Subscribe Now

Trending News

Carreira pública ainda vale a pena?
Carreira

Carreira pública ainda vale a pena?

Powered by Rock Convert

O Brasil enfrenta, há algum tempo, um alto índice de desemprego e atinge a maior série histórica de trabalhadores informais, ou seja, profissionais que não possuem benefícios como décimo terceiro, férias, descanso remunerado, contribuição previdenciária e outras garantias que a legislação brasileira oferece ao trabalhador CLT. Diante desse cenário, uma das possibilidades é a carreira pública. Mas será que ainda vale a pena? Fique conosco até o fim e saiba a resposta.  

Estabilidade 

A carreira pública tem como forte característica a estabilidade, além de alta relevância social. Ao trabalhar no funcionalismo público, o profissional tem a possibilidade de ajudar a sociedade civil. Existem médicos, professores, agentes de segurança e vários outros profissionais que atuam no funcionalismo, seja na esfera municipal, estadual ou federal. Com relação a estabilidade, não quer dizer que o concursado pode fazer o que quiser, muito pelo contrário, cada área de atuação tem suas regras e o não cumprimento pode acarretar em exoneração ou até mesmo demissão.  

 Leia também:  

Uninter está entre as 10 maiores instituições de Ensino Superior do País 

Número de alunos EaD cresceu 145%, nos últimos nove anos 

O concurso público é concorrido?  

Para responder essa pergunta, precisamos levar em considerações algumas variáveis, mas, para não enrolar nas respostas, depende! Depende da quantidade de inscritos, das vagas disponíveis no edital, da relação candidatos por vaga, se o cargo almejado é muito específico, se é de nível fundamental, médio ou superior e, principalmente, se possui muitos candidatos ou muitos inscritos. E aí você me pergunta: qual a diferença entre inscrito e candidato? 

Basicamente, o inscrito é aquela pessoa que se inscreveu, mas não se preparou. Não leu o edital, não estudou, seja em um curso especializado ou com materiais adequados ou, ainda, que está apenas treinando por nunca ter prestado concurso. Por isso, ao ver aquele mar de gente, não se desespere, pense que muitos ali são apenas inscritos.   

Qual o conteúdo?  

O conteúdo para um concurso público varia de acordo com a função, nível escolar e esfera de atuação (prefeitura, estado ou federação). Por isso, é fundamental que o candidato leia com atenção o edital e fique atento às matérias do exame. Acontece que, em várias provas, questões como redação, procedimentos jurídicos, atualidades e noções de exatas e português são fixas e, ao estudar para um concurso, você já se prepara para outras oportunidades. Pensando nisso, a Uninter possui uma área específica com os melhores cursos preparatórios do mercado, elaborados por especialistas no assunto. Clique aqui e saiba mais.

 E os salários? 

Como na pergunta anterior, o salário varia de acordo com a função, esfera, órgão, entre outros. No entanto, na média, o salário do funcionalismo público tende a ser estável, ou seja, melhor que a média da população trabalhadora brasileira, porém com um teto, inclusive constitucional, ou seja, com força de lei.  

Isso acontece pois o pagamento desses salários é oriundo dos impostos pagos pela sociedade civil.  Enfim, para a realidade brasileira atual a carreira pública vale a pena sim! Se você tem interesse por essa área, é importante se preparar. Clique aqui e confira as possibilidades que a Uninter tem pra você! 

 Gostou do nosso post? Compartilhe nas suas redes e com um amigo =) 

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.