Subscribe Now

Trending News

Certificado EAD: tem o mesmo valor que o presencial?
Pós Graduação

Certificado EAD: tem o mesmo valor que o presencial?

Você tem o desejo de se aperfeiçoar na carreira mas considera difícil demais encarar um curso presencial? Talvez a solução para esse objetivo esteja no ensino a distância (EAD).

A evolução tecnológica e o respeito que a modalidade ganhou nos últimos anos fizeram com que o certificado EAD não ficasse atrás dos emitidos para cursos presenciais. Para ter uma ideia, o interesse na modalidade cresceu tanto que, hoje, são mais de 1,07 milhão de alunos apenas na graduação, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). Para fins de comparação, em 2007, as matrículas do ensino a distância representavam apenas 15% do total, ou pouco mais de 300 mil alunos.

Mas isso não para por aí: os cursos EAD tomaram conta da pós-graduação, extensão e até mesmo de cursos livres e corporativos. Segundo a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), atualmente, são mais de 29 mil cursos e 7 milhões de alunos matriculados.

Assim como você, muita gente ainda tem dúvidas sobre a validade do certificado EAD. Por isso, fizemos este artigo para mostrar que não há com o que se preocupar. Continue a leitura e confira!

Por que a pós-graduação é essencial para a sua carreira?

As transformações pelas quais o mercado vem passando são cada vez mais velozes e as exigências por especialização não param de aumentar. Sobretudo em razão das novas tecnologias, novas formas de se fazer negócio estão surgindo e outras habilidades são exigidas dos profissionais, além do diploma da graduação.

Normalmente, os cursos de graduação oferecem conhecimentos para que o aluno esteja capacitado a trabalhar nos mais variados campos de cada profissão. Porém, para que ele possa ascender profissionalmente e conseguir cargos de maior respeitabilidade, somente as especializações atenderão a esses quesitos.

Isso acontece porque é na pós-graduação que serão trabalhados eixos específicos do conhecimento de cada área de atuação. Inclusive, é possível voltar-se tanto para a prática profissional com especializações que abordam aspectos do cotidiano profissional, como é o caso da pós-graduação lato sensu, ou ir para o campo acadêmico ― de ensino e pesquisa ― com os cursos de mestrado e doutorado (pós-graduação strictu sensu).

Felizmente, as opções em EAD são inúmeras, especialmente para cursos lato sensu, que geralmente são mais curtos e focados nas necessidades imediatas do profissional. Por exemplo, uma pessoa graduada em administração e que precisa de especialização na área de gestão comercial e marketing; ou um psicólogo que trabalha com crianças e precisa se especializar em neuropsicopedagogia.

O certificado EAD vale o mesmo que o presencial?

Com os investimentos e regulamentações do governo federal para incentivar o ensino a distância na última década, as instituições de ensino superior conseguiram estruturar seus polos EAD e promover cursos de alta qualidade.

Para tanto, investiram em tecnologia de ponta em plataformas virtuais de aprendizagem, que possibilitam a entrega de conteúdos diversificados e que facilitam a jornada de aprendizado do aluno. Mais ainda, a contratação de professores-tutores de primeiro nível nada deve aos cursos presenciais.

Além disso, para que o certificado EAD seja emitido ― em qualquer curso de graduação ou pós ―, há diversas exigências feitas pelo MEC, como cumprimento de carga horária mínima, avaliação e apresentação de trabalho de conclusão de curso.

E mais: para que o diploma tenha validade no mercado, é preciso que a instituição seja credenciada pelo MEC. Além disso, periodicamente, os cursos passam por uma avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que atesta as qualificações para que esses cursos se mantenham em funcionamento.

CTA-UNINTERPowered by Rock Convert

No caso da graduação EAD, os cursos são avaliados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e outros indicadores do MEC, e a instituição recebe um conceito que atesta o nível de qualidade do ensino.

Por fim, graças à respeitabilidade alcançada pelas graduações e pós-graduações EAD, o mercado já não encara a modalidade com restrições. Com isso, é claro afirmar que o certificado EAD tem validade igual ou superior à de um curso presencial ― dependendo, claro, da reputação da instituição de ensino escolhida.

O que deve constar nos certificados de pós em geral?

Para que o certificado de pós-graduação tenha validade no MEC e você possa utilizá-lo em seu currículo, existem algumas informações obrigatórias que devem constar no documento, tanto na versão impressa quanto digital.

Os dados impressos no certificado apontam o parecer da instituição realizadora do curso de que você teve os créditos necessários para aprovação e, portanto, está apto para utilizar os conhecimentos profissionalmente. Veja na lista abaixo o que não pode faltar:

  • nome e CNPJ da instituição onde o curso foi ministrado;
  • nome do aluno;
  • RG ou CPF;
  • modalidade do curso (graduação, pós lato sensu, stricto sensu, extensão etc.);
  • data de início e término do curso;
  • assinatura do responsável pela instituição e coordenador de curso;
  • disciplinas estudadas no verso do certificado;
  • nota da avaliação final;
  • carga horária total;
  • QR code e chave de segurança que determinam a validade do documento.

Quais são as vantagens de uma pós EAD?

Confira algumas razões para você optar por uma pós-graduação EAD agora mesmo!

Cada um escolhe o seu ambiente de estudo

Como a internet rompeu os limites geográficos das instituições de ensino, você literalmente pode estudar onde quiser. Em casa, no trabalho ou até mesmo na beira da praia, com um notebook, tablet ou smartphone em mãos, é possível acessar a plataforma de estudos e desenvolver todos os conteúdos apresentados.

Flexibilidade de horário

Ao contrário dos cursos presenciais, que têm uma agenda pouco flexível e exigem sua presença no campus, na modalidade EAD você determina seu ritmo de aprendizado e a quantidade de tempo para os estudos. Isso é possível porque os conteúdos online são organizados de maneira que você consiga distribuir seus horários ao longo da semana ― e as tarefas têm prazos determinados previamente.

Corpo docente qualificado

O corpo docente é normalmente formado por profissionais respeitados no mercado, com títulos de especialistas, mestres e doutores. Assim como nos cursos presenciais, o nível de capacitação do docente jamais pode deixar a desejar, não apenas para atender às exigências do MEC, mas principalmente para que o aluno receba a assistência necessária.

Encontros presenciais programados

Quando há encontros presenciais, eles são marcados com antecedência. Em alguns casos, no início do curso o aluno já sabe quando deverá comparecer à instituição. Isso evita gastos e perda de tempo com deslocamentos, como acontece com os cursos 100% presenciais ― nos quais, inevitavelmente, o aluno precisa passar pelo estresse do trajeto.

Mensalidades mais baixas

Como a estrutura dos polos EAD tende a ser mais enxuta, uma vez que tudo é feito online, as mensalidades são consideravelmente mais baixas do que as dos cursos presenciais. Algumas instituições chegam a até mesmo cobrar taxas de matrícula simbólicas, o que facilita ainda mais a vida do aluno.

Como você pôde perceber, a modalidade EAD é uma forte tendência no ensino superior, não só no Brasil, mas no mundo todo. Com o ensino a distância, o acesso à educação aumentou consideravelmente e está possibilitando que um número cada vez maior de pessoas tenha condições de estudar e qualificar sua experiência profissional.

Então, agora que você já não tem mais dúvidas de que o certificado EAD tem o mesmo valor que o presencial, continue conosco e saiba mais sobre os benefícios que uma pós-graduação pode agregar à sua formação educacional!

como-se-destacar-no-mercado-e-saber-se-posicionar-nas-redes-sociaisPowered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *