Ao ingressarmos em um curso de graduação, nem sempre temos clareza de todas as oportunidades que a área que escolhemos nos oferece. Em alguns casos, são muitas as opções de profissões a serem seguidas, mas, independentemente do curso que você faz, um caminho é sempre possível: a carreira acadêmica.

Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), cada vez menos os jovens brasileiros têm considerado essa opção. Por isso, em breve, a demanda por professores e pesquisadores no Brasil pode subir. Assim, se você deseja seguir uma profissão que tenha oportunidades de emprego disponíveis, essa pode ser uma boa escolha.

Neste post, explicamos para você um pouco mais sobre o que é a carreira acadêmica, quais são as principais vantagens e o que você deve fazer para conseguir realizar as suas atividades com sucesso. Ficou interessado? Então, continue a leitura!

O que é a carreira acadêmica?

Na carreira acadêmica, as duas profissões principais são a de professor e pesquisador em universidades, sejam elas públicas ou privadas. São eles os responsáveis por desenvolver novos estudos sobre algum tema relevante na área de atuação e por repassar aos estudantes os seus conhecimentos por meio das aulas e palestras ministradas ao longo da jornada profissional.

Para seguir esse caminho, é preciso gostar muito do ambiente universitário e ir além de lecionar aulas e fazer pesquisas: é preciso participar de eventos, congressos e seminários; envolver-se em atividades mais próximas da comunidade, com a extensão universitária; publicar seus novos artigos e livros, dentre outras atividades.

Ao longo da graduação, você pode dar monitorias ou participar de projetos de pesquisa para ter um maior contato com as principais atividades desenvolvidas ao longo da carreira acadêmica. Além disso, não deixe de procurar alguns dos seus professores para entender como é o dia a dia deles e tirar todas as suas dúvidas sobre essa profissão.

Quais são as principais vantagens?

Estar em uma sala de aula ou em um laboratório de desenvolvimento de pesquisas é uma grande responsabilidade. Afinal, é você quem vai capacitar mais pessoas para entrar no mercado de trabalho ou desenvolver novas técnicas e tecnologias para o aumento da qualidade de vida de todos nós. Mas fique tranquilo, pois essa é uma carreira repleta de vantagens. Conheça agora os principais benefícios!

Alta demanda

O último Censo da Educação Superior, realizado pelo Ministério da Educação, identificou que, no Brasil, existem 2.448 universidades e, em cada uma delas, existem cursos de graduação e pós-graduação nas mais diversas áreas. Essa combinação de fatores faz com que a demanda por novos profissionais seja muito alta e, consequentemente, também são grandes as chances de conseguir um bom emprego.

Flexibilidade de horários

Em grande parte das universidades, o professor tem a possibilidade de escolher em quais turnos, dias e horários vai atuar. Essa liberdade permite que você possa se dedicar a outras atividades ao longo do dia, ainda que estejam diretamente relacionadas ao seu trabalho, como o desenvolvimento de artigos e pesquisas. Você ainda contará com dois períodos de férias por ano devido ao recesso acadêmico — o que é um grande privilégio.

CTA-UNINTERPowered by Rock Convert

Trabalhar na sua área de interesse

Fazer o que você ama é um dos principais caminhos para o sucesso profissional. A carreira acadêmica dá a possibilidade de continuar trabalhando na área que você mais gosta e que tem mais afinidade, o que torna o seu dia a dia mais prazeroso. Com as pesquisas realizadas por você, a sua área terá novos ganhos importantes e, com isso, vem o reconhecimento e o aumento da sua autoestima profissional.

O que devo fazer para seguir nessa carreira?

Assim como em qualquer outra profissão, é preciso muita dedicação e empenho para seguir na carreira acadêmica. Se você está considerando a possibilidade de ser um professor ou pesquisador, é importante que comece a pensar, desde a graduação, em alguns passos importantes a serem dados.

Faça uma pós-graduação, mestrado e doutorado

Para ser professor, a maioria das universidades exige que você já tenha uma pós-graduação ou mestrado. Assim que estiver terminando o seu curso de graduação, procure por uma instituição que ofereça a especialização de que você precisa para atuar como professor na área que mais tem interesse.

É importante destacar que, quanto mais alto o seu nível de formação, maiores são as chances de conseguir um emprego, bem como de ter melhores salários e benefícios. Por isso, se você deseja se destacar no mercado, faça também um doutorado e continue atualizando-se constantemente.

Já para os pesquisadores, fazer mestrado e doutorado são etapas primordiais: é com a continuidade dos estudos que você conseguirá se envolver em novos projetos de Iniciação Científica. Se a sua preocupação é o salário, saiba que existem programas com bolsas que oferecem remuneração para que você possa continuar se dedicando aos estudos.

Construa um bom networking

Aproveite, desde a graduação, para criar uma rede de relacionamentos com os professores e pesquisadores da sua universidades. Sem dúvidas, eles ajudarão você com dicas para se inserir no mercado, esclarecer como é a rotina, organizar seu Currículo Lattes, dentre outras atividades importantes a serem realizadas para conseguir um trabalho. Além disso, é por meio das parcerias que você conseguirá fazer parte de grandes projetos de pesquisa.

Participe dos principais eventos acadêmicos

Os grandes congressos, simpósios e seminários são alguns dos principais meios de conseguir mostrar o seu trabalho, construir networking e acompanhar tudo o que está sendo desenvolvido na sua área de interesse. Por isso, não deixe de participar dos principais eventos acadêmicos e aproveite para submeter seus artigos e pesquisas para apresentação e publicação.

Organize sua vida profissional

Se você quer seguir a carreira acadêmica, mas também deseja experimentar outras possibilidades no mercado de trabalho, saiba que é totalmente possível. A sua flexibilidade de horários como professor e pesquisador permite que você tenha tempo para exercer outras profissões, desde que você consiga manter organizada toda a sua vida profissional e respeite os seus limites.

A escolha de qual caminho percorrer depois da graduação pode ser difícil, mas é preciso lembrar que existem excelentes opções para você, como a carreira acadêmica. Basta começar a se envolver, desde já, com atividades relacionadas a esse meio para conseguir se planejar e obter sucesso profissional.

Se você gostou deste post e quer saber mais sobre vida acadêmica e carreiras, assine agora mesmo a nossa newsletter para receber, no seu e-mail, outros conteúdos relevantes!

O guia completo para melhorar a imagem profissionalPowered by Rock Convert