6 vantagens do curso de uma pós EAD

Escolher uma pós-graduação não é uma tarefa tão simples assim, concorda? Afinal, além das diferenças que existem entre os cursos e as instituições, também é preciso pensar em qual modalidade fazer. Nesse sentido, você conhece as vantagens da pós EAD? Em quais pontos ela é melhor que as outras opções?

Foi pensando na grande importância do tema que elaboramos este post. Ao longo do texto, você entenderá por que essa alternativa é vantajosa e como ela pode ajudá-lo em suas pretensões pessoais e profissionais. Leia até o fim para aproveitar o conteúdo!

Quais oportunidades profissionais uma pós-graduação pode trazer?

Imagine que um processo seletivo chegou à seguinte situação: restam apenas dois candidatos, sendo que um deles tem uma graduação no currículo e o outro, uma pós — quem você acha que vai ficar com a vaga?

Como se não bastasse o maior nível de especialização, o candidato que tem uma pós-graduação tem mais condições de solucionar melhor novos problemas que estão surgindo no mercado. Por extensão, a atualização ligada à carreira é inevitável.

Em 2017, a revista Galileu publicou uma matéria com dados extremamente relevantes sobre o assunto. Como divulgado pela publicação, informações coletadas pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) mostram que quem concluiu uma pós tem um número maior de oportunidades profissionais.

Para se ter ideia, no ano de 2014, aproximadamente 75% dos doutores brasileiros estavam empregados. Nessa mesma época, o índice de empregabilidade entre os mestres era cerca de 65%.

Pós-graduação significa salários maiores

As boas notícias para quem pretende cursar uma pós não acabam por aí, tendo em vista que a diferença salarial também é maior. Ainda de acordo com os números veiculados pela Galileu, o salário de um doutor é até 5 vezes maior que a média nacional. Isso talvez se explique pela quantidade de pessoas que tiveram a oportunidade de ingressar em um programa acadêmico do tipo.

Segundo o Censo de 2010, menos de 0,5% da população tem um título de mestre ou doutor. Consequentemente, a produção científica e as inovações do país podem ficar defasadas.

Então, se você busca se diferenciar diante de seus concorrentes ou tem a meta de ocupar um cargo gerencial na empresa, saiba que a pós pode fazer muita diferença em sua trajetória — seja por meio de uma promoção ou com uma nova oportunidade!

Quais são as vantagens da pós EAD?

Agora que você já conhece ótimos motivos para se especializar, é hora de entender quais são as vantagens de fazer uma pós na modalidade EAD (educação a distância). Confira!

1. Validade do diploma

Para muitos, o ensino EAD ainda é um mistério e origina muitas dúvidas, principalmente em relação à validade do diploma. Por isso, antes de tudo, verifique se a instituição que você escolheu é credenciada pelo MEC (Ministério da Educação) e oferece uma certificação válida. Caso o curso seja devidamente reconhecido por esse órgão público, não é preciso se preocupar: seu diploma será tão oficial quanto um obtido presencialmente.

2. Habilidades adicionais

Mais do que aprimorar seus conhecimentos e competências necessárias para o exercício da profissão, uma pós EAD também pode ajudar no desenvolvimento de outras habilidades, como:

  • organização;
  • produtividade;
  • autonomia;
  • proatividade;
  • disciplina;
  • flexibilidade.

Isso acontece porque você será responsável por seu desenvolvimento no curso, pelos horários para assistir às aulas e por realizar as demais atividades. Assim, é provável que a EAD ajude a lapidar uma série de requisitos bem-vistos pelo mercado de trabalho.

3. Flexibilidade

Pense em um daqueles dias muito corridos no trabalho. Você acaba saindo mais tarde do que o habitual, lembra-se de que tem um compromisso na outra parte do dia e sente a exaustão física chegando. Independentemente da carreira escolhida, essa é a realidade de muitos trabalhadores e trabalhadoras.

Em uma pós EAD, você tem a flexibilidade como uma poderosa aliada para contornar essas situações tão corriqueiras em nosso cotidiano. Se algum imprevisto acontecer durante o dia, você não correrá o risco de perder a aula, porque ela continuará disponível no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) do curso. Ou seja, você poderá assisti-la quando quiser e quantas vezes achar necessário, o que é ideal para quem tem pouco tempo ou precisa viajar muito, por exemplo.

Ficou com dúvida sobre algum ponto? Basta voltar o vídeo ou enviar suas impressões e comentários para os tutores disponíveis. Se estiver em uma semana tumultuada, não se preocupe: você poderá estudar quando aparecer uma brecha na agenda. Assim, seu tempo livre será aproveitado da melhor forma: com aquisição de conhecimento!

4. Custos

Se você tem cuidado com seu planejamento financeiro, essa é uma das mais interessantes vantagens da pós EAD. Apesar de, em alguns casos, ser preciso fazer um investimento para cursá-la, ela tende a apresentar um custo menor que a modalidade presencial. Além das mensalidades convidativas, você também poderá economizar com transporte, impressões de materiais e alimentação fora de casa.

5. Variedade

Pode parecer loucura, mas existem universidades que chegam a oferecer mais de 200 cursos de educação a distância. Da área de direito à educação, você com certeza encontrará uma grade horária que satisfaça seus objetivos acadêmicos e profissionais. Acredite: existem pessoas que fazem mais de uma pós EAD ao mesmo tempo, já que são muitas as facilidades envolvidas.

6. Comodidade

Houve uma mudança brusca em seus horários? Você teve um dia desgastante? Não se preocupe, porque a comodidade é, sem dúvidas, uma das maiores vantagens do ensino a distância. Se quiser, você pode assistir às aulas no conforto de seu lar ou até mesmo em uma biblioteca pública. Dependendo da instituição escolhida, o acesso ao conteúdo do curso pode ser feito de qualquer lugar, basta ter um celular ou notebook em mãos, uma conexão à internet e pronto! Você poderá estudar no seu ritmo, sem nenhum empecilho ou complicação.

Como vimos ao longo do artigo, fazer uma pós-graduação pode ser algo decisivo para a sua vida profissional. Nesse contexto, as vantagens da pós EAD fazem com que ela seja uma das modalidades mais atrativas.

Se você gostou do texto e precisa de ajuda para escolher um bom curso, entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo!

[rock-convert-cta id=”1780″]