Subscribe Now

Trending News

5 canais para quem deseja aprender a investir com pouco dinheiro
Pós Graduação

5 canais para quem deseja aprender a investir com pouco dinheiro

A ambição, quando usada na medida certa, é um excelente sentimento. Afinal, trata-se do anseio de buscar algo – seja melhorar a posição no trabalho, comprar um novo carro ou adquirir a casa própria. E um dos melhores meios de conseguir isso é aprendendo a investir.

Essa prática ainda está crescendo em nosso país, conforme aponta a pesquisa da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de capital): 58% dos brasileiros não possuem nenhum investimento. Mas quais são as vantagens disso e por onde começar?

Se essas dúvidas também fazem parte do seu dia a dia, esse é seu momento de sorte: neste texto, falaremos sobre a importância disso, apresentamos os melhores canais do ramo e ainda mostramos opções de aplicação. Acompanhe e aprenda!

A importância de investir dinheiro

O dinheiro é a moeda que faz as finanças do mundo girarem. E, para viver, é necessário ganhá-lo, seja para comprar comida, roupas, acessórios, etc. Aprender a investir é uma forma de poupar para o futuro, manter uma reserva extra para imprevistos e, claro, conquistar aquele desejado sonho de consumo.

Falar sobre investimento ainda é um grande tabu em nosso país, pois não temos uma boa educação financeira e, além disso, muitos acreditam que é necessário ter muito para começar. Mas a verdade é que é entendendo um pouco mais sobre assunto é possível perceber que não se trata de nenhum bicho de sete cabeças e nem é algo que fará você perder seu precioso e suado salário. Separamos três motivos para embasar a importância dessa ação. Veja quais são eles.

Realização dos sonhos

Não é preciso conhecer uma pessoa profundamente para saber que ela tem um sonho. Seja morar fora do país, conquistar um bem material ou conquistar algo relacionado aos estudos. A verdade é que todos almejamos algo que é indispensável ter dinheiro para conseguir.

Para isso, é fundamental ter um bom planejamento financeiro, anotando e revendo os ganhos e analisando quais prazos serão fundamentais cumprir para conquistar o que se quer, ou seja, aprendendo a aplicar melhor a sua grana.

Independência financeira

Ter uma renda fixa, que não demande muito esforço para ter uma fonte de pagamento, é uma excelente pedida. Quer acumular grana para conseguir ter a tão sonhada autonomia? A tarefa, com certeza, não é simples, mas poupar e investir são boas formas para conseguir.

Com o conhecimento sobre o assunto, você entenderá qual objetivo dar ao que ganha, que valores deve separar por mês para isso e ainda verificar os prazos para chegar a essa meta. E o quanto antes começar, mais rápido conseguirá colher os resultados.

Reserva para emergências

Às vezes, acontece que, já no início do mês, depois de separar as contas, o salário vai todo certinho só para comprar comida e pagar boletos. Caso aconteça uma situação imprevista, como resolvê-la se não há aquela sobra? Ao fazer um investimento, é possível livrar-se desse tipo de enrascada.

Não estamos falando de gastos desnecessários. É preciso poupar para não ficar “na mão” quando algo acontecer – por exemplo, se for fundamental gastar um dinheiro para um conserto. A prevenção é a melhor forma de evitar esses danos.

5 canais para quem deseja aprender a investir

Já explicamos a importância dessa ação e mostramos pelo menos três motivos para começar a poupar. Então, é hora de mostrar onde buscar informações. As redes sociais também são fontes de aprendizado e é por meio delas que se pode encontrar e tirar bons conhecimentos para iniciar um investimento, mesmo não tendo muita grana. Quer conhecer alguns deles? Siga a leitura e veja seis!

1.    Me poupe

Abusando do bom humor, a jornalista e também especialista em finanças pessoais, Nathália Arcuri, utiliza o canal para falar de temas relacionados ao dinheiro, mas tudo de forma bem leve e descontraída.

Com o lema “em prol da educação financeira”, ela conta com mais de três milhões de inscritos e publica conteúdos nas segundas, quartas e quintas-feiras, sempre às 19 horas.

CTA-UNINTERPowered by Rock Convert

2.    Primo Rico

Thiago Nigro, que é consultor de finanças, é o apresentador deste canal e quer que você se transforme no integrante rico da família, tipo aquele que todos nós temos entre nossos parentes. Para isso, ele ensina, entre outras coisas, como se preparar para a aposentadoria logo cedo e também mostra boas opções para investimento.

Além disso, dá dicas sobre os meios para ter a tão sonhada liberdade monetária. Seus conteúdos são atualizados todas as terças e quintas, geralmente às 20 horas, e a rede já conta com mais de 2 milhões de assinantes.

3.    Rafael Seabra

pernambucano posta vídeos bem didáticos para quem quer aprender a investir. Em um dos seus materiais mais famosos, por exemplo,ele fala sobre os erros mais comuns ao aplicar no Tesouro Direto. Além disso, é um dos que incentivam as pessoas a fugirem da previdência privada.

O educador financeiro escreveu também um best seller — o livro “Quero ficar rico” — que dialoga muito bem com os vídeos sobre o tema. É possível ver conteúdo novo toda segunda e quinta, sempre por volta das 9 horas.

4.    Clube de valor 

Ramiro Gomes Ferreira é o fundador e apresenta uma grande experiência quando o tema é fazer análise e gestão de investimentos. Credenciado como consultor de valores imobiliários e gestor de carteiras, ensina como aprender a economizar, proteger o patrimônio e ter a independência financeira. Com quase 345 mil inscritos, o material pode ser acompanhado todas as segundas, terças, quartas e quintas-feiras, às 20 horas.

5.    Patricia Lages

Ela é jornalista, blogueira, colunista de TV e rádio, palestrante e também youtuber. Além disso, é escritora e já publicou o livro “Bolsa blindada”. Na rede, ela posta dicas, informações e tudo que está relacionamento aos investimentos, focando principalmente no público feminino. Com 304 mil acompanhantes, geralmente produz conteúdos nas segundas e quartas-feiras, às 21 horas.

Opções de investimento para quem tem pouco dinheiro

Com tantas opções para aprender a investir, a gente até começa a perder o medo e pensa nas várias possibilidades, não é mesmo? Mas aí vem sempre aquela dúvida: como dar início se eu não tenho uma boa reserva monetária? Calma, nós também pensamos sobre isso e separamos alguns itens a serem avaliados. Acompanhe!

Tesouro Selic

Tem trinta reais sobrando? Então, já dá para utilizar no tesouro Selic, que é uma das mais queridas por quem entende do assunto. Comprar um título é considerado simples, fácil e bem seguro, muito mais do se fosse na caderneta de poupança, por exemplo. De uma forma bem didática: o dinheiro é emprestado para o governo, que o remunera por isso.

Certificado de Depósito Bancário

Conhecido também como CDB, o valor mínimo para essa aplicação variará de um banco para outro, mas é quase certo de conseguir por menos de mil reais. A sua dinâmica é parecida com a do anterior, só que, neste caso, você cede para a instituição financeira e depois recebe.

Previdência privada

Essa é uma opção para quem está buscando algo para complementar a aposentadoria ou tem objetivos a longo prazo para cumprir. Para ter direito a ela, é preciso contribuir por um determinado intervalo de tempo, tudo de acordo com o que está descrito no contrato assinado entre você e a entidade. Um benefício dessa forma é que, no final de tudo, é possível resgatar o investimento em um saque único ou escolher uma renda temporária.

Viu só? Aprender a investir não é uma missão impossível — nem é necessário ser um mestre das finanças. Uma renda extra sempre cai bem, afinal, é cada dia mais vital que a gente passe a receber mais para viver bem. Por isso, não deixe de buscar informações. Neste texto, apresentamos várias dicas e cinco canais que vão ajudar nessa tarefa e fazer com que você consiga ter a tão sonhada autonomia financeira. Comece a pegar os conteúdos e aprender mais…

E assine a nossa newsletter para ter acesso a outros materiais como este!

como-se-destacar-no-mercado-e-saber-se-posicionar-nas-redes-sociaisPowered by Rock Convert

Posts relacionados

4 Comentários

  1. cinthia pereira

    aprender investir esta se tornando uma realidade graças a uninter.

    1. LUIZ GUSTAVO JANSSON VIEIRA

      Oi, Cinthia! Que boa notícia. Ficamos felizes em saber que te ajudamos. Acompanhe as próximas postagens. 😊

  2. Débora Alcântara

    Olá aqui é a Débora Alcântara, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.

    1. LUIZ GUSTAVO JANSSON VIEIRA

      Oi, Débora! Bom saber que este conteúdo tem feito a diferença para você. Acompanhe os próximos posts. 😊

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *