Saiba como as avaliações do Ministério da Educação (MEC) são importantes critérios na hora de escolher qual faculdade cursar
Na hora de escolher um curso em uma Instituição de Ensino Superior (IES), independentemente da modalidade (a distância ou presencial), considerar as avaliações do MEC, como por exemplo, a nota do MEC, pode ser uma estratégia interessante para escolher um curso de qualidade e garantir um futuro profissional de sucesso.
Siga a leitura deste post e saiba mais sobre as diferentes avaliações atribuídas pelo MEC às universidades e como funciona o processo de avaliação.
O QUE SÃO AS AVALIAÇÕES DO MEC?
As avaliações do MEC são procedimentos utilizados periodicamente pelo Ministério da Educação para monitorar e avaliar a qualidade, o desempenho e a confiabilidade das instituições de ensino superior no Brasil.
Leia também: Como saber se uma EAD é reconhecida pelo MEC?
COMO FUNCIONAM OS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO
A avaliação anual feita pelo MEC para fiscalizar a qualidade das faculdades, ocorre por meio de três indicadores principais: Enade, CPC e IGC.
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES (ENADE)
O Enade avalia o desempenho dos estudantes que estão em fase de concluir a graduação cursada. O objetivo é verificar a assimilação de conteúdos e o desenvolvimento de habilidades e competências previstas nas diretrizes de cada curso.
Leia também: Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO (CPC)
O CPC, por sua vez, avalia a titulação e regime de trabalho do corpo docente, os recursos pedagógicos disponíveis, a percepção dos estudantes sobre o processo de formação, as instalações oferecidas pela IES e ainda leva em consideração os resultados do Enade.
Este índice de qualidade tem como objetivo, avaliar cada curso oferecido pela faculdade, de modo individual, e atribui nota de 1 a 5 — para ser considerado regular, é necessário alcançar, no mínimo, nota 3.
Leia também: Conceito Preliminar de Curso (CPC)
ÍNDICE GERAL DE CURSOS (IGC)
O IGC, por fim, avalia as faculdades de maneira mais ampla. Trata-se de um índice que avalia a qualidade de todos os cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), considerando as médias dos CPCs do último triênio e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino (graduação ou pós-graduação stricto sensu).
Seguindo a mesma lógica de atribuição de notas do índice anterior, a pontuação vai de 1 a 5, sendo 3 a nota necessária para ser considerada regular.
Leia também: Índice Geral de Cursos (IGC)
QUAIS AS VANTAGENS DE CURSAR UMA GRADUAÇÃO RECONHECIDA PELO MEC?
Realizar uma graduação é um investimento de tempo, dedicação e financeiro muito valioso, tanto para os estudantes quanto para as suas famílias. Portanto, escolher um curso de graduação reconhecido pelo MEC oferece diversas vantagens para os estudantes, como a qualidade de ensino, a validade nacional do diploma obtido na conclusão do curso, a credibilidade perante o mercado de trabalho e a segurança e a confiabilidade no decorrer de toda a jornada acadêmica.
Leia também: Escolhendo a melhor faculdade EAD: um guia completo
E se a questão é garantir uma formação de qualidade e um diploma reconhecido pelo mercado de trabalho, a graduação dos seus sonhos está na Uninter. Seja uma graduação a distância, seja uma graduação presencial, a Uninter tem nota máxima no MEC e oferece uma variedade de cursos de graduação a distância para impulsionar o seu sucesso profissional.
Leia também: Profissões do futuro: saiba quais estarão em alta para 2024
Leia também: Como descobrir a nota do curso no MEC. Veja as dicas!
Até a próxima!