Logotipo do LinkedIn na tela do celular.

O LinkedIn é uma rede social indispensável dentro da área de negócios e é muito conhecido no meio corporativo.

É comum que os usuários tenham alguma dificuldade ao utilizar o seu perfil na plataforma, em especial quanto ao que postar para mantê-lo atualizado; afinal, o LinkedIn é bem diferente de outras redes sociais.

Aqui, vamos dar algumas dicas para ajudar você a criar conteúdo e manter uma participação ativa no LinkedIn.

 

Qual é a proposta do LinkedIn? 

Para começar, vamos reforçar a proposta da rede social: a ideia é ser uma rede profissional, dedicada especificamente à área de negócios. No LinkedIn, você poderá fazer networking a partir de conexões com outros usuários na plataforma e ter acesso a vagas e oportunidades de emprego, e o principal foco, criar e acompanhar conteúdo relativo à sua ou a outras áreas profissionais.

Dados retirados de uma pesquisa da Opinion Box demonstram que o comportamento majoritário do público brasileiro utiliza o Linkedin apenas para procurar vagas, deixando de lado o conceito principal da plataforma.

O Brasil possui 82 milhões de usuários, representando 7% dos usuários totais da plataforma, sendo assim, são muitas pessoas que poderiam estar criando conteúdo dentro da plataforma, porém não o fazem.

 

Sugestões De Conteúdo Para Postar

Os conteúdos presentes no LinkedIn, apesar de serem focados na área profissional, podem ser muito variados, e é possível apresentá-los em diversos formatos. A seguir, temos algumas sugestões para que você comece a fazer suas postagens.

 

Conquistas

Essa é uma das principais formas de criar conteúdo. Você pode postar quando conquistar algo em sua carreira profissional, como começar em um emprego novo, alcançar metas estabelecidas ou cumprir determinado tempo na empresa.

Também podem ser publicadas conquistas acadêmicas, tanto certificados de curso quanto conquistas maiores, como a de concluir uma graduação.

Expor suas conquistas dessa forma pode fazer com que você alcance reconhecimento na sua área de atuação e, consequentemente, pode contribuir para que surjam novas oportunidades.

 

Artigos 

É possível elaborar conteúdos mais complexos, feitos diretamente para o LinkedIn, tais como os artigos que você pode escrever para a plataforma. Neles, você pode sintetizar toda a sua experiência profissional para passar uma mensagem ao público.

Conteúdo informativo

É interessante desenvolver materiais em que apareça aplicando seus conhecimentos. Podem envolver a análise de temas relevantes para a sua área de atuação, por exemplo, e é uma ideia interessante conectá-los aos artigos.

Dicas profissionais ou acadêmicas também são uma boa opção. Esse tipo de conteúdo, geralmente em formato de lista, tem um bom potencial de engajamento na plataforma.

Essas são apenas algumas sugestões que podem trazer visibilidade para o seu perfil. Você não precisa necessariamente se limitar a elas — afinal, a criatividade na exposição é um aspecto importante do desenvolvimento profissional.

 

O que não devo postar no LinkedIn?

Agora que você já sabe o que publicar na sua rede, também é muito importante compreender o que não é recomendável postar.

No caso do LinkedIn, isso é ainda mais importante, por ser uma plataforma com um foco em um setor específico, diferente de outras grandes redes, que não têm um foco direto.

 

Conteúdo sensível 

Esse é o principal ponto dentro dos conteúdos não recomendáveis. Não poste coisas que possam ser desconfortáveis, polêmicas, violentas etc. Muitos conteúdos sequer são permitidos dentro da plataforma, então deixamos aqui o lembrete de evita-los a todo momento.

 

Temas religiosos ou políticos

Esses temas até podem ser abordados, pois muitas áreas profissionais se conectam com isso. Porém, tenha muita cautela. São tópicos que mexem com opiniões e visões que, além de muito pessoais, são polêmicos e causam grandes discussões. Por isso, não é recomendável abordá-los desnecessariamente.

 

Conteúdo pessoal 

Apesar de não ser um problema tão grande, não é interessante postar conteúdos relacionados exclusivamente à sua pessoa, sem que se relacionem com a sua parte profissional.

 

Conheça o nosso perfil no LinkedIn 

Esperamos que todas essas dicas possam ajudar você a melhorar seu perfil no LinkedIn.

Caso você ainda não nos siga, acesse nosso perfil e confira nosso conteúdo.