Subscribe Now

Trending News

Como diagramar como um profissional? confira 6 dicas infalíveis
Geral

Como diagramar como um profissional? confira 6 dicas infalíveis

Qualquer material gráfico, seja digital, seja impresso, passa pela diagramação, um recurso extremamente relevante para seu sucesso. É ela que faz a organização e a exposição do conteúdo, traduzindo todos os conceitos em linguagem visual. Cada peça tem seus objetivos, necessidades e características. Para descobrir como diagramar bem, você precisa compreender essas demandas e trabalhar de acordo com elas. Parece difícil pensar que há dicas e técnicas para diagramar como um profissional? Pois não!

Embora haja várias peculiaridades, você pode aplicar algumas diretrizes a qualquer material gráfico, ajudando a criar um conceito visual eficiente e bastante claro. E é exatamente sobre esse assunto que vamos ver agora!

Continue acompanhando os próximos tópicos do texto para saber o que é design gráfico e conhecer algumas dicas infalíveis de como criar uma diagramação profissional! Aproveite e boa leitura!

O que é design gráfico?

Bom, podemos dizer que design gráfico trata-se de um modo de se comunicar por meio visual, o que pode ser feito usando:

  • diagramação;
  • imagens;
  • desenhos;
  • textos;
  • animações;
  • códigos;
  • outras ferramentas criativas.

O design gráfico é, portanto, todo trabalho de criação e seleção para comunicar as ideias. As figuras gráficas vão muito além de representações do imaginário e de imagens alusivas do real e pretendem construir novos sentidos para o produtor e, também, para o cliente.

Você consegue ver o resultado desse trabalho no seu dia a dia, em livros, embalagens, sites, marcas, placas, jogos, símbolos, logotipos e qualquer outro tipo de comunicação. O design gráfico está presente em praticamente tudo em que as pessoas têm contato no mundo, ganhando cada vez mais força com o desenvolvimento da tecnologia.

Qual é a importância da diagramação?

Um mesmo conteúdo pode ter um resultado totalmente diferente, dependendo do modo como foi diagramado, lembrando-se de que não é apenas uma questão estética, uma vez que a própria funcionalidade da peça pode ser modificada pela organização visual.

É importante fazer uma diagramação que destaque os pontos mais essenciais e passe as informações de forma bem clara com um visual atrativo. Tal cuidado é imprescindível para que a peça gráfica consiga alcançar seus objetivos.

Como diagramar como um profissional?

Para facilitar sua vida, trouxemos algumas dicas importantes de como fazer uma diagramação de sucesso! Confira!

1. Defina um grid

O grid é, sem dúvidas, um excelente recurso para organizar o espaço disponível para a diagramação, uma vez que, por meio dele, você consegue determinar as áreas que vão receber imagens e textos, bem como o espaço entre cada bloco. Ao começar sua diagramação, teste diversas opções de grid e opte pela que melhor distribui o conteúdo. A partir dessa definição, procure respeitar a estrutura para que a coerência visual seja mantida.

2. Use colunas

Ao definir um grid para o material, você precisa determinar o espaço para o texto, e o melhor modo de organizar esse conteúdo é a partir de colunas. Não há uma regra quanto ao tamanho ou à quantidade de colunas que cada peça gráfica precisa ter. Mas é importante estar atento a algumas características, uma vez que elas acabam interferindo na legibilidade do texto.

Colunas compridas e largas dão peso maior ao conteúdo, porém podem parecer cansativas. As versões curtas contribuem para que pareça um texto dinâmico. Para escolher entre uma e outra, procure basear-se na intenção combinada com a quantidade de informação a ser organizada.

3. Cuide da hierarquização

Para começar sua diagramação, é preciso organizar as informações, sempre da mais relevante para a menos, para que o leitor veja de acordo com o critério que você deseja. Essa página precisa ser clara e simples, para permitir uma leitura afável, sem distrair o leitor ou cansá-lo da sua diagramação.

4. Atente-se para as cores

As cores são essenciais para sua diagramação. Então procure sempre combiná-las e utilizá-las a seu favor. O recomendado é usar cores escuras em fundos claros, pois garante uma leveza, além de serem percebidas positivamente. Lembre-se de que um texto escuro em fundos com particularidade, uma fonte branca em um céu azul claro ou as cores claras em fundos escuros, por exemplo, acabam quebrando o ritmo da leitura e cansando o leitor.

5. Trabalhe a tipografia

Escolha a fonte que pretende trabalhar na sua diagramação, mas não se esqueça de que ela precisa ser evidente para o leitor, pois a mensagem deve ter clareza. Em hipótese alguma encha sua diagramação de letras, pois isso pode embaralhar o leitor. Caso o texto seja inserido sobre uma imagem, por exemplo, o mais indicado é usar uma fonte bold e regular.

6. Não se esqueça das imagens

É importante ter em mente que uma diagramação não vive só de textos. As imagens dão vida ao material gráfico, ajudando a comunicar o conceito que o conteúdo propõe. Então, use fotos e gráficos quando for pertinente, ficando sempre atento à qualidade.

Confira se a resolução está realmente adequada ao uso e nunca distorça uma imagem. Apesar de os materiais digitais permitirem uma menor qualidade, jamais use o Google. Aproveite sempre os bancos de imagens pagos ou gratuitos e verifique com atenção os direitos de uso.

É preciso destacar a importância da legibilidade ao diagramar, afinal de contas, o material precisa estar bem claro e legível. Então, considere o espaço onde o texto vai ser inserido, verificando se vai ser possível ler perfeitamente quando for impresso. Lembre-se de que ninguém gostaria de ter que fazer esforços para ler o que está escrito no trabalho.

Bom, todas essas dicas relevantes vão ajudar você a entender como fazer uma diagramação perfeita, como um verdadeiro profissional. Com atenção e criatividade nos detalhes, você vai conseguir. Para que você se torne ainda melhor nesse trabalho, o ideal é que faça um curso em Design Gráfico.

O Curso de Design Gráfico – EAD, da Uninter, por exemplo, é uma excelente opção, principalmente se você não tem tempo para ir até uma faculdade todos os dias da semana. Esse curso dura 2 anos e tem como objetivo formar profissionais especializados na solução de problemas gráficos e comunicação por imagens. Ao concluí-lo, você sai preparado para trabalhar com projeto e gestão de sistemas de identidade visual e corporativa; design de mídias digitais e de embalagens; interfaces multimídia, produção gráfica e direção de arte.

Na Uninter, você vai assistir às aulas e realizar atividades por meio de app exclusivo e de última geração, com os melhores professores mestres e doutores. Além disso, vai ter acesso a uma biblioteca virtual gratuita, com mais de 100 mil títulos disponíveis. Então, aproveite para investir nesse curso e adquira muito conhecimento!

E aí, gostou de conhecer essas dicas infalíveis de como diagramar como um profissional? Quer permitir que seus amigos também conheçam? Então compartilhe o texto em suas redes sociais agora mesmo!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *