Considerado um dos dez maiores grupos de ensino superior do Brasil, a Uninter já formou mais de 500 mil alunos e conquistou o exterior
Transformação, do latim transformare, “fazer mudar de forma, de aspecto”. Paulo Coelho, renomado escritor brasileiro e ainda hoje detentor do livro nacional mais vendido da história certa vez disse que, “conhecimento sem transformação não é sabedoria”.
Sabedoria para transformar! Foi essa importante combinação que trouxe a Uninter ao seu jubileu de prata e com 25 anos de vida completados em 2021, se enche de orgulho ao reafirmar que já transformou histórias pelos quatro cantos do país, com mais de meio milhão de formados.
Do Chuí ao Oiapoque, a Uninter deixou sua marca. Reconhecida como uma das primeiras instituições a oferecer a modalidade de educação a distância no país, a Uninter também é pioneira no lançamento de vários cursos de graduação e especialização, sempre promovendo a formação acadêmica que o mercado de trabalho necessita e procura. A qualidade do ensino oferecido pela instituição é garantida pelo seu corpo docente, formado por 80% de mestres e doutores, pela tecnologia empregada em todo o processo de aprendizagem dos alunos e pelo desenvolvimento de metodologias ágeis que dinamizam a formação para o mercado profissional.
Listado entre as dez maiores instituições de ensino superior do Brasil, o Grupo Uninter está entre as mil maiores empresas brasileiras, do ranking Valor 1000, e é top of mind da revista Educação entre as marcas mais lembradas do setor. Além disso, é uma das únicas instituições de educação a distância do Brasil credenciada com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC). Ainda, o centro universitário conquistou o conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado pelo MEC.
Como tudo começou
Um popular provérbio chinês coloca que todos tem um propósito na vida e é justamente isso que faz de nós, seres humanos. Foi por conta de um propósito, o de democratizar o ensino e transformar vidas, aliado a uma inquietude ímpar, digna dos grandes gênios da história da humanidade, que em 1996 tudo começou pelas mãos do professor Wilson Picler.
Apaixonado por educação, o Técnico em Eletrônica formado pelo antigo Centro Federal de Educação Tecnológica Federal do Paraná (CEFET), hoje Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), é reconhecido nacionalmente como um dos maiores apoiadores do Programa Universidade para Todos (Prouni) e resolveu aliar o amor pela sala de aula com o empreendedorismo.
Leia também:
Como a plataforma de ensino Uninter usa a tecnologia na modalidade EAD
Metodologia de ensino Uninter: conheça por dentro nossos diferenciais
Primeiro, fundou o Instituto Brasileiro de Pós-graduação e Extensão (IBPEX), com o objetivo de oferecer cursos de pós-graduação presencial para professores do ensino fundamental em Curitiba. Quatro anos depois, ele criou a Faculdade Internacional de Curitiba (FACINTER) com cursos presenciais de graduação para todos os perfis de alunos.
Sempre inovando, em 2003, o grupo lançou seus primeiros cursos de educação a distância, sendo um dos pioneiros no Brasil. Já no ano seguinte, criou a Faculdade de Tecnologia Internacional (Fatec Internacional) para oferecer cursos tecnológicos, com o objetivo de ampliar ainda mais as oportunidades em educação.
Em 2006, o grupo criou sua própria editora, a Intersaberes, e em 2012, com a fusão da Facinter e Fatec, nasce oficialmente o Centro Universitário Internacional Uninter, que hoje conta com mais de 500 mil alunos formados em seus mais de 400 cursos de graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e extensão, nas modalidades presencial, semipresencial, a distância e ao vivo telepresencial. Atualmente, são aproximadamente 700 polos de apoio presencial para alunos da EAD distribuídos em todo o Brasil e também no exterior.
Para Wilson, “a Uninter é uma instituição internacional com DNA curitibano, que tem como diferenciais a qualidade, inovação e a estrutura”. “Poder transformar vidas com geração de empregos e capacitação de milhões de pessoas pelo mundo é o propósito da minha existência. E por ter idealizado esse empreendimento, essa grande reunião de valores humanos, sinto-me extremamente realizado e grato por todos que confiaram e embarcaram nessa empreitada”, completa o presidente do Grupo Uninter.