Subscribe Now

Trending News

Quais cursos posso fazer para seguir uma carreira digital?
Graduação

Quais cursos posso fazer para seguir uma carreira digital?

Quem está em busca de uma colocação profissional deve ter notado que o mundo se tornou digital.[MOU1] As profissões de antigamente ganharam novos desafios com a internet e quem não estiver preparado pode ficar para trás na corrida por uma chance no mercado de trabalho.

Assim, desenvolver uma carreira digital tornou-se algo fundamental. Além de procurar por uma graduação que ajude você a tornar-se um bom profissional, é essencial certificar-se de que essa formação está de acordo com a prática atual, que envolve novas tecnologias e jeitos diferentes de fazer algumas atividades — como a contratação de pessoas por redes sociais.

Elton Ivan Schneider, diretor da Escola de Negócios do Centro Universitário Internacional Uninter, traça um panorama bem interessante: “hoje, vemos um domínio das tecnologias impactando nos negócios. Dessa forma, quem vai optar por um curso de graduação deve escolher um que o prepare para esse momento. Você precisa chegar ao mercado de trabalho entendendo sobre internet da coisas (IoT), inteligência artificial e como usar tecnologias da informação para otimizar processos”.

Sabe aquela história de que muitas profissões vão desaparecer? Elton não acredita nisso: “o que vai acontecer é que esses cargos vão mudar de perspectiva. Existirão novas formas de gerenciar os negócios e de se relacionar com os clientes. Uma graduação deve preparar o estudante para isso”.

A seguir, mostramos algumas opções de curso para que você esteja por dentro desse novo momento.

Quais são os melhores cursos para uma carreira digital?

Ao optar por uma graduação, vale a pena certificar-se de que a grade traz disciplinas atuais e que possam, de fato, prepará-lo para o mercado de trabalho. Veja algumas opções, a seguir.

Assessoria Executiva Digital

Você se lembra da formação em secretariado executivo, muito comum no passado? Pois é, ela precisou evoluir e a versão 2.0 é a assessoria executiva digital. O curso forma profissionais que continuam sendo preparados para organizar agendas, viagens e apresentar relatórios.

“Essa função de secretário executivo segue existindo, porém, em uma perspectiva que, se o profissional souber usar a tecnologia da informação, vai conseguir atender pessoas de várias áreas diferentes”, afirma Elton. Quem opta por essa graduação pode trabalhar com dentistas, médicos, empresários, mas também influenciadores digitais, por exemplo.

“Os influencers têm uma vida atribulada, sempre preocupados em produzir conteúdos e gerar demanda — mas querem uma secretária em uma mesa? Não se trata desse perfil. O influenciador quer uma pessoa que ajude a pensar na vida profissional, a gerenciar as páginas nas redes sociais, com indicadores e métricas”, expõe o diretor da Escola de Negócios.

Quem se forma como assessor executivo digital tem a tecnologia ao seu lado e está apto a ter atitudes mais empreendedoras, articulando e trazendo inovações nas atividades do dia a dia. “É muito mais o papel de um coach do que de secretário”, comenta Elton.

Assim, faz parte da grade curricular:

·        Marketing de Serviços;

·        Coaching nas Organizações;

·        Gestão da Imagem Organizacional;

·        Análise dos Cenários Econômicos e Financeiros.

Gestão de Startups e Empreendedorismo

“Essa graduação vem ao encontro de duas situações: para quem quer empreender na área digital e para quem deseja chegar ao mercado com uma cultura de gestão de startup”, explica Elton Schneider.

O modelo de startup está centrado em negócios que precisam ser colocados em prática com agilidade e podem ser escaláveis. Assim, a gestão pede uma nova cultura e rapidez nos processos. É necessário entender as novas tecnologias, quais devem ser abraçadas e não ter medo de introduzi-las. “A preocupação não está no erro, mas em aprender com ele. Isso é uma cultura diferente de se gerir negócios”, explica o diretor.

Ao mesmo tempo, existe um grupo de pessoas que vê na tecnologia a possibilidade de abrir novos negócios. Assim, o curso também atende aqueles que estão buscando conhecimento para que possam implantar um novo negócio ou startup. E ainda, caso você tenha desenvolvido um novo aplicativo, pode entender melhor como montar um plano de negócio ideal.

A graduação também desenvolve habilidades para administrar empresas com novas realidades — por exemplo, aquelas que liberam o home office ou trabalho remoto.

Entre as disciplinas, podemos citar:

·        Comportamento Empreendedor;

·        Gestão de Startup;

·        E-Business e E-Commerce;

·        Internet das Coisas.

CTA-UNINTERPowered by Rock Convert

Marketing Digital

Antes de a palavra digital compor a realidade do marketing, falava-se em pontos de vendas e pesquisas. No geral, a forma de entregar valor e satisfazer as necessidades do público não tinha tantas vertentes quanto agora.

Por isso, é interessante quando a instituição lhe dá a possibilidade de customizar a formação e eleger algumas disciplinas — até porque o campo do marketing digital é uma área extremamente ampla.

“Digamos que você pretende produzir conteúdo para as redes sociais, como fazer? Qual linguagem usar? Como entender o que apoiar ou não e gerir crises? Mais do que gerenciar um perfil, é possível aproveitar as informações das redes sociais para angariar possíveis clientes”, relata o diretor da Escola de Negócios da Uninter.

Uma boa prática é procurar a instituição, entender o que é obrigatório na grade curricular e quais são as opções de disciplinas eletivas para você fazer uma formação mais focada. Algumas das obrigatórias são:

·        Marketing Digital e Novas Mídias;

·        Marketing de Varejo;

·        Comportamento Empreendedor;

·        Comportamento do Consumidor.

Negócios Digitais

Um sistema de Customer Relationship Management (CRM) impacta demais na retenção de clientes antigos. O governo também tem obrigado os comércios a emitir nota fiscal eletrônica — porém, será que as firmas mais antigas têm tecnologia para isso?

Os empreendimentos com muito tempo de vida útil são os mais impactados. Nesse sentido, um profissional com a formação em Negócios Digitais pode dar consultoria para empresas que querem (ou precisam) inovar em seus sistemas.

Durante a formação, você acumula competências para identificar e aplicar as melhores tecnologias aos processos do negócio. Para ter todas essas habilidades, é interessante estudar conceitos de gestão e novas tecnologias aplicadas a negócios. Algumas das disciplinas devem abordar:

·        Sistemas de Informação Gerencial;

·        Inteligência Artificial;

·        Gestão Eletrônica de Documentos;

·        Internet das Coisas.

Varejo Digital

Um fato: o comércio é um dos setores mais afetados pela tecnologia. Muitas vezes, as pessoas vão à loja física para verificar o produto e acabam comprando pela internet. Como sobreviver em uma realidade assim?

Elton aponta, inclusive, a necessidade de treinamento dos vendedores: “muitas vezes, você pesquisa um produto e vai para a loja sabendo mais que os vendedores — eles não estão preparados para essa nova realidade”.

O curso é indicado para todos aqueles que têm comércios, trabalham em um ou também desejam empreender: “é necessário para saber como organizar o seu negócio para ter uma loja física e um bom site de e-commerce que possa ajudar nas vendas’, aponta o diretor da Escola De Negócios Uninter. Para tanto, algumas disciplinas são:

·        Gestão e Operação de Multicanais — Omnichannel;

·        Tendências no Mercado do Varejo;

·        Custos de Operações no E-commerce;

·        Business Intelligence.

Quando se trata do mercado digital, sempre em constantes mudanças, é imprescindível buscar novos conhecimentos a todo momento. Além disso, para se dar bem em uma carreira digital, vale a pena questionar as novas tecnologias para saber como encaixá-las ao seu negócio. “Você sabe usar o WhatsApp no dia a dia, mas nunca parou para entender o seu funcionamento e como tirar proveito dele. É preciso pensar além”, aponta Elton.

Gostou de saber sobre essas graduações que abrem muitas portas para quem quer uma carreira digital? Aproveite para entrar em contato com a Uninter e conheça as vantagens que ela oferece no ensino a distância ou mesmo presencial!

[MOU1]Evitar ser tão absoluto assim. Melhor um tom mais amistoso, como “Quem está em busca de uma colocação profissional deve ter notado que o mundo se tornou digital.”

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *