A figura do gestor é essencial para o desenvolvimento de uma empresa. Porém, não pense que ela se baseia só em mexer com processos. Quem decide seguir a carreira de gestão vai ter que gerir também as pessoas dentro de uma instituição, afinal, sem elas, o trabalho não segue.

A área oferece muitas opções de atuação, tanto em cursos, quanto no mercado de trabalho. Se você tem interesse nessa profissão, continue a leitura e saiba mais sobre a carreira e as formações disponíveis na Uninter. Acompanhe!

Como funciona a carreira de gestão?

Para produzir este texto, conversamos com o professor Ademir Bueno dos cursos de Administração em Gestão da Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios da Uninter. De acordo com o professor, o perfil de quem atua na área mudou nas últimas três décadas, pois no passado era muito valorizada a experiência profissional e o currículo.

Hoje, além disso, o trabalhador precisa ter algumas características pessoais que agreguem valor à sua atuação, como comunicação, relacionamento, criatividade, foco no cliente, capacidade de lidar com pressão e outras características relevantes. Atualmente, é necessário ter três competências essenciais para seguir na área:

·        estratégicas;

·        humanas;

·        técnicas.

A parte estratégica está ligada à questão de conseguir traçar metas, fazer planejamentos e monitorar progressos, além de identificar e lidar com potenciais riscos. Isso exige que você não fique focado só no presente e que tenha uma perspectiva em longo prazo para apresentar uma visão de negócios.

A habilidade humana está relacionada à capacidade de criar boas equipes, reconhecer e desenvolver talentos, motivação e engajamento dos funcionários e resolução de conflitos. Já a parte técnica é desenvolvida, principalmente, durante a formação. Por isso, além de escolher o curso, é necessário saber em qual instituição estudar.

Como está o mercado de trabalho?

Segundo o professor, a área de gestão sempre disponibiliza vagas no mercado de trabalho e isso acontece mesmo em momentos como este, com um número alto de desempregados. O que tem sido notado é que como existem mais profissionais disponíveis do que oportunidades, a seleção está ficando cada vez mais rigorosa.

“Se no passado havia cinco candidatos para uma vaga, hoje temos 15. A possibilidade de escolha aumenta muito, então, os cargos existem e vai ficar com a vaga o candidato com melhor formação, com mais técnica, um bom perfil comportamental e que consiga aplicar os conhecimentos adquiridos para a questão da sua atenção”, relata Bueno.

E como ter destaque? De acordo com Ademir, o importante é continuar estudando, afinal, o mundo não para e a atualização em relação às teorias, pontos de vista diferentes, novas técnicas, novas abordagens de gestão é essencial. “A qualificação é a resposta do profissional a esse momento concorrido de gestão”, disse ele.

Quais são as opções de cursos oferecidos pela Uninter na área?

Criada há 23 anos, a Uninter é uma das pioneiras nos cursos de educação desde 2003. Como um dos professores do seu curso de gestão, Bueno confirmou que um dos diferenciais da instituição diante das demais é que o corpo docente tem muita qualidade.

Nós temos pós-doutores e doutores fazem desde o atendimento na tutoria até preparação de material e gravação de aula, então acho que essa qualificação é um dos bons diferenciais. Além da experiência acadêmica, tem também a experiência de mercado para conciliar a teoria com a prática”, afirmou ele.

E agora que você já conhece as competências do ramo e o mercado de trabalho, é hora de apresentar quais são os cursos que podem ser feitos nessa área. Continue com a leitura e escolha o seu!

Administração

Quem escolhe seguir o ramo vai desempenhar funções estratégicas em empresas de todos os tipos e em qualquer setor da economia. Poderá trabalhar também como autônomo, fazendo consultorias ou abrindo o seu próprio negócio.

O bacharel pode desenvolver seu trabalho dentro das áreas de marketing, gestão de pessoas, administração estratégica, logística, operações financeiras, tecnologia da informação e em processos decisórios.

Segurança e Defesa Cibernética

Um relatório feito pelas empresas HootSuit e WeAreSocial mostrou que 55% da população mundial tem acesso a internet — isso equivale a 4,1 bilhões de pessoas. Com essa evolução, é normal surgirem brechas de segurança, e é aí que entra a importância dessa área.

Quando formado, o profissional estará apto para atuar e desenvolver formas de defesa do espaço cibernético, deixando o ambiente operacional controlado e muito mais seguro. Ele vai fazer análises comportamentais nas redes e dispositivos para a prevenção, detecção e combate às possíveis ameaças à segurança virtual.

Gestão Pública

O ramo trabalha com a aplicação de teorias clássicas da administração dentro do gerenciamento das instituições públicas. Ou seja, o profissional tem que estar preparado para atuar em processos de planejamento, organização e controle de atividades que vão dar sustentação aos negócios.

Será preciso se empenhar no bom funcionamento e aperfeiçoamento de ações precisas no desenvolvimento de fluxos de informação, acompanhamento de contabilidade, políticas de qualificação de pessoal e contratação de empresas e serviços.

Gestão de Turismo

Viajar é sinônimo de qualidade de vida, recarrega as energias e ainda apresenta culturas diferentes ao viajante. Com esses benefícios, é necessário que se tenha profissionais capacitados para realizar o planejamento e a gestão dos serviços turísticos. Por isso, esse curso deixa o indivíduo experiente nas novas tecnologias do ramo, de forma eficiente e inteligente.

Recursos humanos

O sucesso de uma empresa vai além de boas tecnologias e resoluções de processos. Para que tudo funcione bem, é necessário que os funcionários sejam bons e estejam bem treinados. Essa responsabilidade fica por conta do departamento de RH, uma das vertentes da carreira de gestão.

Quem escolher esse caminho vai trabalhar muito além da contratação de funcionários: terá que atuar no treinamento de pessoas, fazer estudos do clima organizacional, cuidar da resolução de conflitos e fazer reconhecimento de talentos.

Trânsito e mobilidade urbana

Infelizmente, a questão do trânsito e da mobilidade urbana ainda é muito precária em nosso país, o que aumenta a importância desse cargo. A pessoa que escolher o curso vai atuar fazendo pesquisas e trazendo soluções para que a evolução das cidades não prejudique a qualidade de vida das pessoas.

Será preciso fazer estudos para conseguir compreender as demandas dos municípios de pequeno e grande porte e propor resoluções práticas e rápidas que facilitem o direito de ir e vir do cidadão.

Existem outros cursos na área?

A carreira em gestão, como citamos, é muito vasta e abrange diversas áreas. Então, fique tranquilo se não conseguiu se identificar com as que falamos. Você ainda tem outras opções na Uninter para escolher, como:

·        Estratégia Empresarial

·        Gestão Financeira

·        Empreendedora de Serviços

·        E-commerce e Sistemas

·        Startups e Empreendedorismo Digital

·        Segurança Privada

·        Serviços Jurídicos e Notariais

·        Assessoria Executiva Digital

·        Gestão Comercial

Neste texto, vimos quantas possibilidades a carreira de gestão pode oferecer para quem opta por ela. Por isso, é essencial saber qual área seguir e como escolher uma boa universidade, pois só a qualidade vai transformar você em um bom profissional. A melhor opção é a Uninter, que tem grande experiência e destaque nos estudos e no trabalho!

Se você preza pela excelência, nós somos a melhor opção! Matricule-se e eleve os seus conhecimentos!