Dois profissionais, uma mulher e um homem, olham para um tablet e um notebook respectivamente.

O mercado de tecnologia cresce ano após ano e profissionais de nível técnico continuam ganhando espaço.

 

Uma das maiores tendências do mercado de trabalho atualmente é a área de tecnologia. Fica cada vez mais claro que esse setor não apenas concentra as profissões do futuro, mas também tem impactado as do presente. A demanda por profissionais qualificados acompanha essa alta e continua a crescer com o surgimento de novas oportunidades.

Nesse cenário, como fica o mercado para pessoas formadas no ensino profissionalizante e no ensino técnico? A demanda também é alta para esses profissionais?

Destrincharemos essas e outras questões sobre o mercado de TI e tecnologia em geral para profissionais de nível técnico neste texto. Acompanhe abaixo.

 

Mercado promissor 

Com o rápido avanço tecnológico, as empresas precisam se adaptar e se digitalizar o mais breve possível. Por isso, a demanda costuma ser maior do que o número de profissionais disponíveis no mercado, fazendo com que pessoas que tenham formação de nível médio na área sejam muito disputadas.

 

Vagas com mais demandas

Alguns áreas e vagas específicas têm maiores oportunidades do que outras para formados em cursos técnicos e cursos profissionalizantes. São elas:

  • Informática/Suporte em TI;
  • Desenvolvimento de Sistemas;
  • Redes de Computadores;
  • Cibersegurança;
  • Eletrônica e Automação.

 

Perfil profissional requisitado 

A demanda por profissionais de nível médio também passa pelo perfil normalmente apresentado por eles. Algumas características, como boa base prática, evolução constante e alto conhecimento em sistemas e ferramentas atuais, são muito procuradas no mercado de tecnologia e, muitas vezes, encontradas em técnicos.

 

Setores que mais procuram esses profissionais 

Não é apenas o setor de tecnologia que busca esses profissionais. Com a modernização e digitalização das empresas, todos os setores precisam se atualizar. Algumas áreas que mais empregam são:

  • empresas de tecnologia;
  • indústrias;
  • bancos;
  • escolas e universidades;
  • hospitais;
  • órgãos públicos;

 

Formação técnica como primeiro passo

Cursos técnicos e profissionalizantes normalmente têm duração menor do que cursos de nível superior. Por isso, caso você tenha certa pressa em se inserir no mercado de trabalho, talvez a melhor qualificação profissional para você seja a de nível médio.

Além disso, mesmo que deseje cursar uma graduação no futuro, formações técnicas seguem sendo uma ótima opção para dar o primeiro passo.

 

Conclusão

Respondendo à pergunta do início do texto: sim, cursos técnicos e profissionalizantes servem, e muito, para quem deseja atuar na área de tecnologia.

O mercado está aquecido e possui muitas possibilidades para profissionais de nível médio, seja para quem está no início de sua carreira ou para quem já tem experiência.

 

Inicie sua preparação com a Uninter 

Na Uninter, você vai encontrar os melhores cursos técnicos e profissionalizantes na área de tecnologia para estudar onde e quando quiser.

Não perca tempo! Acesse Uninter.com e dê início à sua preparação.

 

Conseguiu esclarecer suas dúvidas com este texto? Deixe seu feedback nos comentários. Até a próxima!