Subscribe Now

Trending News

As 10 áreas de atuação de um psicólogo
Carreira

As 10 áreas de atuação de um psicólogo

Com uma gama ampla de possibilidades, o profissional graduado em Psicologia pode se dar ao luxo de optar por uma área que combine com seus interesses e predicados.

A paixão pelo cuidado com a mente humana e pela importância da individualidade de cada pessoa são artigos que dificilmente perdem força dentro de uma sociedade, e profissionais capazes de executar de maneira humanizada, atualizada e eficiente o ofício da Psicologia ganham valorização instantaneamente, podendo se dar ao luxo de praticamente escolherem onde e como desejam trabalhar, já que os campos de atuação são extremamente variados.

A área de trabalho vai muito além de clínicas particulares ou departamentos de recursos humanos de empresas. Dados atualizados recentemente e publicados com a instituição das Resoluções relativas ao Título Profissional de Especialista em Psicologia podem ser conferidos AQUI.

Confira as 10 áreas de atuação do psicólogo, segundo a Comissão Permanente de Orientação e Fiscalização (COF):

Escolar/Educacional – O campo da educação formal. O profissional atua com pesquisas, intervenções corretivas e/ou preventivas e diagnósticos, sejam eles individuais ou em grupo, com uma ação mais ampla, desde reparos administrativos à atuação direta no sistema educacional.

Organizacional e do Trabalho – Nesta área o psicólogo atua no desenvolvimento organizacional, desenvolvimento de equipes, consultoria, seleção, acompanhamento e desenvolvimento pessoal, estudo e planejamento de condições de trabalho e saúde do trabalhador.

Trânsito – O cerne da atuação são os problemas de trânsito e estudos de sua relação com processos psicológicos, psicossociais e psicofísicos. A implementação de ações interfere até na engenharia e na operação do tráfego.

Jurídica – O âmbito jurídico necessita de um psicólogo que atue no planejamento e na execução de políticas de cidadania, direitos humanos e prevenção à violência, agindo na orientação do dado psicológico repassado não só para os juristas como também aos indivíduos que necessitem dessa intervenção.

Esporte – Tanto com atletas profissionais, quanto com amadores, a ação pode ser diretamente com eles ou com técnicos e comissões, agindo na melhora da performance e identificando padrões comportamentais durante a atividade física.

Clínica e Hospitalar – Atuações direcionadas a diminuição do sofrimento das pessoas. O local de atuação pode ser um hospital, no cuidado tanto de pacientes e familiares quanto da equipe de profissionais da saúde, podendo também ser em instituições específicas de cuidado com a saúde mental, unidades psiquiátricas e outros.

Psicopedagogia – O foco, como o próprio nome sugere, é no aprendizado, seus processos, possibilidades de avanço e melhoria no contexto acadêmico. O enfoque é no processamento cognitivo, motivacional e emocional diretamente relacionados às dimensões socioculturais dentro do universo de ensino.

Psicomotricidade – A área também é da educação, porém com abordagem voltada a terapias psicomotoras, utilizando recursos que auxiliem as pessoas no desenvolvimento, reabilitação e prevenção de crises.

Psicologia Social – É direcionada a fenômenos sociais e coletivos, atuando com metodologias diferentes, voltadas a problemáticas mais generalizadas, já que o âmbito abordado é a própria sociedade. O trabalho envolve proposições de políticas e ações relacionadas à comunidade em geral.

Neuropsicologia – Nossa última área também é específica da saúde, cuidando de pesquisas, diagnósticos e atenção aos aspectos cognitivos, emoções, personalidade e comportamento em um paralelo com a atividade cerebral.

Leia também: Saiba quais são as qualidades de um bom psicólogo

Psicologia a distância Uninter

Em pouco tempo será possível iniciar a graduação a distância em Psicologia aqui na Uninter. Isso significa mais comodidade para você, que pode estudar onde quiser e, é claro, com qualidade educacional assegurada por uma instituição que é nota máxima no MEC.

Todas as informações sobre o lançamento do curso podem ser encontradas AQUI, e quem se cadastrar larga na frente, fazendo parte de uma lista exclusiva, que recebe conteúdos sobre a área da psicologia e mercado de trabalho, tem condições promocionais no lançamento do curso e garantirá a vaga antes de outros candidatos.

Você agora deve estar se perguntando se o mercado de trabalho aceita a nossa certificação, não é mesmo? E a resposta é: sim!

O profissional graduado no Centro Universitário Uninter está apto a adentrar de maneira extremamente capacitada em diversos setores do mercado, com a conexão de grandes áreas do conhecimento.

Aqui na Uninter, o seu aprendizado é completo.

– Aulas on-line 24h: você faz seu horário de estudo;

– Livros digitais disponibilizados na biblioteca virtual, via Univirtus;

– Estude a teoria quando, onde e como quiser, no celular, tablet ou notebook;

– Tutoria on-line;

– Aulas interativas com professores mestres e doutores na área;

– Eventos gratuitos;

– Intercâmbio;

– Atividades extensionistas que permitem maior interação e realização de ações práticas com a comunidade;

– Personalização do currículo: escolha as disciplinas que complementarão a sua formação.

Se a sua atual rotina impede você de realizar o sonho de cursar psicologia, o seu momento é agora! Alcance os seus objetivos com a maior estrutura educacional do nosso país.

 

Gostou e conhece alguém que é a cara do nosso novo curso de psicologia a distância? Não deixe de compartilhar este conteúdo, viu? Essa novidade é boa demais para ser segredo!

 

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.