Subscribe Now

Trending News

10 maneiras de manter a saúde mental durante a pandemia
Covid-19 | Pra Vida Não Parar

10 maneiras de manter a saúde mental durante a pandemia

O novo coronavírus causou uma mudança radical na rotina de todo o mundo. Para combater a doença, o isolamento social se tornou uma das medidas mais eficientes para evitar a transmissão e, consequentemente, mais pessoas doentes. Nossa geração e a geração de nossos pais e avós nunca passaram por isso antes, e tudo o que estamos passando agora é extremamente novo e, por vezes, nebuloso.

Mas de uma coisa temos certeza: isso vai passar. E, enquanto você está aí na sua casa, é fundamental manter uma rotina e cuidar do seu corpo e da sua mente. Se você não sabe como fazer isso, relaxe. Aqui neste post nós separamos algumas soluções bem interessantes para você passar por este período de isolamento social da melhor maneira possível.

 

  1. Participe de lives nas redes sociais

 A internet está sendo um refúgio para quem está em isolamento social e, claro, as redes sociais viraram não só uma forma de interagir com familiares e amigos, mas também de aprender algo novo ao vivo ou apenas assistir algo legal. Estamos falando das lives, funcionalidade presente nas principais redes sociais onde qualquer pessoa pode fazer uma transmissão. Tem gente usando as lives pra bater papo, fazer um show, realizar uma missa divertida, ensinar ioga e meditação, por exemplo.

Ah, vale lembrar que a Uninter, em parceria com professores de diversas áreas e cursos, está fazendo diversas lives durante este período. Você pode conferir a programação completa, semanalmente, aqui.

 

  1. Garimpe preciosidades no streaming

 Vamos combinar: independentemente do serviço de streaming que você assina, ter acesso a diversos filmes e séries durante o isolamento social faz a gente se distrair e se divertir. Então, aproveite para maratonar aquela série que você queria tanto ver ou dê uma chance aos novos filmes do catálogo.

Vale lembrar que durante este período, muitos destes serviços estão oferecendo acesso ilimitado e gratuito. É o caso, por exemplo, da Globoplay, Telecine Play e da SKY TV.

 

  1. Procure pelas contações de histórias

 Muitas crianças estão sem aulas nesse período também e, se você está encarando o isolamento social com elas, nada melhor que procurar atividades on-line para entretê-las. Uma dica legal para se divertir e esquecer um pouquinho do que está rolando do lado de fora, é partir para os vídeos de contação de histórias.
Muitos artistas e professores estão usando o tempo livre para criar conteúdos que distraiam os pequenos. A Prefeitura de Curitiba está fazendo um trabalho bem bacana.

 

  1. Faça um curso gratuito

 Por que não aproveitar o tempo disponível para aprender algo novo e ainda dar aquele up no currículo? USP, Harvard, SENAC e até mesmo nós da Uninter já liberamos cursos gratuitos para você estudar on-line, sabia?

Nada melhor do que ocupar a cabeça com muito conhecimento, né?

 

  1. Treine em casa

 Além da mente, não se esqueça de dar aquela atenção especial para seu corpo. Mantenha uma rotina de exercícios e alongamentos e, claro, procure se alimentar corretamente, cozinhando e testando receitas saudáveis.

 

Leia também:
Regiões do mundo saindo da quarentena imposta pela pandemia

Pandemia COVID-19: o que você precisa saber

 

Muitas academias e canais no YouTube estão criando uma série de conteúdos para você não ficar parado — independentemente dos equipamentos e espaço que você tem em casa. Só atenção: procure por recomendações de especialistas para evitar as famosas lesões – ninguém quer ir para o hospital neste momento, né?

 

  1. Leia um e-book

 Em sintonia com o que as empresas de streaming já estão fazendo, diversas editoras, livrarias e bibliotecas virtuais estão oferecendo milhares de e-books gratuitos sobre praticamente tudo. Parece que você não terá desculpas para deixar aquela leitura de lado, né?

 

  1. Desengavete seus jogos de tabuleiro

 Pensa aí: quanto tempo você não joga cartas, dominó, ou se debruça sobre um tabuleiro de xadrez, damas ou trilha? Faça isso agora. A diversão será garantida!

 

  1. Retome seus trabalhos manuais

 Para os amantes do handmade, retomar trabalhos de tricô e crochê são uma verdadeira terapia neste período. E mesmo que você não saiba nada sobre o assunto, diversos canais no YouTube podem te ajudar a dar os primeiros passos na criação de trabalhos lindíssimos.

 

  1. Dê um jeitinho na casa

 A gente sabe que limpar a casa, mesmo que seja só aquela passadinha de pano, dá trabalho. Fazer uma faxina, então, nem se fala. Mas dá uma olhada aí a sua volta: será que ela não tá precisando daquele cuidadinho que só você pode dar? Vamos, lá. Deixe a preguiça de lado, vista as luvas e, com o desinfetante em mãos, enfrente essa batalha. Afinal, uma casa limpa não quer guerra com ninguém.

 

  1. Evite o excesso de informações

Por último, mas não menos importante: desligue-se um pouquinho dos noticiários. Manter-se informado é importante, mas para preservar a sua saúde mental, filtrar aquilo que chega até você evita problemas, como ansiedade e depressão.

 

E aí, gostou das nossas dicas para preservar o corpo e a saúde mental durante este período? Aproveite e compartilhe esse conteúdo com os seus amigos.

 Ah, e se você não quiser fazer nada, tudo bem também. Às vezes, do ócio pode sair grandes criações. O lance é #fiquebem #ficaemcasa

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *