Saiba quais são os segredos para mandar bem na redação, garantir uma vaga na Uninter e entrar no curso superior dos seus sonhos.
Quem está se preparando para o Enem sabe que a nota da redação é o que vai definir a sua entrada no ensino superior, mas afinal, quais são os segredos para fazer uma redação nota 1000 e garantir uma vaga no curso dos seus sonhos? Continue lendo este post, porque vamos trazer seis dicas valiosíssimas pra você arrasar na prova de redação.
Como é a redação do Enem?
É uma redação dissertativa-argumentativa, ou seja, o/a candidato/a deve produzir um texto trazendo seu ponto de vista sobre o tema. Para isso, é preciso usar argumentos consistentes e fundamentados para defender a tese. Mas sem encher linguiça, viu?
O texto, normalmente, deve ser produzido em até 30 linhas e, de preferência, ser dividido em quatro ou cinco parágrafos, seguindo uma estrutura lógica, como mostramos a seguir:
- Introdução: nesse parágrafo, é preciso contextualizar o tema, apresentando a tese ou ponto de vista a ser defendido e delimitando o problema.
- Desenvolvimento: é o chamado “corpo do texto”, em que o tema escolhido é destrinchado. Aqui, é preciso apresentar os argumentos que sustentam a tese, e tudo isso dentro de dois ou três parágrafos no máximo. O ideal é que cada argumento seja apresentado em um parágrafo separado, contendo uma ideia principal e exemplos, evidências ou dados que a comprovem.
- Conclusão: momento de arrematar o texto. Para isso, é preciso retomar a tese ou ponto de vista defendido e apresentar uma proposta que traga uma solução ou reflexão sobre o tema.
Se ainda não ficou claro como é uma redação argumentativa-dissertativa, acompanhe o vídeo a seguir:
Qual será o tema da redação do Enem?
Esse é um ponto fundamental para quem vai prestar o exame e, para isso, só existe uma resposta: estar bem-informado sobre os temas da atualidade! Afinal, não basta dominar o formato da redação dissertativa-argumentativa, é preciso saber o que está acontecendo no mundo.
Olha só quais foram os últimos três temas das redações do Enem:
- O desafio de diminuir a desigualdade entre regiões no Brasil (2020 – Enem Digital);
- Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil (2021);
- Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil (2022).
Os temas das últimas redações, como se pode verificar, trataram de questões relacionadas à desigualdade social, preconceito, racismo e intolerância religiosa.
Ainda é cedo para fazer previsões, mas, para 2024, podemos esperar assuntos relacionados a temas ambientais, como crise climática, e temas relacionados a transformações digitais, como inteligência artificial.
Quem não faz a redação do Enem é desclassificado?
Na verdade, não! Você não precisa fazer uma redação nota mil, mas zerar ou tirar uma nota muito baixa vai complicar a sua vida. Afinal, a nota da redação é fundamental para conquistar, por exemplo, bolsas de estudo e financiamentos, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade Para Todos (Prouni). Para conseguir uma bolsa do Prouni pela Uninter, por exemplo, é preciso tirar nota igual ou superior a 450 na prova.
Como fazer uma redação nota mil?
Agora vamos ao que interessa: as dicas de como você pode tirar uma redação nota 1000 no Enem:
- Entenda o formato da redação: procure ler a cartilha do candidato na íntegra e, de preferência, mais de uma vez para observar os critérios de avaliação da redação do Enem. Eles incluem competências como domínio da norma padrão da língua portuguesa, compreensão da proposta da redação, capacidade de selecionar e organizar informações, entre outros aspectos.
- Pratique regularmente: sabe aquele ditado “quem acredita sempre alcança”? Pois bem, vamos fazer aqui uma nova versão “quem pratica sempre alcança”! Quanto mais você puser a mão na massa, ou melhor, na caneta, mais você vai conseguir dominar a redação dissertativa-argumentativa e treinar as redações conforme os temas que têm grande chance de cair no Enem. Se puder, cronometre o tempo para simular as condições reais do exame. Não deixe de pedir feedbacks de professores ou colegas para identificar pontos que podem ser melhorados, viu?
- Mantenha a coesão e coerência textuais: como já observamos neste texto, sua redação deve ter uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão bem definidos. Não dá para fugir disso, senão é nota baixa na certa! O ideal é que você estruture mentalmente sua redação antes de colocar no papel. Mesmo que você já tenha estruturado o seu texto, lembre-se de manter a coesão textual, para concatenar as ideias e garantir a fluidez no texto. Outro ponto importante diz respeito à coerência: veja se existe um encadeamento lógico de seus argumentos para que a ideia não se perca no final.
Leia também: Quanto tempo leva para fazer uma segunda licenciatura?
- 4. Cuide da gramática e da ortografia: nessa altura do campeonato, cometer erros gramaticais e de ortografia pode prejudicar não só a compreensão do seu texto, mas a sua nota. Portanto, revise sua redação cuidadosamente, prestando atenção à concordância verbal e nominal, à regência verbal e nominal, à pontuação e à grafia das palavras.
- Use seu repertório sociocultural: esse é um ponto que faz toda a diferença na sua redação. Quando você usa suas referências, ou seja, mostra que tem repertório e conteúdo, sua nota pode aumentar bastante. Faça isso sobretudo no momento de definir quais argumentos usar. Você pode, por exemplo, citar autores que leu, filmes a que assistiu e outras informações que julgue relevantes e façam sentido para aprimorar a tese da sua redação.
- 6. Treine com base nas redações anteriores: nada como se espelhar em quem chegou lá para alcançar o mesmo objetivo, né? Por isso, uma dica bem importante é se basear nas redações nota mil dos anos anteriores para saber como esses estudantes conseguiram conquistar a nota máxima. Algumas delas podem ser conferidas aqui.
Aliás, fazer uma redação nota 1000 não é pra qualquer um! No Enem de 2023, apenas 60 candidatos tiraram a nota máxima, quatro deles da rede pública, segundo informou o Inep, órgão que organiza o exame. O número aumentou consideravelmente, levando em conta que, em 2022, foram apenas 18 com nota máxima.
Como eu posso estudar redação?
Na Uninter, você pode se preparar para o exame com o nosso Pré-Enem, e olha só que demais: a preparação é total e 100% on-line! É isso mesmo! Além de você participar de aulões ao vivo, transmitidos para todo o Brasil, é possível participar de simulados de redação ao vivo durante o ano todo. Para se inscrever e conferir o calendário é só acessar aqui.
Para turbinar a sua preparação, você também pode se inscrever no curso de extensão Redação para Concursos. Além do conhecimento, você ainda garante um certificado de 6 horas!
Esperamos que este post ajude você a fazer uma redação nota 1000. Lembre-se de praticar e pedir ajuda sempre que precisar!
Gostou do post? É só compartilhar!
Até mais!