Saiba como se dá a inserção dos jovens no mercado de trabalho, quais os desafios enfrentados e como podem aumentar suas chances de conquistar o primeiro emprego.
A entrada dos jovens no mercado de trabalho é um momento especial e fundamental em suas vidas. É uma fase que traz muitas dúvidas e desafios, mas que também pode ser repleta de oportunidades e vantagens.
QUAL O CONCEITO DE JUVENTUDE E A PARTIR DE QUAL IDADE AS PESSOAS PODEM COMEÇAR A TRABALHAR NO BRASIL?
A juventude é uma etapa da vida que abrange o período de transição entre a infância e a idade adulta, marcada pelo desenvolvimento físico, emocional e social. Segundo o Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde (OMS), a juventude abrange o período que se estende dos 15 anos aos 24 anos de idade.
De acordo com a legislação trabalhista brasileira, adolescentes com 14 anos de idade podem ingressar no mercado de trabalho na condição de jovem aprendiz — uma porta de entrada para que possam adquirir experiência e conhecimento prático, ao mesmo tempo em que continuam seus estudos.
QUAIS OS DESAFIOS ENCONTRADOS PELOS JOVENS NO MERCADO DE TRABALHO?
Os jovens enfrentam diversos desafios ao ingressarem no mercado de trabalho. Confira alguns exemplos abaixo.
FALTA DE EXPERIÊNCIA
Sem dúvida um dos principais desafios enfrentados pelos jovens ao ingressarem no mercado de trabalho é a falta de experiência. Na maioria das vezes, as empresas buscam candidatos já capacitados e com experiências específicas, o que torna difícil a oportunidade de entrada dos mais jovens. E é aqui que os programas de estágio e jovem aprendiz entram em cena, afinal, são portas de entradas que oportunizam os jovens a terem uma aprendizagem prática para desenvolver suas habilidades.
ADAPTAÇÃO AO AMBIENTE
A adaptação ao ambiente pode ser, no começo, uma dificuldade para muitas pessoas, independentemente de sua experiência no mercado de trabalho. Contudo, pode ser especialmente mais complexa para os jovens, pois “tudo é novo”. Ou seja, é preciso se familiarizar com a cultura organizacional, compreender as expectativas dos empregadores e aprender a lidar com as equipes e com a hierarquia do ambiente.
ALTA CONCORRÊNCIA
Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, a alta concorrência pode ser um dos grandes desafios para os jovens conseguirem o primeiro emprego. A falta de experiência, como já mencionado anteriormente, somada a falta de uma rede de contatos, coloca os jovens em desvantagem frente a candidatos mais experientes e que já possuem uma ampla rede de contatos.
Leia também: Teste Vocacional Uninter: encontre seu caminho
QUAIS AS VANTAGENS DA INSERÇÃO DOS JOVENS NO MERCADO DE TRABALHO?
Apesar dos vários desafios, existem algumas vantagens em relação ao ingresso dos jovens no mercado de trabalho.
MOTIVAÇÃO E INOVAÇÃO
Juventude é, na maioria das vezes, sinônimo de energia e disposição. Ao ingressarem em um cargo no mercado de trabalho, os jovens trazem consigo a motivação e a possibilidade de inovar em relação a produtividade e ao ambiente. Além disso, tendem a ser mais receptivos a novas ideias e tecnologias, o que pode impulsionar a inovação dentro das empresas.
APTIDÃO TECNOLÓGICA
Por crescer em uma era digital, os jovens possuem uma maior familiaridade e aptidão com o uso de tecnologias avançadas e plataformas e redes sociais. Essa competência pode facilitar a adaptação aos sistemas, softwares e ferramentas utilizadas pela empresa.
Leia também: Profissões do futuro: saiba quais estarão em alta para 2024
COMO AUMENTAR SUAS CHANCES DE CONSEGUIR UM EMPREGO?
Ainda que haja algumas dificuldades e obstáculos no caminho para ingressar no mercado de trabalho, os jovens podem tomar algumas ações para aumentar as suas chances de conseguir um emprego. Confira algumas delas:
CURRÍCULO BEM ESTRUTURADO
Elaborar um currículo bem estruturado, destacando as principais habilidades e competências, experiências relevantes, a formação que possui e adaptá-lo para a vaga que pretende se candidatar. Além disso, escrever uma carta de apresentação também pode ser um bônus, a fim de expressar sua motivação e adequação à posição desejada.
EXPERIÊNCIAS PRÉVIAS
Buscar por experiências prévias como estágios, programas de aprendizagem — como já mencionado anteriormente — ou até mesmo um programa de voluntariado relacionado ao campo onde deseja atuar, pode fornecer, além das habilidades e competências pertinentes à área, uma rede de contatos interessante para aumentar suas chances de garantir o primeiro emprego.
CURSO TÉCNICO E PROFISSIONALIZANTE
Se você já concluiu o ensino fundamental e está frequentando ou já concluiu o ensino médio, dê o primeiro passo para aumentar suas chances de conseguir o primeiro emprego em uma área de seu interesse. A Uninter tem diversos cursos técnicos e profissionalizantes, em várias áreas de atuação, para você estudar com total flexibilidade e com professores comprometidos de verdade com o seu sucesso. Não deixe para depois, inscreva-se já!
Leia também: 6 razões por que a faculdade Uninter é boa
Até a próxima!