Subscribe Now

Trending News

Saiba quais são as qualidades de um bom psicólogo
EAD, Graduação

Saiba quais são as qualidades de um bom psicólogo

Curso de Psicologia, que está prestes a ser lançado pela Uninter na modalidade a distância, foi um dos mais procurados durante a pandemia

 

Medo, ansiedade e pânico são apenas algumas das sensações que foram desencadeadas ou potencializadas durante a pandemia do coronavírus. Por isso, muita gente teve que recorrer ao profissional de Psicologia, que passou a prestar atendimento de forma on-line durante este período crítico em que o mundo se encontra.   

Aliás, muita gente ainda convive com o luto decorrente da perda de familiares e com a impotência diante de uma doença que nos privou do contato físico com pessoas queridas. E essa proximidade afetiva é algo muito importante para mantermos nossa saúde mental em dia. 

Você se lembra, por exemplo, onde estava neste exato dia no ano passado? Provavelmente em quarentena, né? Fechado em casa, trabalhando remotamente, tentando conciliar família, estudo, emprego, tudo ao mesmo tempo. Com tanta pressão e tantos sentimentos negativos aflorando, pra quem a gente pede ajuda numa situação dessas?  

Se você disse super-homem, errou feio! A gente chama alguém de carne, osso e ouvidos para nos auxiliar. Quem? O psicólogo, é claro! 

 

Demanda por psicólogos aumentou na pandemia 

Por conta de todo esse cenário, digamos catastrófico, você já deve ter tirado a conclusão de que o psicólogo foi um dos profissionais que mais teve trabalho durante essa fase difícil.  

Esta matéria aqui aponta que a pandemia deixou os brasileiros mais ansiosos e deprimidos, o que levou ao aumento da procura por atendimentos relacionados à saúde mental, tanto na rede pública quanto na privada.  

Leia também:
E como fica a saúde mental no meio de uma pandemia?  

Por sermos um povo caloroso, que gosta de reunir a turma no fim de semana, fomos um dos mais afetados psicologicamente. De acordo com uma pesquisa feita em 30 países e para o Fórum Econômico Mundial, 53% dos brasileiros entrevistados revelaram piora na saúde mental.  

E com os efeitos prolongados dessa crise mundial, a expectativa é que a demanda por profissionais de Psicologia continue aumentando. 

 

E quais as qualidades de um bom psicólogo?  

Antes de tudo, um bom psicólogo precisa de uma boa formação acadêmica. Por isso, se você pretende entrar para o rol dos profissionais mais bem qualificados do mercado precisa se inscrever na nova graduação a distância em Psicologia da Uninter. O primeiro passo é clicar neste link para receber, em primeira mão, todas as informações sobre o curso que está prestes a ser lançado. 

Pois, assim, você mostra que está no caminho certo para um futuro brilhante! Olha só que dado importante: segundo a pesquisa da Quero Educação, a procura pelos cursos de saúde foi maior durante a pandemia, sendo que o pico ocorreu em abril de 2021. Viu só? 

E você pode ficar tranquilo, pois o curso está totalmente alinhado com as diretrizes do Ministério da Educação. Tanto é que fomos avaliados e recebemos a nota máxima do MEC. Ou seja, temos todos os padrões de qualidade para ofertar o curso. 

 

Leia também:
Saiba quais os mercados de trabalho mais promissores para 2022 

 

Vale ressaltar ainda que, em 2018, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) publicou resolução autorizando os atendimentos clínicos on-line, o que garantiria, dessa forma, a viabilidade de uma graduação na modalidade EAD. 

Agora que você já tomou o primeiro passo para ser um futuro profissional da área, vamos às demais características de um bom psicólogo:  

 

1 Empatia 

Se você costuma se colocar no lugar dos outros, esse curso é o ideal para você! Afinal, esse é um dos principais requisitos para se tornar um bom profissional da área. Por meio da empatia, você deixa seu paciente bem mais confortável e mostra que ele pode confiar no seu serviço. Ao demonstrar esse sentimento, é importante não se envolver com as dores do paciente, mostrando profissionalismo da sua parte. 

 

2 Controle emocional 

Ninguém é perfeito e, quanto a isso, todo mundo está careca de saber! Mas antes de lidar com os problemas e aflições dos outros, é preciso lidar com os próprios. E quem precisa de tratamento é o paciente, e não você! 

 

3 Flexibilidade 

O bom psicólogo é aquele que tem a mente aberta e consegue entender vários pontos de vista. Afinal, você estará diante de pessoas dotadas de personalidade e opiniões totalmente diferentes da sua. Portanto, é preciso ser tolerante e respeitar crenças e diferenças. Lembre-se: você não está ali para julgar, mas para tratar! 

 

Powered by Rock Convert
CTA-UNINTERPowered by Rock Convert

4 Saber ouvir 

Você fala pelos cotovelos e quer fazer o curso de Psicologia da Uninter? Então, é bom começar a praticar a escuta ativa. Uma das características fundamentais de todo bom psicólogo é saber ouvir tudo o que seu paciente tem a dizer. E estar preparado para as mais variadas reações. Afinal, não é fácil abrir o coração e revelar detalhes da vida íntima mesmo que seja para um profissional. 

 

5 Manter sigilo  

É regra! E se você não mantiver essa postura ética, poderá ficar em maus lençóis, como se dizia antigamente! O conteúdo da conversa entre o psicólogo e o paciente precisa permanecer entre as quatro paredes do consultório, a não ser que a Justiça determine o contrário. É dever do psicólogo respeitar o sigilo para proteger o paciente e sua intimidade. 

Então, você se encaixa no perfil? 

Sem dúvida existem outras qualidades para ser um bom psicólogo, como ter intuição e clareza na comunicação, mas, agora que você já se informou sobre algumas delas, vamos saber um pouco mais sobre a graduação em Psicologia. 

 

Quando será lançado o curso de Psicologia EAD da Uninter?   

Falta pouco! Bem pouco mesmo. Já submetemos o projeto pedagógico do curso ao MEC. Nessa avaliação, tivemos nota máxima, o que atesta nossa qualidade para oferecer o curso. Agora, estamos aguardando a finalização do processo em Diário Oficial para então realizar o lançamento de fato.   

E você pode fazer parte da nossa lista exclusiva para: 

– receber conteúdos sobre a área e o mercado de trabalho; 

– saber de promoções; 

– ser o primeiro a garantir a vaga quando o curso for lançado. 

O mais importante é que ao iniciar sua graduação a distância em Psicologia na Uninter, você poderá adaptar sua rotina e estudar onde e quando quiser, com preços que cabem no seu bolso. E, é claro, ter o diploma de uma instituição que é nota máxima no MEC¹. 

Só o aluno Uninter tem esses diferenciais:  

– bibliografia atualizada sobre a área da psicologia; 

– curso de inglês grátis²; 

– diploma válido tanto quanto o do presencial; 

– central de carreiras personalizada; 

– grade curricular diferenciada. 

 

E olha só algumas áreas nas quais o profissional pode atuar: 

– consultório próprio, clínicas e hospitais; 

– escolas e clubes esportivos; 

– RH de empresas em geral; 

– consultorias privadas e muito mais! 

 

Então, não perca a oportunidade e se inscreva para fazer parte da primeira turma da graduação em Psicologia da Uninter. Acesse o link.

Esperamos você! 

 

Centro Universitário Internacional Uninter – credenciado pela PMEC nº 688, de 25/05/12, recredenciado pela PMEC nº 1378, de 19/12/18. [1] Instituição de ensino recredenciada para EAD com nota máxima (PMEC nº 1378, de 19/12/2018, publicada no D.O.U. em 20/12/2018 e corrigida por meio de publicação em 26/12/2018. Parecer CNE/CES nº 474) pela avaliação do Ministério da Educação (MEC) e Índice Geral de Cursos nota 4, publicado pelo Inep/MEC em D.O.U. no dia 23/04/21. [2] Consulte condições, vigência e informações em uninter.com | FEV/2022. 

 

O guia completo para melhorar a imagem profissionalPowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Posts relacionados

6 Comentários

  1. Julia

    Qual a previsão de lançamento do curso de psicologia ead?

    1. Uninter
      Uninter

      Oi, Julia! Em breve ofertaremos o curso de Psicologia EAD na Uninter. Faça parte da nossa lista, e receba informações exclusivas até o lançamento. Inscreva-se: https://bit.ly/3FkKc2x

  2. Arilço

    Olá.
    Fico ansios a espera rsrs

    1. Uninter
      Uninter

      Oi, tudo bem? Espera só mais um pouquinho. Vai valer a pena. ❤

  3. Marilei Przygoda

    Olá, estou no aguardo para fazer psicologia. Quero muito

    1. Uninter
      Uninter

      Oi, Marilei! Prezando pela qualidade e transparência no ensino, seguimos alinhados com as diretrizes do Ministério da Educação. Para ofertar o curso passamos primeiramente por uma avaliação de análise documental, com tudo ok, recebemos uma visita no local para avaliar a infraestrutura, confirmar a qualidade do corpo docente, gestão acadêmica, sistemas de informação, método avaliativo, gestão administrativa e de apoio ao curso. Após todo esse processo recebemos nota máxima em nosso projeto pedagógico, ou seja, temos padrões de qualidade suficientes para ofertar o curso com maestria. Agora aguardamos apenas a publicação em Diário Oficial para realizar o lançamento.

      Receba novidades em primeira mão sobre o curso em https://www.uninter.com/pre-lancamento-psicologia-ead/

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.