 

Se coloque em primeiro lugar 

O primeiro passo é se colocar como prioridade e ponderar sobres as influências. Já se foi o tempo que uma carreira era escolhida exclusivamente por status e salário. Outra influência bem grande é a pressão familiar, pois é comum que eles tenham em mente uma carreira ideal. Nesse momento, demonstre que você entende o sonho deles, mas que é preciso seguir os seus gostos e interesses, afinal, será você que viverá anos dessa graduação e carreira.  

 

Observe seu histórico profissional e estudantil 

O segundo passo é olhar para o seu histórico. Nas áreas a seguir, qual delas você ia/vai melhor na escola? Qual mais te agrada? Exatas, humanas, biológicas ou linguagens?  

 

reclame aqui 2021Powered by Rock Convert
CTA-UNINTERPowered by Rock Convert
Exatas  Humanas  Biológicas  Linguagens/Artes 
 

Utilização da matemática e do raciocínio lógico para a solução de problemas e teste de hipóteses. 

 

Utiliza estudos estatísticos e relatos sociais para compor um melhor entendimento da sociedade, das relações sociais e cultura. 

 

Utilizam da experimentação e pesquisa, em níveis micro e macro, para entender os seres vivos e sua relação com o meio ambiente. É também a área que estuda questões de saúde. 

 

Utilizam de estudos históricos e antropológicos para 

entender diferentes formas de expressão de sentimentos e ideias. 

Matemática, física e química.  História, geografia, sociologia e filosofia. 

 

Química, física e biologia.  Português, literatura, outros idiomas e linguagens artísticas. 

 

 

E no trabalho, se você já tiver tido essa experiência. É um local que você deseja progredir de carreira ou mudar totalmente de área? Após refletir sobre isso fica muito mais fácil delimitar qual o principal segmento você se daria bem ao seguir. 

Por exemplo, se você gosta de idiomas, cursos na área de linguagens podem ser interessantes, mas não é necessário se limitar a ser professor. Você pode trabalhar como tradutor, intérprete, analista de comércio exterior, agente de turismo, internacionalista e tantos outros. Assim como, se você trabalha em uma farmácia e deseja trabalhar além da parte de caixas, a graduação na área pode ser um próximo passo para desenvolver sua carreira. 

Estude sobre as profissões que te agradam 

A terceira e última etapa é conhecer a fundo o curso, ou cursos, que você separou na fase anterior. Vale conversar com profissionais da área, participar de feiras de profissões, buscar quem está estudando o assunto e até mesmo buscar no Google, onde existe uma infinidade de materiais sobre todas as profissões. 

>>Centro universitário de Curitiba realiza feirão online de profissões 

Teste de Orientação Profissional – Online Grátis Uninter 

E se, no meio de tantas opções, você ainda estiver em dúvida, te sugerimos esse teste, que mais de 3 milhões de pessoas já fizeram! Ele é gratuito, 100% seguro e por meio de perguntas que investigam o seu perfil comportamental, bem como os gostos e aptidões, você pode entender melhor suas preferências. Ele leva em torno de 20 a 30 minutos, então quando for fazer, tire um tempo e faça com bastante calma. Ao fim, o sistema apresentará as áreas de interesse bem como uma lista de cursos mais adequados ao perfil profissional. Para conferir: uninter.minhaescolha.com.br

Leia também: 

Mercado de trabalho: alto grau de formação e novas habilidades são tendências no pós-pandemia 

Powered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *