Imagem de uma mulher representando uma empresária em seu escritório em frente ao notebook.

Entenda quais as diferenças entre a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e o Microempreendedor Individual (MEI).

No atual mercado de trabalho brasileiro, duas siglas se destacam quando o assunto é a forma de contratação: CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e MEI (Microempreendedor Individual). Ambas as formas têm suas particularidades, vantagens e desvantagens. Por isso, confira neste post tudo sobre as diferenças entre essas modalidades, para tomar a melhor decisão para a sua carreira profissional.

 

O que é CLT? 

Instituída em maio de 1943, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) é a legislação que regula as relações trabalhistas no Brasil. A CLT é responsável por estabelecer os direitos e os deveres tanto dos empregadores quanto dos empregados, para garantir uma série de benefícios e proteções aos trabalhadores formais.

Para esclarecer um pouco sobre a modalidade CLT, vamos conferir algumas de suas vantagens e desvantagens.

 

Vantagens da CLT

  • Benefícios: os trabalhadores contratados por meio do regime CLT têm direito a uma série de benefícios, como férias remuneradas, 13° salário, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), licença-maternidade, licença-paternidade e seguro-desemprego.
  • Estabilidade: a CLT oferece maior estabilidade e segurança aos trabalhadores, pois a demissão sem justa causa (demissão em que o colaborador é despedido sem motivo legal) gera uma série de procedimentos, indenizações e multas para o empregador.
  • Vale Alimentação e Vale Transporte: é comum que as empresas disponibilizem vale alimentação e transporte como uma forma de auxiliar nas despesas diárias dos colaboradores.

 

Desvantagens da CLT 

  • Menor flexibilidade: a imposição de uma jornada de trabalho fixa, isto é, com horário de entrada e saída bem definidos, torna a rotina dos colaboradores empregados na CLT menos flexível.
  • Burocracia: questões como a formulação do contrato de trabalho e a manutenção dos direitos, tanto para os colaboradores quanto para os empregadores, podem ser burocráticas.

Leia também: Profissões que mais cresceram no país possuem cursos com alta procura no mercado de trabalho

 

O que é MEI? 

Agora que você foi apresentado à CLT, é hora de entender o que é MEI e quais são suas vantagens e desvantagens.

O Microempreendedor Individual (MEI) foi criado em 2008 e tem como objetivo formalizar trabalhadores autônomos, que desempenhavam suas atividades sem amparo ou segurança. O MEI permite que esses profissionais possam formalizar sua situação como pequenos empresários, para facilitar o acesso a benefícios e simplificar o processo de tributação.

Para se tornar MEI, o trabalhador precisa se inscrever no portal do empreendedor.

 

Vantagens do MEI 

  • Formalização: o MEI permite que o profissional autônomo formalize suas atividades, tendo um CNPJ e podendo emitir notas fiscais.
  • Benefícios Previdenciários: o MEI contribui para o INSS, para que o profissional tenha acesso a benefícios como aposentadoria e auxílio-doença.
  • Acesso a Crédito: o MEI possui mais facilidade a linhas de crédito específicas para microempreendedores.
  • Flexibilidade: o MEI tem maior flexibilidade para gerenciar seus horários e decidir sobre a execução de suas atividades.

 

Desvantagens do MEI 

  • Benefícios limitados: embora o MEI contribua para o INSS, o valor da contribuição é menor, resultando em benefícios também reduzidos.
  • Instabilidade: diferentemente da CLT, o MEI não tem direito a benefícios trabalhistas garantidos, como férias remuneradas, seguro-desemprego etc.
  • Restrição de atividades: há uma limitação quanto às atividades que podem ser registradas como MEI.

Leia também: Como se qualificar para o primeiro emprego?

 

Qual das duas modalidades devo escolher? 

Agora que você compreendeu o que é CLT, o que é MEI e quais são os seus respectivos benefícios e desvantagens, você pode escolher qual das duas opções melhor encaixa no seu perfil e aos seus objetivos profissionais.

Caso você escolha o regime CLT, terá mais segurança financeira e uma série de benefícios, no entanto, implica em seguir as regras e horários estabelecidos pela empresa. Já ao escolher ser MEI, é necessário um bom planejamento financeiro para lidar com possíveis imprevistos e variações de renda.

Gostou desse conteúdo? Então confira mais posts como esse aqui em nosso blog e siga as redes sociais da Uninter para ficar por dentro de tudo!

Até breve!

Leia também: Como a Uninter te aprimora para o universo de sucesso do empreendedorismo