Subscribe Now

Trending News

Conheça as principais áreas do design e faça a sua escolha!
Pós-graduação

Conheça as principais áreas do design e faça a sua escolha!

É cada vez maior o número de pessoas criativas, atualizadas e modernas na busca por profissões ligadas às áreas do design. Não é à toa que esse é um mercado em ascensão e muito estimado pelos jovens que já nasceram na Era Digital. Nesse mesmo ritmo, a quantidade de ofertas de graduação aumenta, e escolher a área certa se torna essencial!

O design é uma área promissora, mesmo para quem já tem, por exemplo, uma carreira de publicidade consolidada, pois essa é uma oportunidade de aprimorar os conhecimentos. Isso porque, já que a busca por profissionais é alta, a qualificação específica acaba sendo mais exigida.

Neste post, você vai descobrir como é a atuação em cada uma das principais áreas do design. Assim, fica bem mais fácil escolher qual graduação fazer. Continue a leitura para saber mais!

O mercado de trabalho para o designer

O mercado de design está sempre se atualizando, principalmente com o ingresso das mídias digitais nas ações diárias desses profissionais. Assim, quando a tecnologia evolui, o designer também precisa evoluir, atualizando-se e buscando novas qualificações para as novas demandas de trabalho.

Com isso, os salários também ganham mais valorização, variando de acordo com a área e com o nível de formação. A média salarial para quem tem apenas a graduação é de 2 mil reais — contudo, os valores podem chegar a uma média de 4 mil reais para profissionais com MBA ou outra modalidade de pós-graduação.

A palavra design tem origem no latim (designare), e sua tradução literal do inglês significa desenho. Porém, conhecendo as funções dessa profissão, inferimos que esse significado não basta, pois o design não se resume a desenhar: ele vai muito além, passando pelo desenvolvimento de projetos de comunicação para marcas e produtos, sempre pensando no fortalecimento da identidade visual.

As principais áreas do design

As áreas do design resultam, principalmente, de três grandes campos: o gráfico, o digital e o industrial. Dentro de cada um deles, os profissionais especializados atuam na criação de produtos esteticamente aceitáveis e funcionais.

O tempo de duração dos cursos vai de 2 a 4 anos, nas modalidades presencial ou EAD (educação a distância), dependendo da oferta da instituição de ensino. Além disso, o investimento é baixo diante de cursos mais tradicionais na comunicação.

A seguir, conheça as áreas específicas do design e as suas principais características.

Design de animação

Para quem quer atuar em uma área bem específica do design, essa pode ser uma solução prática e lucrativa. O principal objetivo é trabalhar na produção de animações digitais e analógicas, desde o planejamento até a execução. As técnicas mais utilizadas são a 2D e 3D, que dão movimento às produções.

O designer de animação cria desenhos, modela bonecos com massa ou simplesmente utiliza o computador para dar movimento aos filmes, jogos, campanhas publicitárias etc. Sendo assim, ele pode atuar desde agências de publicidade até canais de TV e produtoras cinematográficas.

200826_Prêmio-Reclame-Aqui_banner-Blog_Votação-Aberta-01 (2)Powered by Rock Convert
CTA-UNINTERPowered by Rock Convert

A formação na área ainda é pouco procurada, mas a busca por profissionais no ramo está crescendo com rapidez. Por isso, um bom designer de animação devidamente qualificado tende a encontrar boas oportunidades no mercado de trabalho e, consequentemente, melhores salários em relação aos outros profissionais.

Design gráfico

Para quem prefere ficar no tradicional, o design gráfico é, sem dúvidas, a melhor opção, pois trabalha com a produção de projetos gráficos. Mas não é só isso — entre as suas principais tarefas, estão:

  • desenho de logotipos;
  • projetos de embalagens e produtos industriais;
  • campanhas publicitárias para mídias sociais;
  • layout de jornais e revistas on-line;
  • gráficos.

Como você deve ter percebido, essa é uma profissão que perpassa por todos os campos do design, assim, a atuação do designer gráfico vai desde agências até grandes indústrias.

Além da afinidade com o desenho, gostar de arte é uma característica nessa área, pois, mesmo com a ajuda da tecnologia, a criatividade ainda é o carro chefe do perfil do designer. O fortalecimento da identidade de uma marca é essencial para que ela se consolide no mercado — por isso, é papel desse profissional pensar em como isso pode ser feito de modo criativo e inovador.

Design de games

Às vezes temos a impressão de que o mundo dos games é novidade, mas eles já existem há algum tempo. Você já parou para pensar em quem faz com que esses jogos sejam tão divertidos e viciantes? Pois é, alguém estuda e se dedica muito para que a sua diversão seja garantida. E já pensou que essa pessoa pode ser você? Isso mesmo!

O designer de games cria jogos para smartphones, computadores e videogames, como também os games educativos utilizados em escolas e cursos. Assim, esse profissional precisa entender o público das suas produções, além de ter bastante criatividade, conhecimentos básicos em história, geografia, matemática e tudo que seja necessário para um jogo funcionar com eficiência.

Design editorial

O designer editorial trabalha na adequação das produções aos objetivos e padrões do que foi produzido. Ou seja, ele acaba atuando juntamente com outros profissionais da área, editando no intuito de adequar o produto. Ele pode também dar um toque de criatividade para projetos e alterá-los de acordo com o conhecimento que tem do cliente contratante de tal serviço.

O curso de design editorial prepara o estudante para garantir que a produção final esteja alinhada com os desejos do público, além de padronizar e organizar os elementos gráficos dentro da identidade visual das empresas.

Para concluir…

Como vimos, a graduação em design abrange muito mais do que projetos de produtos e layout para mídias. Essa é uma área que se preocupa com a identificação da marca e a satisfação do público. Por isso, não podemos deixar de considerar a importância da escolha do curso certo, além da definição de uma faculdade de qualidade.

Com os laboratórios portáteis da Uninter, estudar online os cursos das áreas do design é muito mais fácil. São ferramentas para você montar um espaço — que é essencial para quem precisa lidar com a criatividade, não é mesmo?

Agora que você conhece a importância da escolha certa e as melhores opções na área de design, aproveite para saber mais sobre como escolher o curso de graduação!

como-se-destacar-no-mercado-e-saber-se-posicionar-nas-redes-sociaisPowered by Rock Convert

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *