Subscribe Now

Trending News

Carreira em W: como funciona e quais são seus benefícios?
Pós Graduação

Carreira em W: como funciona e quais são seus benefícios?

O mercado de trabalho vem se transformando a cada ano e acompanhando as mudanças existentes no mundo. Antigamente, os profissionais tinham apenas um caminho possível para o crescimento dentro de uma empresa, seguindo um padrão totalmente linear.

Porém, com o tempo, as empresas perceberam que certos perfis de profissionais não se encaixavam nesse meio. Foi aí que aconteceram algumas mudanças e surgiu a carreira em W. Neste texto, falaremos sobre esse tipo de plano de carreira, mostrando para qual perfil ele é indicado e até mesmo quais vantagens traz. E aí, ficou interessado? Então prossiga com a leitura!

O que é carreira em W?

Antes desse novo modelo, era usado um plano de carreira chamado Y, no qual a hierarquia era vertical. Com as mudanças dentro do mercado de trabalho, as empresas viram que poderiam ir além dele e aí surgiu o modelo em ‘W’. Mas como ele funciona?

Bem diferente do outro, ele veio como uma resposta rápida dos especialistas para conseguir adequar o crescimento gradual dos colaboradores no contexto atual. Desse modo, sua proposta tem em vista que nem tudo consegue seguir uma linha reta, tipo de A até B, como é o caso do desenvolvimento profissional. Na carreira em W, o crescimento é feito de forma horizontal e segue por dois tipos de direções:

·        área técnica;

·        área gerencial.

Ele tem divisões de responsabilidades consideradas de baixa, média e alta dificuldade. Isso faz com que os gestores e colaboradores trabalhem na mesma frente, só que com mais flexibilidade. O líder acaba colocando a mão na massa do mesmo jeito que os profissionais da sua equipe. Por isso, é visto como um modelo mais flexível, dinâmico e que preza pela participação de todos.

Quer um exemplo? Imagine a seguinte situação: a pessoa que foi recém-contratada para liderar uma equipe é ótima na gestão de pessoas, mas não tem o conhecimento técnico de certas particularidades do negócio. Por meio da carreira em W, esse gestor vai ter ao seu lado os profissionais que despontam em qualidades técnicas e que podem atuar junto dele. Ambos vão se destacar e apresentar os seus diferenciais levando a empresa a alcançar os objetivos esperados.

Para qual perfil ela é indicada?

Não são todas as pessoas que se encaixam nesse tipo de carreira. Existe um perfil específico de colaboradores que conseguem desenvolver essas ações. Entre as características que eles podem ter, estão:

·        comunicação desenvolvida de forma eficiente, sabendo escutar e passar as suas mensagens com bastante objetividade e buscando sempre valorizar os relacionamentos interpessoais;

·        alma de negociadores e conhecimentos sobre como lidar bem com os conflitos internos e externos que existem dentro da empresa;

·        muita criatividade e apego à inovação. Ficam insatisfeitos com a mesmice dos processos e de seus resultados e buscam sempre novas possibilidades e visões.

Quem pertence ao perfil ‘W’ é capaz de falar com os dois lados, atribuindo atenção especial às situações consideradas mais específicas. Porém, esse profissional também sabe filtrar as informações que são necessárias para a equipe técnica ou à gestão. É uma carreira flexível, traz muitas oportunidades para os profissionais e permite que se tornem autogerenciáveis. Além disso, permite que desenvolvam as habilidades de forma mais ampla.

Quais são as suas vantagens?

CTA-UNINTERPowered by Rock Convert

Já falamos sobre o que é e qual perfil a pessoa deve ter para ser considerada apta a desenvolver esse plano de carreira. Mas, quais são as vantagens que isso traz para a empresa e para seus colaboradores? É exatamente o que falaremos a seguir!

Amplia o aprendizado

Ela possibilita, principalmente, a união dos perfis técnico e gerencial. Sendo assim, o colaborador tem mais chances de se adaptar a diferentes funções dentro da mesma empresa, atuando como um especialista e também como gestor.

Esse abrangente leque de cargos em que o profissional pode trabalhar faz com que as suas chances de aprendizado aumentem bastante, já que ele não fica limitado apenas a uma área. Assim, é estimulado a seguir se aperfeiçoando e adquirindo novas ferramentas para se tornar multidisciplinar.

Aumenta as oportunidades

Quando consegue adquirir novos conhecimentos, o profissional amplia as oportunidades em várias áreas. Não é porque iniciou na carreira relacionada à publicidade, por exemplo, que ele vai seguir pelo resto da vida nisso.

No ambiente da carreira em W, ele vai aprender mais funções dentro da mesma empresa sem ter que se desligar do seu atual cargo. Dessa forma, há não só o crescimento vertical ou diagonal, como também horizontal.

Possibilita novas carreiras

Da mesma forma que existem novas possibilidades, isso não limita que o colaborador se candidate para áreas distintas da sua. O analista de um setor, por exemplo, pode concorrer ao cargo em outra área. Com isso, ele traz as competências que já tem para ajudar em seu novo trabalho. Além disso, vai adquirir novos conhecimentos para se adaptar a esse caminho.

Traz o desafio constante

Com a possibilidade de mudar de áreas, os desafios não cessam. O profissional vai ter que aprender as novas técnicas relacionadas ao seu cargo atual, estudar muito e, principalmente, saber fazer a adaptação dos conhecimentos adquiridos anteriormente em sua nova função.

Sendo prático, essa é a oportunidade de o colaborador juntar as suas qualidades profissionais técnicas e gerenciais para chegar em um caminho único e muito recompensador, sem espaço para a mesmice ou conformismos.

Desenvolve a saúde emocional

O profissional desse perfil transita muito pelas áreas técnica e gerencial, então ele precisa de qualidades que o ajudem a lidar com os problemas diários, como o estresse e a cobrança por resultados. Manter o equilíbrio entre os dois ramos citados ajuda a trazer uma estabilidade entre as nossas ações e emoções, desenvolvendo assim a inteligência emocional.

Com isso, ele dificilmente vai ter frustrações e não se sentirá desvalorizado caso pretenda crescer na área gerencial. Já o gestor terá a chance de trabalhar o seu lado de especialista. No final, a organização e o corpo de trabalho saem ganhando com tudo isso.

Com este texto, queremos mostrar mais sobre a carreira em W, apresentar características desse perfil e as suas vantagens. O mundo está mudando e é necessário acompanhar todos os processos. Para compreender se você deve ou não seguir o plano, é necessário fazer uma autoavaliação das suas competências profissionais e ver se é realmente o que deseja fazer.

Curtiu o conteúdo? Então leia também sobre como montar um plano de carreira e fiquei ainda mais inteirado sobre o assunto.

como-se-destacar-no-mercado-e-saber-se-posicionar-nas-redes-sociaisPowered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *